Cuidados

Bateu a cabeça? veja em quais casos você deve procurar o pronto-socorro

Neste episódio o Dr. Diogo Garcia dará mais detalhes sobre o assunto.

bateu-a-cabeca?-veja-em-quais-casos-voce-deve-procurar-o-pronto-socorro

Você já bateu a cabeça? Conhece alguém que já bateu a cabeça e fez um “galo”? Neste episódio o Dr. Diogo Garcia dará mais detalhes sobre o assunto.

O “galo” nada mais é do que um hematoma entre o osso do crânio e a galea. A galea é a camada que separa os músculos e a pele do osso. Esse hematoma, ou “galo”, pode aumentar nos primeiros dias. 

Para diminuir o inchaço você pode fazer compressas geladas por 20 minutos de 3 a 5 vezes por dia nos dois primeiros dias. 

Depois que você bate a cabeça o primeiro passo é avaliar qual a causa da batida e da queda. A causa foi um acidente grave como um atropelamento ou acidente de carro ou moto? Se isso tiver acontecido você deve procurar atendimento médico de urgência. 

Em acidentes de forte intensidade como estes, você deve procurar o Pronto Socorro para ter certeza de que não existem problemas mais graves causados pelo acidente. Se estiver sangrando pegue um pano limpo ou toalha e comprima. 

A batida foi leve? Quedas da própria altura em crianças ou adultos, pancadas no armário ou no porta-malas do carro são casos leves e inicialmente não precisam de avaliação médica. 

Se isso ocorreu, o que você deve fazer? 

Nesse caso, deve-se colocar gelo no local por alguns minutos. O gelo deve estar envolto por um pano para evitar o contato direto com a pele para não machucar. Isso vai diminuir a dor e o inchaço local. Depois você deve procurar por sinais de alerta que algo mais grave pode ter acontecido e será necessário procurar o hospital. 

Esses sinais podem sugerir um sangramento dentro do crânio e indicam que uma tomografia deve ser realizada para avaliar a gravidade do caso. 

Principais sinais de gravidade ao bater a cabeça 

  • Vômitos ou enjoo
  • Dor de cabeça forte
  • Tontura
  • Sonolência
  • Amnesia
  • Esquecimento ou sinais de confusão 

Nesses casos, se você estiver em dúvida procure atendimento hospitalar. O médico vai avaliar a necessidade de realizar uma tomografia.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.

Fonte: Brasil 61