Saúde das crianças: 6 doenças causadas por vírus e bactérias e como prevenir

Veja como aplicar hábitos de higiene nas crianças para prevenir a contaminação

O sistema imunológico é uma barreira formada por milhões de células e moléculas de diferentes tipos e funções, elas são responsáveis em garantir a defesa do organismo, protegendo-o de ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, garantindo assim que nosso corpo funcione livre de doenças. 

O sistema imunológico de uma criança é parcialmente imaturo até os quatro anos de vida, com o tempo ele vai se desenvolvendo e se fortalecendo e completa sua maturidade quando a criança atinge cerca de 12 anos de idade, por isso o organismo dos pequenos tem uma predisposição maior de contrair doenças. 

Conhecer essas doenças infantis é fundamental para podermos garantir meios de evitar ao máximo a contaminação, e serve também como um alerta para os pais, pois quanto mais rápido essas doenças forem diagnosticadas e tratadas, menor a possibilidade de agravamento. 

Abaixo listamos as 6 doenças (causadas por vírus e bactérias) mais frequentes na criançada: 

1 – Infecção no ouvido 

A infecção no ouvido também é conhecida por otite média, ela ocorre quando há o acúmulo de secreção no canal auditivo, ocasionado por gripes e resfriados. Em bebês, é frequente em consequência do momento da amamentação, em muitos casos, o leite escorre até o ouvido da criança, o que facilita na proliferação de bactérias. Portanto, muita atenção ao choro e febre injustificados do seu baby.

Há também a otite externa, que são casos mais brandos. Ocorre quando há um excesso de umidade no canal auditivo, e são comuns quando as crianças ficam muito tempo dentro d’água. 

Sintomas: Febre, dor no ouvido, indisposição. 

Como prevenir e tratar: Deve-se sempre secar cuidadosamente o ouvido das crianças após o contato com a água, uma toalha é suficiente para fazer a limpeza da região, evite cotonetes, pois eles empurram a secreção para dentro do canal auditivo. Geralmente, o tratamento é feito com antibióticos. 

2 – Infecção na garganta 

As infecções na garganta (faringe e amígdalas) são causadas por vírus ou bactérias, o contato da saliva da criança com secreções contaminadas desencadeiam a doença. 

Sintomas: Dor na garganta, falta de apetite, febre e indisposição. Geralmente, esses sintomas costumam ser mais intensos no caso das infecções bacterianas que atingem a garganta. 

Como prevenir e tratar: A maioria dos tipos de infecções na garganta são contagiosas, transmitida principalmente pelo ar ou contato direto com outras crianças ou adultos infectados. Portanto, não há uma maneira de preveni-las totalmente. O ideal é orientar as crianças da importância de lavar as mãos com frequência, investir em uma alimentação equilibrada, manter os pequenos sempre hidratados e deixar os ambientes da casa ventilados. 

Quando a infecção na garganta é causada por vírus não há um tratamento específico, o pediatra costuma receitar remédios para o alívio dos sintomas: como analgésicos, antitérmicos e, em alguns casos, anti-inflamatórios. Já quando a infecção é ocasionada por bactérias, o tratamento normalmente é realizado com antibióticos, nas duas situações é extremamente importante seguir o tratamento indicado pelo pediatra. 

3 – Gripes e Resfriados 

Gripes (vírus Influenza) e resfriados (vírus rinovírus e adenovírus, entre outros) são causados por vírus diferentes e possuem características diferentes. Em ambos os casos, a principal forma de contágio é através do ar por meio de tosse ou espirro de alguém contaminado. O resfriado é uma doença bem mais simples e menos perigosa do que a gripe. 

Sintomas do resfriado: Nariz entupido, coriza, tosse, espirro e dores leves no corpo (esses sintomas surgem gradativamente). 

Sintomas da gripe: Febre, dores fortes no corpo, cansaço, náuseas (sintomas que surgem de forma súbita) e algumas vezes podem desencadear pneumonia – caso não seja tratada adequadamente. Nas crianças a gripe é bastante grave. 

Como prevenir e tratar: Nas duas condições, a melhor forma de prevenir seu filho é evitando o contato com pessoas gripadas ou resfriadas, apostar em uma alimentação saudável, deixar sempre os ambientes da casa ventilados e principalmente, manter a vacinação em dia, porque é através dela que seu filho ficará imune.

Bons hábitos de higiene também são fundamentais, não só para gripes e resfriados como para outras doenças contagiosas. Portanto, é importante incentivar a higiene pessoal infantil. Pensando nisso, a empresa brasileira Aya Tech, criou a linha GY de antissépticos sem álcool, que podem ser usados em crianças e bebês e garante até seis horas de proteção.

Segundo a empresa, os produtos contém propriedades bactericidas, antifúngicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Além de higienizar a pele, ele cria uma camada protetora que combate a diversos tipos de vírus (inclusive o Influenza A, Adenovírus, Coronavírus, H1N1, Hepatite B, entre outros), bactérias e fungos.

O sabonete GY também tem uma coloração verde que permite visualizar facilmente as áreas da pele que não foram devidamente lavadas, o que é fantástico para ensinar a criançada como lavar as mãos corretamente. 

O tratamento direto da gripe e do resfriado serve para aliviar os sintomas e vai depender da orientação do seu pediatra. 

4 – Sarampo 

O sarampo é uma doença transmitida pelo vírus Morbillivirus e causa a infecção do sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de contato com saliva, tosse ou espirros de alguém contaminado. 

Sintomas: Manchas vermelhas no rosto e corpo, dor de cabeça, mal-estar, tosse, febre, coriza, tosse e olhos irritados. 

Como prevenir e tratar: A vacinação é a melhor forma de proteger seu pequeno, a vacina tetraviral é aplicada em dose única aos 15 meses de vida e combate além do sarampo, a catapora, caxumba e rubéola. Já o tratamento consiste em medicamentos para alívio dos sintomas como analgésicos e antitérmicos que deverão ser prescritos pelo pediatra. 

5 – Catapora 

A catapora é causada pelo vírus varicela- zoster e é extremamente contagiosa.  

O contágio ocorre por meio de tosse, saliva, espirro ou pelo compartilhamento de objetos e brinquedos contaminados. É uma doença muito frequente entre as crianças quando elas iniciam a fase escolar, pois ao entrar em contato com outros pequenos os riscos de contágio aumentam. 

Sintomas: manchas vermelhas e bolhas no corpo (que muitas vezes causam coceira), dor de cabeça, febre, mal-estar, cansaço e perda de apetite. 

Como prevenir e tratar: Mais uma vez a vacinação é a melhor forma de proteger seu filho, como mencionado acima, a vacina tetraviral é eficaz contra catapora e outras doenças. O tratamento consiste em aliviar os sintomas causados pela catapora, de acordo com a orientação médica. 

6 – Caxumba 

A caxumba é uma doença causada pelo vírus Paramyxovirus e é extremamente contagiosa. 

A transmissão é feita através do contato direto de gotículas de saliva de pessoas infectadas. A doença provoca a inflamação das glândulas salivares parótidas, que realizam a produção de saliva. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera e os pequenos são os mais atingidos. 

Sintomas: Rosto inchado (por conta da inflamação das glândulas salivares), dificuldade para mastigar e engolir alimentos, febre, cansaço, fraqueza, dores de cabeça e musculares.

Como prevenir e tratar: A melhor forma de prevenção é a vacinação da criança pela vacina tetra viral. Caso o pequeno seja afetado, ele não deve comparecer na escola durante nove dias após o início da doença. É preciso desinfetar os objetos contaminados pela criança. 

O tratamento é indicado pelo pediatra para aliviar os sintomas, mas é importante manter seu filho sempre hidratado e em repouso. 

Todas as doenças citadas exigem tratamentos específicos que só poderão ser receitados pelo pediatra, por isso, é importante ficar sempre de olho se há algum sintoma no seu pequeno. No período da primeira infância manter a vacinação em dia é fundamental para manter seu filhote sempre protegido e saudável. Não deixe de vaciná-los