A inteligência é genética? Descubra como se tornar mais inteligente

O que determina a inteligência de uma pessoa? Vários estudos sugerem que nosso QI se deve principalmente à nossa constituição genética. 

No entanto, a questão da inteligência nem sempre pode ser definida de forma direta e inequívoca. 

Não é apenas geneticamente determinado, muitos outros fatores também desempenham um papel importante.

O que determina a inteligência de uma pessoa? Genética, meio ambiente ou ambos? Descubra as respostas neste artigo, com o Dr. Inteligente: 

Crianças prodígio: herdadas geneticamente de pais inteligentes?

A inteligência, como todos os fatores do comportamento humano, é um traço complexo. 

No entanto, não é difícil definir, pois é uma combinação de diversas experiências  e habilidades cognitivas.

Como por exemplo, o aprendizado, pensamento, planejamento, resolução de problemas, abstração, compreensão de ideias complicadas e respostas criativas a perguntas.

Ainda assim, ninguém sabe exatamente como surgem as diferenças individuais na inteligência de cada pessoa. Saiba como funcionam os hacks mentais

Vários estudos apontam para fatores genéticos.

De fato, um estudo de 2016 de uma universidade estrangeira mostrou que herdamos a maioria dos genes associados à função cognitiva de nossa mãe. 

Assim, o cromossomo X determina grande parte do nosso potencial intelectual.

No entanto, esse achado deve ser tratado com cautela, pois nem tudo é tão claro quanto parece.

Em um estudo recente publicado pela revista Genetics Home Reference, podemos ler o que os especialistas suspeitam há quase um século: Nosso ambiente social também nos molda, inclusive na questão da inteligência.

Dá-nos as condições para explorar todo o nosso potencial cognitivo. A nossa genética é responsável apenas por 40% do que é alcançado.

A inteligência (e especialmente um QI muito alto) é influenciada pelo ambiente. 

Fatores como educação, escolaridade e nutrição possibilitam o desenvolvimento do potencial educacional.

Inteligência genética e ambiental

Veja William James Sidis, por exemplo. Este jovem norte-americano era muito inteligente e muitos ao seu redor esperavam que ele fizesse grandes coisas. 

Ele morreu nos Estados Unidos em meados da década de 1940. Muitos especialistas ainda o consideram um dos homens mais inteligentes do mundo, com seu QI estimado em mais de 250. 

A história de Sidis é tão interessante porque ele frequentou a Universidade de Harvard aos 9 anos, o que não era apenas genético. 

Sua mãe, Sara, era médica, e seu pai, Boris, era psiquiatra e especialista em psicologia do desenvolvimento.

Esses dois cientistas ucranianos sabiam que desenvolver um QI alto não era apenas uma questão de seus 23 pares de cromossomos.

A alta inteligência também depende de um ambiente propício. No entanto, o cérebro deve ser receptivo para realmente desenvolver um QI acima da média.

Os pais Sidis se concentraram em um objetivo: promover da melhor maneira possível as habilidades cognitivas de seus filhos.

Os resultados superaram todas as expectativas. Ainda assim, este jovem não era apenas uma criança prodígio. Ele também era uma pessoa que estava claramente insatisfeita com sua vida.

Os neurologistas costumam apontar que superestimamos a importância de um QI alto. Não existe uma área cerebral específica responsável pela inteligência. 

Além disso, não existe uma estrutura específica que nos torne mais inteligentes do que os outros.

A inteligência é o resultado de processos intermináveis ​​que correm harmoniosamente. 

É um sistema sináptico completo que transforma um cérebro médio em uma ferramenta acima da média, precisa, sensata e eficiente.

Embora seja verdade que os genes são importantes para a alta inteligência, outros fatores também são fundamentais:

  • Um vínculo estável com os pais, caracterizado por uma constante troca afetiva;
  • Uma educação positiva;
  • Educação adequada;
  • Um ambiente social favorável e estimulante composto por uma boa família, professores bem formados e uma comunidade adequada e segura.
como se tornar mais inteligente
A inteligência é genética? Descubra como se tornar mais inteligente

A inteligência não está apenas na genética

Agora, é claro, surgem as seguintes perguntas:

  • “E se eu tiver os genes para alta inteligência, mas tive uma educação ruim?”
  • “É por isso que vou me sair mal na faculdade?”
  • “Isso significa que eu nunca vou melhorar meu QI?”

Tome Kurt Lewin, por exemplo. Ele é o pai da psicologia social moderna e lançou as bases para muitas teorias e estudos futuros. Droga da inteligência como funciona

Lewin nos mostrou que as pessoas são produtos de suas interações e experiências. Somos moldados por nossa atitude e como lidamos com o que vivenciamos.

Estudos de gêmeos e inteligência genética

Os especialistas conseguiram investigar muitas coisas por meio dos chamados estudos de gêmeos. 

Para isso, foram observados gêmeos que foram separados ao nascer e criados em ambientes diferentes.

Por meio desses estudos, especialistas descobriram que ambientes adversos com recursos econômicos limitados afetam significativamente o desenvolvimento da inteligência.

Mesmo assim, as más condições não podem “desligar” completamente nosso potencial. 

Se em algum momento tivermos a oportunidade de deixar nosso antigo ambiente e mergulhar em um melhor, poderemos “compensar o tempo perdido”.

Lewin descobriu que quando os gêmeos cresciam em um ambiente desfavorável, eles se distanciavam das ideias de seus pais adotivos.

No entanto, eles ainda foram capazes de explorar sua predisposição genética

O desempenho cognitivo do gêmeo melhorou quando encontraram uma fonte de motivação ou um objetivo que correspondia aos seus interesses e um ambiente que facilitasse o alcance dos objetivos.

De que outra forma posso aumentar minha inteligência?

Com Nootrópicos naturais  e drogas inteligentes podem abordar fatores relacionados tanto à inteligência cristalizada quanto aos fluidos, mas de maneiras diferentes.

Esses suplementos podem facilitar um melhor armazenamento de memória a longo prazo da mesma forma que a suplementação com proteína pode impulsionar o crescimento muscular.

Simplesmente adicionar uma colher de sopa de proteína em pó ao seu copo de leite matinal, por exemplo, não é suficiente para resultar em músculos maiores do braço. 

Para que seu tecido muscular realmente aumente em força e tamanho, você precisa se exercitar. 

Mas o pó de proteína torna mais fácil para você construir músculos maiores, deve participar de um plano de treino eficaz.

Da mesma forma, nootrópicos estimulantes, facilitam o desenvolvimento de uma inteligência cristalizada maior, se você envolver sua mente lendo coisas novas ou experimentando novas experiências.

Eles fazem isso aumentando sua capacidade de memória de trabalho e encorajando novas conexões a se formar em seu cérebro. 

Isso tem profundas implicações para o que normalmente pensamos como “ser inteligente”.

Afinal, o cérebro não é uma entidade estável e imutável. Curiosidade e força de vontade podem fazer maravilhas .

“O que conhecemos é uma gota, o que não conhecemos é um oceano.”

Isaac Newton