Sebrae Rio e Sistema Fecomércio RJ realizam Semana Polo do Mar Conecta

Evento gratuito integrará micro e pequenas empresas com as grandes empresas do setor

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. A Economia do Mar é uma fonte de recursos para mitigar os efeitos da pandemia, por meio do estímulo aos pequenos negócios. Com esse pensamento, o Sebrae Rio e o Sistema Fecomércio RJ realizam a segunda edição da Semana Polo do Mar Conecta. O evento será realizado entre os dias 28 de junho a 2 de julho, sempre no período vespertino. Durante os cinco dias, os empresários participarão de palestras, talk shows e negociações virtuais. As inscrições podem ser feitas neste link.

“O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros com maior vocação marítima, sendo responsável por 23% de participação na economia do mar brasileira. São 25 municípios litorâneos que potencializam negócios marítimos. Esse é um tema importante para a retomada econômica do estado. A Semana Polo do Mar Conecta permitirá a integração entre pequenas e grandes empresas, favorecendo a dinamização dos polos competitivos marítimos regionais”, explica o diretor-superintendente do Sebrae Rio Antonio Alvarenga.

“Com mais de 600 quilômetros de costa, o Estado do Rio de Janeiro possui uma ampla riqueza na economia do mar, que precisa ser melhor explorada. Um olhar mais atento a este setor pode representar uma fonte de prosperidade, empregos e renda para o nosso estado”. pontua Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ e do Conselho do Sebrae Rio.

O evento contará com 10 eixos temáticos e o objetivo principal é unir e agregar as cadeias produtivas dos Polos Competitivos da Rede de Valor da Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro para disseminar informações, promover networking e oportunidades de negócios.

Uma das novidades dessa edição será o encontro de fóruns do mar Brasil x Portugal. Na ocasião, especialistas apresentarão iniciativas de apoio ao desenvolvimento da economia local (blue economy) dos dois países.

O Navio Oceanográfico da UERJ também marcará presença no evento. Esse laboratório flutuante apoia a conservação e a manutenção da biodiversidade dos ecossistemas marinhos. Dentro da embarcação, pesquisas são realizadas com foco na formação de recursos humanos e assistência à manutenção da saúde ambiental, da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos costeiros e oceânico.

Na programação ainda haverá o debate de representantes do setor público, além do lançamento do MBA “Economia do Mar” da UFRRJ e de um Estudo e Edital de Petróleo e Gás, entre outras atividades.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro. Representantes dos Polo Tecnológico do Mar da Baia de Sepetiba, Polo Marítimo da Baia da Ilha Grande, Polo do Mar da Baia de Guanabara e Polo do Mar da Bacia de Campos/Porto do Açu também estarão no evento.

Economia do Mar – São atividades econômicas que tenham o mar como recurso ou meio, podem englobar os setores da indústria, do comércio e serviços, pesca e recursos minerais, com destaque para a construção naval e náutica, portos e transporte marítimo, produção de petróleo, gás e energia, pesca e biotecnologia, defesa e segurança, turismo e meio ambiente e que estejam localizados, preferencialmente, em regiões costeiras.

Serviço
Semana Polo do Mar Conecta
Evento gratuito e on-line
De 28 de junho a 2 de julho
Horário: a partir das 14h
Inscrições gratuitas – https://conteudos.rj.sebrae.com.br/semanapolodomarconecta