Puberdade: o que é e os principais sinais

Os sinais de puberdade em meninas começam por volta dos oito anos e em meninos a partir dos nove anos

Entende-se como puberdade o período de transição da infância para a vida adulta, em que a criança passa por mudanças físicas e psicológicas, que resultam na aquisição da capacidade de reprodução. Nas meninas, essa fase ocorre entre oito e 13 anos. Já em meninos, ela começa um pouco mais tarde, sendo dos nove aos 14 anos.

Sinais da puberdade em meninas

De acordo com a Dra. Ludmila Pedrosa, endocrinologista pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o início da puberdade feminina se dá com o surgimento do broto mamário. “Ele pode ou não ser dolorido e seu aparecimento pode se dar dos dois lados ao mesmo tempo ou em apenas um dos lados inicialmente”, detalha a especialista.

Além disso, há um aumento na velocidade do crescimento, o aparecimento de pelos púbicos e a ocorrência da menarca, a primeira menstruação.

Sinais da puberdade em meninos

Em meninos, a especialista explica que a puberdade é caracterizada pelo aumento do volume dos testículos. “No entanto, esse acréscimo é discreto nas fases mais precoces e geralmente é difícil de ser notado pela família ou pelo próprio menino”, esclarece Dra. Ludmila.

Como acontece entre as meninas, os meninos também apresentam um aumento na velocidade do crescimento. Além disso, eles começam a ter pelos pubianos, faciais e alterações na voz.

Puberdade precoce

Quando os sinais da puberdade feminina surgem antes dos oito anos, entende-se que a menina está vivendo a chamada puberdade precoce. O mesmo acontece quando os indicativos masculinos acontecem antes dos nove anos. “A puberdade precoce é muito mais frequente no sexo feminino (cerca de 10 a 20 vezes mais)”, detalha a especialista.

Ainda assim, os médicos possuem dificuldade para descobrir a causa da antecipação puberal, principalmente nas meninas. “Mesmo assim, devemos sempre investigar doenças e, muitas vezes, alterações genéticas”, completa Dra. Ludmila.

Já nos meninos, apesar dos casos de puberdade precoce não serem tão frequentes, a chance de ter alguma doença envolvida é bem maior, como tumores na região do cérebro que controla os hormônios da puberdade. Portanto, a investigação se faz ainda mais necessária.

A importância do tratamento para puberdade precoce

A partir da análise e constatação da puberdade precoce, é necessário intervir na condição. Isso porque, segundo a especialista, não tratar o quadro pode gerar transtornos psíquicos e físicos, como depressão, ansiedade, prejuízo no crescimento e aumento de doenças metabólicas, como obesidade e diabetes.

“Esse tratamento geralmente é feito com medicações que bloqueiam a produção de hormônios na região do cérebro que controla a puberdade. Inclusive, é de extrema importância manter acompanhamento médico periódico para avaliar se o tratamento proposto está cumprindo seu papel, avaliar efeitos colaterais e indicar medidas adicionais quando necessárias”, finaliza a endocrinologista pediátrica.

Dra. Ludmila Fernandes Pedrosa

CRM 165215 @draludpedrosa

  • Formada pela Faculdade de Medicina da UFMG
  • Residência médica em Pediatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG
  • Especialização em Endocrinologia Pediátrica pela Santa Casa de São Paulo
  • Título de Especialista em Pediatria pela SBPTítulo de Especialista em Endocrinologia Pediátrica pela SBEM
  • Endocrinologista Pediatrica do Hospital Nove de Julho