• Anuncie
  • Contato
sábado, fevereiro 27, 2021
24 °c
Rio de Janeiro
Diário Carioca
Sem resultados
Todos os resultados
  • Rio de Janeiro
  • Brasil
    • Ciência e Ambiente
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Economia
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Política
  • Esportes
    • Futebol
    • Botafogo
    • Flamengo
    • Fluminense
  • Estilo
    • Tecnologia
    • Carros
    • Viagem
    • Vasco da Gama
  • Horóscopo
  • Pop & Cult
    • Arte
    • Carnaval
    • Cultura
    • Famosos
    • Filmes e Séries
    • Giro Carioca
    • Livros
    • Música
    • Teatro
    • Televisão
    • Novelas
Diário Carioca
Sem resultados
Todos os resultados
Diário Carioca
Sem resultados
Todos os resultados
- Publicidade -
Capa Saúde

Pazuello: governo distribuirá 4,7 milhões de doses da vacina até março

Por Agência Brasil
Publicado há 1 semana
em Saúde
Tempo de leitura4minutos de letiura
A A
pazuello:-governo-distribuira-4,7-milhoes-de-doses-da-vacina-ate-marco
116.9k
Ações
198.2k
Views
FacebookTwitterWhatsapp
Diário Carioca Google News
- Publicidade -

Mais Notícias

Covid-19: mais de 60% dos indígenas maiores de 18 anos foram vacinados

CoronaVac: 2,7 milhões de doses serão distribuídas no começo de março

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu, hoje (19), a uma comissão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que o governo distribuirá mais de 4,7 milhões de doses da vacina contra a covid-19 até o começo de março.

Ao conversar, por videochamada, com o presidente da entidade, o ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e outros nove prefeitos, o ministro afirmou que, a partir do próximo dia 24, o ministério começará a distribuir às secretarias estaduais de saúde cerca de 2,7 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzidas no Brasil pelo Instituto Butantan, e outros dois milhões de doses da AstraZeneca que o governo está importando da Índia.   

Segundo o ministro, todo o novo lote será usado para vacinar apenas pessoas dos grupos prioritários que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. A medida visa acelerar o processo de vacinação no país. “Neste novo momento da campanha, a vacina do Butantan será aplicada em dose única, com o objetivo de ampliar a vacinação e atender ainda mais brasileiros. Com isso, entramos em março com a expectativa de vacinar novos grupos”, disse o ministro à comissão da FNP.

A segunda dose da vacina do Butantan será aplicada de 14 a 28 dias após a primeira, conforme orientação do fabricante e dependerá dos novos lotes que devem chegar ao país até março.

Logo após o término da conversa, o presidente da frente disse a jornalistas que o ministro sugeriu aos prefeitos que receberem ofertas para adquirir eles próprios suas vacinas, que encaminhem os representantes dos laboratórios farmacêuticos ao ministério.

“Há um problema acontecendo. Muitas cidades e estados [estão] dizendo: “Ah! A gente compra por aqui”. O ministro foi muito enfático: quem tem vacina para vender pode mandá-las para o ministério que a pasta compra”, comentou Donizette, acrescentando que compete ao governo federal centralizar a aquisição de vacinas.

“Há municípios que, às vezes, querem fazer a compra, mas nós temos o Programa Nacional de Imunização. Logo, se existe disponibilidade de vacina à venda, todas devem ir para o programa nacional, embora eu ache que também pudéssemos contar com a iniciativa privada, que pode comprar e doar os imunizantes para o programa nacional [coordenado pelo ministério]”, acrescentou Donizette.

A expectativa ministerial é receber outras 39 milhões de doses de vacinas ao longo do próximo mês: 21 milhões do Instituto Butantan e 18 milhões da AstraZeneca, sejam das produzidas pela Fiocruz, sejam importadas. 

Educação

Em nota divulgada logo após o término da reunião, o Ministério da Saúde afirma que estuda incluir novos grupos entre os já considerados prioritários (idosos, profissionais de saúde, indígenas que vivem em territórios tradicionais e portadores de necessidades especiais que vivem em instituições, dentre outros grupos que deverão ser vacinados gradualmente, conforme a disponibilidade do imunizante). A pasta afirma que a expectativa é incluir novos grupos a partir de março.

Já segundo Donizette, o ministro teria sinalizado positivamente a uma das principais reivindicações da FNP: a antecipação da vacinação dos profissionais de educação de todo o país

“O ministro aceitou nossa sugestão de priorizar o pessoal da educação, e disse que quer colocá-los dentro do mês de março. Os prefeitos perguntaram se podem assumir este compromisso [publicamente], falar que vão vacinar os professores em março, e ele pediu mais alguns dias para poder confirmar [a notícia], mas também disse que a intenção é esta: trazer a vacinação dos professores para março”, acrescentou Donizette.

Questionado sobre a possibilidade de os profissionais de educação começarem a ser vacinados no próximo mês, o ministério informou que o assunto está em análise e depende de uma série de fatores que precisam ser coordenados como o cronograma de recebimento das vacinas.

No último dia 12, a Frente Nacional de Prefeitos já tinha enviado ao Ministério da Saúde um ofício destacando a importância de que professores e demais trabalhadores de estabelecimentos de ensino sejam imunizados, sob risco de, com a retomada das aulas presenciais em várias partes do país, a categoria se tornar vetor de disseminação da covid-19.

Hospitais

O ministro da Saúde também garantiu aos prefeitos que o ministério pagará às prefeituras pela utilização, de janeiro a março, de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com a covid-19. “Foi garantido o pagamento integral de todos os leitos habilitados de janeiro e fevereiro”, explicou Donizette, atribuindo ao ministro a informação de que o dinheiro só não foi liberado por questões legais.

“Segundo o ministro, a lei orçamentária ainda não foi aberta, mas há uma expectativa de que, a qualquer momento, o ministério receba um crédito adicional para poder pagar por estes leitos às prefeituras”, afirmou o presidente da FNP.

Além de Donizette, participam da conversa com o ministro da Saúde e com secretários do ministério os prefeitos David Almeida (Manaus); Edvaldo Nogueira (Aracaju); Edmilson Rodrigues (Belém); Rafael Greca (Curitiba); Sebastião Melo (Porto Alegre); Emanuel Pinheiro (Cuiabá); Bruno Reis (Salvador); Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e Duarte Nogueira (Ribeirão Preto).

*Modificada às 16h16 para esclarecimento de informação

Tudo Sobre: CoronaVírusFiocruzHospitaisMinistério da SaúdeVacina
Notícia anterior

Covid-19: regiões de alto risco diminuem, mas Rio mantém restrições

Próxima notícia

Quadrilátero estreia no CCBB Rio e reúne músicos sob a curadoria de Leo Gandelman

Mais Notícias

governos-estaduais-adotam-medidas-restritivas-para-combater-covid-19

Governos estaduais adotam medidas restritivas para combater covid-19

Em meio ao momento mais duro da pandemia de covid-19 desde seu início, há um ano, governos estaduais têm decretado medidas para aumentar o isolamento social restringir a aglomeração de pessoas. Ontem (25), o país registrou...

capital-e-grande-sao-paulo-regridem-para-a-fase-laranja-do-plano-sp

Capital e Grande São Paulo regridem para a Fase Laranja do Plano SP

Com o avanço dos casos e aumento de internações por covid-19, a região da Grande São Paulo, o que inclui a capital paulista, regrediu de fase, passando da Fase 3-Amarela para a Fase 2-Laranja. Com...

ocupacao-de-utis-chega-ao-pior-nivel-da-pandemia,-diz-fiocruz

Ocupação de UTIs chega ao pior nível da pandemia, diz Fiocruz

A ocupação das unidades de terapia intensiva dedicadas a infectados pelo novo coronavírus no país chegou ao pior nível desde o início da pandemia, alerta o Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado...

sao-paulo-antecipa-inicio-da-vacinacao-para-maiores-de-80-anos

São Paulo antecipa início da vacinação para maiores de 80 anos

Idosos na faixa etária de 80 a 84 anos começam a ser vacinados contra a covid-19 neste sábado (27) no estado de São Paulo. O anúncio foi feito hoje (26) pelo governo paulista, que estima...

Foto: Reprodução

A vida é como a eternidade das rosas vermelhas

O tempo só existe no mundo material. Somos espíritos, e na dimensão espiritual não existe tempo. Existe a eternidade, o agora. O fato é que o tempo não é importante. Importante é a energia

confirmadas-mais-1.541-mortes-por-covid-19-em-24-horas

Confirmadas mais 1.541 mortes por covid-19 em 24 horas

O número de pessoas que não resistiram à covid-19 chegou a 251.498 nesta quinta-feira. Em 24 horas, foram registradas 1.541 mortes. Em contrapartida, 9.323.696 pessoas se recuperaram da doença. O total de infectados pelo novo...

pazuello-espera-vacinar-170-milhoes-de-brasileiros-ate-o-fim-deste-ano

Pazuello espera vacinar 170 milhões de brasileiros até o fim deste ano

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (25) que espera imunizar até junho 50% da população vacinável do país, atingindo 100% até o final do ano. Pelos cálculos do ministro, isso totalizaria cerca de...

saude-diz-que-distribuiu-vacina-para-100%-dos-idosos-em-asilos

Saúde diz que distribuiu vacina para 100% dos idosos em asilos

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (25) que concluiu o envio das doses de vacinas necessárias para a imunização contra covid-19 de 100% dos idosos de 60 anos ou mais que vivem em instituições...

insumos-para-12-milhoes-de-doses-de-vacina-devem-chegar-ao-brasil

Insumos para 12 milhões de doses de vacina devem chegar ao Brasil

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmou hoje (25) a chegada de insumos para a produção da vacina contra covid-19, a Covishield, desenvolvida pela universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca, e...

unesp-suspende-segunda-fase-do-vestibular-por-causa-da-covid-19

Unesp suspende segunda fase do vestibular por causa da covid-19

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiu suspender a aplicação da segunda fase de seu vestibular em razão do aumento de casos de covid-19 em cidades do interior de São Paulo. A prova, programada para o...

Próxima notícia
Quadrilátero estreia no CCBB Rio e reúne músicos sob a curadoria de Leo Gandelman

Quadrilátero estreia no CCBB Rio e reúne músicos sob a curadoria de Leo Gandelman

Últimas Notícias

laboratorio-argentino-fecha-acordo-com-a-russia-para-producao-da-vacina-sputnik-v
Mundo

Laboratório argentino fecha acordo com a Rússia para produção da vacina Sputnik-V

uniao-pede-desobstrucao-de-ponte-na-fronteira-com-o-peru;-novo-conflito-e-iminente
Brasil

União pede desobstrução de ponte na fronteira com o Peru; novo conflito é iminente

Foto: Gabi Gorrea
Rio de Janeiro

Laranjinhas cariocas: os avanços do Rio de Janeiro com a micromobilidade

governo-adia-novamente-prazo-de-adocao-da-nova-carteira-de-identidade
Brasil

Governo adia novamente prazo de adoção da nova carteira de identidade

tribunal-manda-apurar-responsabilidade-por-torturas-em-presidio-do-mt
Brasil

Tribunal manda apurar responsabilidade por torturas em presídio do MT

Mais Lidas

  • Horóscopo - Diário Carioca

    Horóscopo de sábado 27 de fevereiro de 2021

    117292 shares
    Share 46917 Tweet 29323
  • Horóscopo de sexta-feira 26 de fevereiro de 2021

    117062 shares
    Share 46825 Tweet 29266
  • Horóscopo do dia 25 de fevereiro de 2021: Tudo sobre seu signo

    116956 shares
    Share 46782 Tweet 29239
  • Em sintonia dentro e fora da piscina, Branca Feres revela desejo de também engravidar: “Ainda este ano”

    116955 shares
    Share 46782 Tweet 29239
  • SKY convida clientes para comemorar o Dia do Comediante em diferentes plataformas

    116955 shares
    Share 46782 Tweet 29239
Diário Carioca

© 2021 Rio de Janeiro - As Principais notícias do dia Carioca.

Links Úteis

  • Anuncie
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
Todos os resultados
  • Rio de Janeiro
  • Brasil
    • Ciência e Ambiente
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Economia
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Política
  • Esportes
    • Futebol
    • Botafogo
    • Flamengo
    • Fluminense
  • Estilo
    • Tecnologia
    • Carros
    • Viagem
    • Vasco da Gama
  • Horóscopo
  • Pop & Cult
    • Arte
    • Carnaval
    • Cultura
    • Famosos
    • Filmes e Séries
    • Giro Carioca
    • Livros
    • Música
    • Teatro
    • Televisão
    • Novelas

© 2021 Rio de Janeiro - As Principais notícias do dia Carioca.