OMS considera inevitáveis novas restrições devido aos casos de covid-19

Genebra, 12 nov (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira que em países onde há um forte aumento dos casos de covid-19, como vários na Europa Central e Oriental, dificilmente escaparão de novas restrições, pelo menos durante um curto período de tempo.

“Francamente, alguns países estão em uma situação tão complicada que será difícil para eles não implementar medidas restritivas, pelo menos por um curto período de tempo para reduzir a intensidade da transmissão”, disse o diretor de emergências de saúde da OMS, Mike Ryan, em entrevista coletiva em Genebra.

Ele disse que para outros países que não se encontram numa situação alarmante, “pode não ser tarde para transmitir à população que é necessário voltar a usar máscaras, evitar espaços congestionados, trabalhar a partir de casa e manter a distância social”.

De acordo com a análise de Ryan, o que se observa na Europa é o resultado de uma combinação de um levantamento rápido das medidas de prevenção no contexto da pandemia e taxas de vacinação insuficientes.

Ele argumentou que os governos devem avaliar as decisões tomadas com base no momento da pandemia em que se encontram, mas que é claro que naqueles em que apenas 30% a 50% das pessoas foram vacinadas, deve-se entender que isso não pode ter coberto totalmente a população em risco.

“Há grupos significativos da população que permanecem não vacinados e, nesses casos, a mesma incidência de casos (em relação aos países com maiores taxas de vacinação) levará a um aumento da pressão sobre o sistema de saúde”, alertou.

A OMS disse que a nova onda de covid-19 que está atingindo a Europa está ocorrendo sobretudo entre pessoas não vacinadas, pois as vacinas têm se mostrado altamente eficazes mesmo contra a variante delta, que se tornou dominante e é mais transmissível que o coronavírus original, que começou a se espalhar no final de 2019.

A chefe da unidade técnica da OMS contra a covid-19, Maria Von Kerkhove, disse que o que está acontecendo na Europa, com o aumento de casos e mortes, “era totalmente previsível, porque quando você deixa de usar máscaras, de manter a distância dos outros ou de evitar grandes grupos de pessoas, e tudo isso no contexto de uma vacinação limitada, é normal que o vírus se espalhe”.

“As mortes que estão acontecendo poderiam ter sido evitadas”, disse.

O hemisfério norte entrará em breve no inverno e a OMS teme que isso acelere as infecções porque as pessoas passam mais tempo dentro de casa.

Maria Von Kerkhove disse que nestas circunstâncias é essencial investir em uma boa ventilação em locais públicos fechados. EFE