Série D: Caxias, Moto Club, Paragominas e Penarol vencem e abrem vantagem

Confira os resultados dos nove confrontos de ida da segunda fase da competição disputados neste domingo (12)

A segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro segue bem disputada. Neste domingo (12), mais nove confrontos de ida foram disputados pelo país afora. Destaque para as vitórias do Caxias-RS, Moto Club-MA, Paragominas-PA e Penarol-AM, que vão com vantagem para os jogos da volta. Confira os resultados!

+Confira a tabela completa da Série D do Brasileirão!

Caxias-RS 1 x 0 Portuguesa-SP

No Centenário, Caxias e Portuguesa fizeram um primeiro tempo equilibrado, com os dois times criando boas chances de abrir o placar. No entanto, as redes só balançaram na volta do intervalo. Aos 23 minutos, após cobrança de escanteio pela direita, a defesa da Lusa afastou o perigo, mas Michel pegou a sobra e cruzou para o fundo do gol: 1 a 0. A equipe visitante seguiu tentando o empate, mas viu o goleiro Pitol fazer boas defesas, como na cabeçada perigosa de Caio Mancha já na marca dos 45.

Com o triunfo, o Xavante vai para o confronto da volta com a vantagem do empate para avançar na competição. A Portuguesa precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ir às oitavas – se ganhar por um, leva a decisão para os pênaltis. O próximo jogo está marcado para

Brasiliense-DF 0 x 0 Ferroviária-SP

Nada de gols no Estádio Defelê, em Brasília. O primeiro tempo foi de equilíbrio e poucas chances criadas para os dois lados. A melhor delas foi com a Ferroviária, já aos 46 minutos, quando Jefinho driblou o marcador dentro da área e finalizou forte para boa defesa de Edmar Sucuri. Na sobra, Luan mandou para fora. Na volta do intervalo, o Brasiliense teve boas oportunidades em duas cobranças de falta de Zé Love, mas Saulo conseguiu salvar a equipe visitante.

Com tudo igual no primeiro jogo, Jacaré e Locomotiva vão para o confronto da volta, na Fonte Luminosa, com tudo em aberto. Quem vencer, avança às oitavas. E um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Moto Club-MA 2 x 0 Castanhal-PA

O Moto Club construiu um bom resultado no Nhozinho Santos, em São Luís, diante do Castanhal. O Papão venceu por 2 a 0 e vai para o confronto da volta em vantagem: pode perder por um gol de diferença que avança às oitavas. Já a equipe paraense precisa da vitória por três ou mais gols de diferença para seguir na competição.

Os dois gols do confronto foram marcados ainda no primeiro tempo. Aos 23 minutos, Márcio Diogo recebeu passe de Ted Love na linha de fundo e, livre de marcação, empurrou para o fundo das redes. Depois, na marca dos 31, foi a vez do camisa 7 ser o garçom e retribuir o passe. Márcio Diogo recebeu de Danúbio, limpou a jogada pela esquerda e passou para Ted Love ampliar: 2 a 0.

Cianorte-PR 0 x 0 Cascavel-PR

No duelo paranaense do dia na Série D, Cianorte e Cascavel não balançaram as redes no Albino Turbay e empataram em 0 a 0. As equipes fizeram um confronto equilibrado no primeiro tempo, mesmo cenário do início da etapa complementar. Até que, aos 27 minutos, o Leão teve o zagueiro Maurício expulso e passou a segurar a pressão da Serpente Aurinegra, que deu trabalho ao goleiro Bruno, mas não conseguiu transformar a vantagem numérica em gols.

Com tudo igual, as equipes deixam a decisão em aberto para o confronto da volta. Quem vencer se classifica para as oitavas de final, enquanto um novo empate leva a disputa para os pênaltis.

Sergipe-SE 2 x 2 Campinense-PB

O jogo no Batistão, em Aracaju, teve um tempo para cada lado. Na etapa inicial, o Campinense balançou as redes duas vezes em apenas dois minutos. Aos 45, após bom levantamento na área, a bola chegou para Fábio Lima mandar de voleio para o fundo das redes e abrir o placar. Logo depois, na marca dos 47, João Victor deu ótima assistência para Claudio, que estava livre pela direita, invadiu a área e finalizou cruzado para ampliar: 2 a 0. Na volta do intervalo, o Sergipe descontou aos 32, quando Elivelton cobrou falta para a área, e Henrique Bahia desviou de cabeça para dentro do gol. Logo depois, aos 36, Doda deixo tudo igual em cobrança de pênalti: 2 a 2.

O resultado deixa a decisão completamente em aberto para o confronto da volta, no Amigão. Avança quem vencer e, no caso de uma nova igualdade no placar, a vaga nas oitavas de final será definida nos pênaltis.

Uberlândia-MG 1 x 1 Nova Mutum-MT

O empate em 1 a 1 entre Uberlândia e Nova Mutum teve emoção até o final no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG). Após um primeiro tempo bastante movimentado e com boas chances para os dois lados, o placar foi aberto pela equipe de Mato Grosso aos 15 minutos da etapa complementar. Gustavo Nogy fez boa jogada e cruzou com perigo. Rafael Roballo acabou dando rebote, e Felipe Augusto completou para o gol vazio. Depois, o Verdão não parou de pressionar e, já na marca dos 55, Ingro cobrou pênalti para deixar tudo igual.

Com o resultado, as equipes vão sem nenhuma vantagem para o confronto da volta. A vitória classifica qualquer um dos times e, no caso de uma nova igualdade no marcador, a decisão vai para a marca da cal.

Retrô-PE 1 x 1 ABC-RN

Tudo igual na Arena Pernambuco para Retrô e ABC. Com gols já nos minutos finais do confronto, as equipes empataram em 1 a 1 e deixaram a decisão por uma vaga nas oitavas de final para o jogo da volta. Quem vencer no Frasqueirão, avança. E uma nova igualdade no placar leva a disputa para os pênaltis.

Após um primeiro tempo sem muitas emoções, as equipes voltaram para a etapa complementar se lançando mais ao ataque e querendo o gol. Aos 20 minutos, Wallyson cobrou pênalti para o ABC, e Jean defendeu. O goleiro da Fênix seguiu fazendo boas defesas e conseguiu segurar o resultado favorável aos donos da casa até os 43 minutos, quando Negueba recebeu dentro da área, se livrou da marcação e colocou o Alvinegro na frente. Mas, na marca dos 50, Neilson cobrou pênalti e empatou para o Retrô: 1 a 1.

Paragominas-PA 1 x 0 São Raimundo-RR

Vantagem do Jacaré! Em casa, na Arena Verde, o Paragominas recebeu o São Raimundo e venceu por 1 a 0 o primeiro confronto entre as equipes valendo uma vaga nas oitavas de final da Série D. Com o resultado, o time paraense joga pelo empate na volta. Já o Mundão precisa de um triunfo por dois gols ou mais para avançar direto no tempo normal – uma igualdade no saldo de gols entre os times leva a decisão para os pênaltis.

Aleilson marcou o único gol do jogo, que saiu aos dez minutos do segundo tempo. Dutra fez boa jogada dentro da grande área e cruzou na medida para o atacante cabecear e garantir o triunfo do Jacaré.

Penarol-AM 1 x 0 4 de Julho-PI

Jogando em casa, no estádio Floro, em Itacoatiara (AM), o Penarol levou a melhor diante do 4 de Julho e venceu por 1 a 0. O resultado faz o time mandante ter a vantagem do empate no confronto da volta. Já o Colorado precisa vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal às oitavas de final da competição.

Após um primeiro tempo com boa atuação do goleiro Jailson, que salvou o 4 de Julho em chances claras do Penarol, o único gol da partida foi marcado aos seis minutos da etapa complementar. Wallace roubou a bola de Rômulo, avançou e finalizou na saída do goleiro adversário, que dessa vez não conseguiu evitar que os donos da casa balançassem as redes.