Vacinação da gripe está mantida até esgotar o estoque no RJ

A vacinação contra gripe continua na cidade do Rio de Janeiro. Não há restrição de idade para receber a dose: todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem se vacinar, basta procurar uma das 236 unidades de atenção primária espalhadas por toda cidade. 

A vacinação segue acontecendo até enquanto durar o estoque das vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que, no inverno, justamente pelas características climáticas desta época do ano, com temperaturas mais baixas e ambientes mais fechados, as infecções respiratórias, como a influenza, podem se disseminar com maior frequência. 

“Por isso, a importância da vacinação nesta época do ano, para evitar as complicações decorrentes da doença, principalmente em grupos mais vulneráveis, como os idosos e as crianças mais novas”, disse em nota.

Vacina da covid

Dois milhões de moradores do estado do Rio de Janeiro não tomaram sequer a primeira dose da vacina contra a covid-19, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Outras 1,5 milhão de pessoas que receberam a primeira dose ainda não retornaram aos postos de saúde, totalizando três milhões e meio de fluminenses com o esquema vacinal incompleto.  

Leia mais: Existe medida eficaz contra a covid atualmente? Imunologista indica vacinação em dia

O calendário da 4ª dose (ou segundo reforço) depende da disponibilidade do imunizante em cada cidade. Na capital, todos com 40 anos ou mais já podem procurar as unidades de saúde. Porém, segundo a SES-RJ, seis milhões estão em falta com a imunização e ainda não receberam nenhuma dose de reforço.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse