Vírus Marburg preocupa especialistas 

Dois homens morreram em decorrência da febre hemorrágica causada pelo vírus Marburg em um hospital de Ashanti, no Sul de Gana.

Dois homens morreram em decorrência da febre hemorrágica causada pelo vírus Marburg em um hospital de Ashanti, no Sul de Gana.

A presença do vírus foi detectada por um laboratório do Senegal e a causa mortis das duas vítimas foi confirmada pela OMS. 

Autoridades do país da África Ocidental confirmam que aproximadamente 100 pessoas estão em quarentena sob suspeita de estarem infectadas pelo vírus que é da mesma família do Ebola. 

A recomendação para evitar a patologia feita pelos especialistas do país é manter-se distante dos habitats de morcegos, que são os mamíferos que, comumente, portam o vírus e também cozinhar cuidadosamente alimentos à base de proteína animal.

A doença se espalha entre humanos através do contato com fluidos corporais.

Ainda não há remédio específico para a doença. A virose é controlada através do tratamento de sintomas causados pela infecção e  com hidratação abundante. As vacinas contra o patógeno ainda estão no início de seu desenvolvimento.

O primeiro surto registrado aconteceu na cidade de Marburg, na Alemanha, no final da década de 60. Das 32 pessoas infectadas, 7 vieram a óbito.

Casos isolados já foram registrados na África do Sul, Uganda, República Democrática do Congo e Angola, segundo dados da OMS.

O surto mais mortal já registrado aconteceu em 2005, em Angola e vitimou 200 pessoas