Terry Fox Run: Copacabana recebe corrida solidária para arrecadar fundos para pesquisas contra o câncer

Promovida pela Maple Bear, iniciativa que conta com parceria da Terry Fox Foundation, é realizada no Canadá e mais 32 países

A Maple Bear, maior rede de escolas bilíngues do mundo, traz mais uma vez ao Brasil a Terry Fox Run, uma das principais corridas solidárias do mundo. Em seu 42º ano, a Terry Fox Run se consolidou como um dos maiores projetos globais com foco na arrecadação de fundos para pesquisa contra o câncer, com eventos promovidos anualmente em 33 países nos cinco continentes, sendo mais de 10 mil apenas no Canadá. Neste ano, a corrida solidária do Rio de janeiro está agendada para o dia 23 de outubro, na orla da praia de Copacabana, com concentração no Posto 2 e é exclusiva para as famílias da rede. Outros locais como São Paulo e mais 70 cidades em território nacional também promoverão esta iniciativa. Por meio deste projeto, a Maple Bear espera atrair cerca de mil participantes na capital fluminense.

A inspiração para a iniciativa é a trajetória do canadense Terry Fox que, em 1977, foi diagnosticado com um câncer nos ossos da perna direita. Mesmo tendo que amputar parte do membro, Fox se lançou, em 1980, em uma marcha pelo Canadá — chamada por ele de Maratona da Esperança — a fim de conscientizar o País e arrecadar fundos para pesquisas de tratamentos contra a doença. Com grande determinação, ele correu uma média de 42 quilômetros diários por 143 dias, arrecadando na época mais de US$ 24 milhões. Com o avanço da doença, ele não conseguiu terminar seu percurso, mas, desde então, seu exemplo vem inspirando corridas solidárias no Canadá e em vários países.

“Terry Fox é um herói canadense com paixão por ajudar o próximo e sua história já é parte do programa da Maple Bear. Além de demonstrar o conceito de gratidão aos alunos e o valor de se unirem para apoiar um objetivo em comum, a corrida será, sem dúvida, um grande exercício de trabalho em equipe e um modo perfeito para nossa escola expressar nossos valores, ao mesmo tempo em que arrecada fundos vitais para a tão necessária pesquisa sobre o câncer”, afirma André Quintela, CEO da Maple Bear na América Latina.

As corridas são inclusivas e não competitivas, com atividades orientadas para toda a família. Dessa forma, a iniciativa permite que alunos e familiares da rede canadense possam correr, andar, usar bicicletas ou outras formas de transporte sobre rodas. A inscrição custa R$ 100 por pessoa e haverá descontos gradativos conforme o número de participantes cadastrados. No Brasil, o montante arrecadado será revertido para estudos de combate ao câncer realizados pelo Centro de Pesquisas do Hospital do Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos), referência internacional no tratamento humanizado do câncer. As inscrições podem ser feitas no site do evento. A data limite para se inscrever no Terry Fox Run do Rio de Janeiro é até dia 12 de setembro