Covid-19: Drive-thru em Botafogo facilita acesso de grupos prioritários à vacinação da bivalente

O serviço funciona em horário especial, de domingo a domingo, das 8h às 22h, e já vacinou três mil pessoas desde sua abertura, no dia 28 de fevereiro.

Para facilitar o acesso de idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção, o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, oferece o sistema de drive-thru para vacinação dos grupos prioritários para receber a dose de reforço com a Pfizer bivalente. O serviço funciona em horário especial, de domingo a domingo, das 8h às 22h, e já vacinou três mil pessoas desde sua abertura, no dia 28 de fevereiro. A entrada dos veículos é pela Avenida Venceslau Brás, ao lado Hospital Municipal Rocha Maia.

– O drive-thru é um sistema que facilita o acesso das pessoas com dificuldade de locomoção, mas está aberto a qualquer perfil de paciente, desde que esteja nos grupos aptos a receber a bivalente neste momento. Tem gente que vem até de táxi, porque é um serviço muito rápido. A pessoa recebe a vacina dentro do carro, com muita praticidade e conforto – explica a coordenadora do Super Centro Carioca de Vacinação, Adriana Desterro.

A médica Marta Brasil, de 58 anos, foi uma das pessoas que passou pelo drive-thru de táxi. Como trabalhadora da saúde, não perdeu tempo e foi logo garantir a sua dose da bivalente.

– Eu sou uma médica que acredita na ciência – disse ela, que saiu sorrindo, com a vacina no braço e elogiando o serviço: “Nota mil!”.

O ortopedista Carlos Eduardo, de 67 anos, é morador da Tijuca e está com a perna quebrada. O amigo Albertus Ramalho se ofereceu para levá-lo ao drive-thru:

– Meu amigo já conhecia o local e me trouxe aqui pela facilidade na condição que eu estou – explicou Carlos Eduardo.

A assistente social Valéria Pimentel, de 59 anos, arranjou um tempo no meio do expediente e levou mais duas amigas para se vacinarem no drive-thru. Para quem vive na correria do dia-a-dia, ela definiu o serviço em três palavras: “Ótimo, rápido e prático!”.

A moradora de Botafogo Márcia Rossi, de 62 anos, foi com o marido Sebastião Alves e deixou um recado sobre a vacinação: “É fundamental!”.

Além do drive-thru, as 237 unidades de Atenção Primária do município realizam a vacinação em domicílio para idosos, pessoas com deficiência e com comorbidades acamados. Para isso, é necessário que um familiar entre em contato com a unidade de saúde de referência solicitando o serviço. A vacinação será agendada conforme cronograma da unidade, em até 30 dias.

Super Centro Carioca de Vacinação

O Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, é dedicado exclusivamente aos serviços de imunização, com funcionamento para vacinas de rotina de domingo a domingo, das 8h às 22h, para ampliar o acesso da população. A unidade está instalada no prédio histórico ao lado do Hospital Municipal Rocha Maia e tem capacidade de 600 atendimentos por dia.