Seminário do Museu Histórico Nacional 2021 acontece on-line

O seminário anual do Museu Histórico Nacional - que neste ano marca os 99 anos de criação do museu - aponta para as comemorações do seu centenário

O seminário anual do Museu Histórico Nacional – que neste ano marca os 99 anos de criação do museu – aponta para as comemorações do seu centenário, em 2022, cujas ações de escuta e partilha são norteadoras para entender o espaço como local de conexão. O caxambu, tambor cerimonial utilizado na manifestação cultural afro-brasileira  que integra o acervo do MHN, é o símbolo do Seminário MHN 2021, que tem como  tema “Escutas, conexões e outras histórias nos museus”.

A transmissão acontece on-line, através do canal do MHN no YouTube (BIT.LY/CANALMHN), pela manhã (10h) e tarde (14h), dos dias 13 e 14 de outubro (os assuntos abordados serão “Curadorias compartilhadas em museus nacionais” e “Bens e memórias: entre diálogos e disputas, tecendo novas narrativas”, respectivamente). Haverá certificado de participação mediante lista de presença em cada uma das sessões.

O evento faz parte do Plano Anual 2021, idealizado e desenvolvido pelo Museu Histórico Nacional, com o apoio da Associação de Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale (por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura). O Plano contempla temas como preservação de acervo, exposição, publicações, seminário e outras novidades, como a introdução do uso de tecnologia QR code em alguns espaços expositivos.

Provocar debates e estimular reflexões sobre processos museais

Em parceria com o Núcleo de Documentação História e Memória da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o objetivo do seminário neste ano é provocar debates e estimular reflexões sobre processos museais, tendo o museu como conexão para a produção de histórias e memórias diferentes daquelas consagradas na historiografia e museus tradicionais.

“A proposta de ouvir ‘outras histórias’ significa possibilitar a pluralização da construção da história nacional nas ações do MHN. A partir de um olhar crítico e reflexivo sobre o patrimônio museológico, a intenção é a de criar condições para a reflexão sobre temas que fortaleçam a democracia e a pluralidade da sociedade brasileira”, afirma Vania Bonelli, diretora interina do museu.

Para Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale, esta é uma oportunidade de reflexão, sobre nós e nossa história. “Para o Instituto Cultural Vale é muito relevante patrocinar o Museu Histórico Nacional, patrimônio nacional que abriga um rico e importante acervo. E que inicia as comemorações dos seus 100 anos com a promoção do diálogo e a troca de conhecimento, tornando esse patrimônio ainda mais vivo e acessível. Acreditamos que a nossa história precisa ser amplamente conhecida possibilitando às pessoas a ampliação do seu repertório, da sua visão de mundo para criarem perspectivas de futuro”, afirma.

Confira a programação completa:

Dia 13 de outubro
Sessão I (10h)
“Curadorias compartilhadas em museus nacionais”
Sandra Maria de Souza Teixeira – Museu das Remoções (RJ)
Mãe Meninazinha de Oxum e Mãe Nilce – Museu Iyá Davina (RJ)
Mediação: Maria Helena Versiani – Museu da República (RJ).

Sessão II (14h)
“Autoridade compartilhada e produção de conhecimento nos museus”
Tat’Etu Lengulukenu – Terreiro Inzo Unsaba Ria Inkosse (RJ)
Daua Puri – Movimento Indígena do Rio de Janeiro (RJ)
Mediação: Márcia Chuva (Unirio).

Dia 14 de outubro
Sessão III (10h)
“Bens e memórias: entre diálogos e disputas, tecendo novas narrativas”
Solange Palazzi – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto (MG)
Jean Baptista – Universidade Federal de Goiás (GO)
Mediação: Leila Bianchi Aguiar (Unirio).

Sessão IV (14h)
“Práticas de escuta e conexão entre museus e comunidades”
Áurea Pinheiro – Museu da Vila e  programa de Mestrado Profissional em Museologia, Artes e Patrimônio/UFPI
Lopes Isabel Massango –  Comitê Nacional do Conselho Internacional dos Museus/Icom-Ceca (Moçambique)
Mediadora: Juliana Siqueira – Secretaria Municipal de Cultura de Campinas (SP)