Alergista no Rio de Janeiro: Saiba se o teste do sopro é importante para diagnosticar asma, bronquite e enfisema

Sua Imprensa
Sua Imprensa
Leia em 7 Min
alergista no rio de janeiro
Divulgação/Reprodução

Quando comentamos sobre alergista no Rio de Janeiro, é completamente importante comentar também sobre os testes de alergia. Sendo assim, saiba mais sobre o teste de espirometria e como você pode fazer no Rio de Janeiro.

Ao falar em alergia, é muito comum saber que os profissionais especialistas no assunto também são essenciais no processo de testes. Isso mesmo, estes são os principais responsáveis por fazer os testes e diagnosticar quais são os tipos de alergia que você possui e muito mais.

Sendo assim, ao procurar um alergista, é necessário saber que este profissional além de oferecer um tratamento adequado, também é importante para diagnosticar quais problemas ou alergias você possui. Então veja mais sobre o médico alergista em Duque de Caxias e como funciona o teste do sopro.

Descubra a seguir neste artigo:

  • O que é teste de espirometria ou sopro?
  • O teste do sopro ajuda a diagnosticar quais tipos de problema?
  • Em quais casos o exame de espirometria é indicado?
  • Como é a preparação do paciente para o exame?
  • Onde encontrar alergista no Rio de Janeiro?

O que é teste de espirometria ou sopro?

Antes de falar sobre o exame do sopro, é necessário ressaltar que o alergista no Rio de Janeiro ou em qualquer local é o principal responsável por este tipo de exame. Mas outros profissionais também podem solicitar este tipo de teste.

Agora sim, o que é teste de espirometria ou sopro? Isso mesmo, você pode encontrar diversos tipos de nomes, apelidos e muito mais para a Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro.

Este exame tem como principal objetivo identificar e medir a quantidade do fluxo de ar que entra e também sai dos pulmões. Quando o resultado do exame possui algumas alterações, é possível identificar doenças respiratórias, como por exemplo asma ou até mesmo DPOC.

Quem faz o teste no paciente? Com o avanço da tecnologia e aparelhos de alta qualidade, atualmente os profissionais responsáveis por este tipo de exame são os enfermeiros ou técnicos de enfermagem.

O que é DPOC?

O DPOC é um conjunto de doenças causadas no pulmão que bloqueiam o fluxo de ar e consequentemente dificulta a respiração do paciente. Entre as doenças do DPOC, podemos encontrar bronquite e enfisema.

A bronquite é uma inflamação e excesso de muco. Já a enfisema, é a destruição e o aumento da passagem de ar. Os inalados são importantes e podem ajudar a controlar os sintomas e consequentemente minimizar danos maiores. 

clinica de alergia no rio de janeiro
Divulgação/Reprodução

O teste do sopro ajuda a diagnosticar quais tipos de problema?

O teste do sopro é realizado com o objetivo de identificar a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões.

Quando ocorre algum tipo de alteração no exame, certamente o paciente se encontra com algum tipo de problema, como asma ou até mesmo DPOC. Ou seja, significa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Em quais casos o exame de espirometria é indicado?

Existem 3 tipos de situações em que o médico costuma solicitar este tipo de exame, veja a seguir:

  • Para fazer o monitoramento ou até mesmo investigar problemas de doenças respiratórias;
  • Fazer o acompanhamento de pacientes e saber o estado de saúde pulmonar das pessoas que trabalham em ambientes que podem comprometer o bom funcionamento deste órgão;
  • Avaliar o pulmão dos atletas.

Espirometria, existem duas modalidades deste exame. Podem ser a clínica ou a ocupacional. Quando falamos em teste de espirometria clínica, é realizado por um médico pneumologista. O principal objetivo é fazer o acompanhamento de capacidade respiratória de atletas e muito mais.

Falando em exame do sopro de forma ocupacional, é quando este é feito em atletas ou profissionais que trabalham em ambientes que podem comprometer o pulmão.

Este tipo de exame também pode ser importante para o alergista no Rio de Janeiro ou em qualquer outro local. Afinal, é por meio dele que se torna possível identificar problemas como asma e muito mais.

Como é a preparação do paciente para o exame?

Este é um tipo de exame indolor e geralmente não é realizado por um alergista no Rio de Janeiro ou em qualquer local, mas sim por um enfermeiro. É muito simples e o paciente deve ficar sentado ou até mesmo de pé.

O exame é realizado por meio de um aparelho. Neste, o paciente deve soprar no bocal acoplado. Além disso, precisa aspirar o máximo de conseguir e depois soprar o máximo que conseguir por até 6 segundos.

Caso o paciente esteja nervoso no momento do exame, é importante que o profissional que for realizar o exame acalme o paciente. Pois caso esteja ofegante, pode ter alterações no resultado do exame.

Onde encontrar alergista no Rio de Janeiro?

Visto que o teste do sopro é importante para descobrir doenças como asma e DPOC, é importante ressaltar que se você está passando por problemas pulmonares, certamente será solicitado para você. Mas afinal, onde encontrar um alergista para saber qual a principal causa do seu problema e realizar testes?

Você pode encontrar com mais facilidade um alergista no Rio de Janeiro. O projeto Brasil Sem Alergia, conta com diversos profissionais que podem ajudar você nestes tipos de tratamento.

O projeto busca oferecer acessibilidade para pacientes de baixa renda. Ou seja, o projeto oferece consultas, testes e até mesmo algumas opções de vacinas de forma gratuita para pessoas de classe baixa.

Você pode encontrar alergista no Rio de Janeiro em diversos bairros. Para saber os principais bairros, basta entrar no site oficial do projeto e identificar qual é a opção mais acessível para você.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.