20.2 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -
- Publicidade -

Sob pressão de entidades, decisão sobre entrada de trigo transgênico no país é adiada

- Publicidade - Diário Carioca Google News

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), ligada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, decidiu adiar a deliberação sobre a importação da Argentina de trigo transgênico, que estava prevista na pauta da reunião ordinária da comissão desta quinta-feira (10). A previsão é que a análise seja feita em novo encontro agendado para 5 de agosto.

Segundo entidades de pesquisa ambiental e de saúde brasileiras e internacionais, as consequências do consumo humano do trigo transgênico e dos agrotóxicos utilizados em seu cultivo são potencialmente catastróficas e ainda não de todo conhecidas. A  Associação Brasileira da Indústria do Trigo estima que cada brasileiro consuma, em média, mais de 40 quilos do grão ao ano.

::Veneno no pão: entidades vão ao MPF contra liberação de trigo transgênico no país::

“O glufosinato de amônio, presente nos agrotóxicos utilizados no cultivo do trigo transgênico, pode causar alguns tipos de câncer. Também pode afetar o sistema reprodutivo, e é neurotóxico. Muitos riscos para um produto tão importante na alimentação humana”, afirmou ao Brasil de Fato o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, representante do ministério do Desenvolvimento Agrário na CTNBio entre 2008 e 2014 e colaborador da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida.

“Além disso, são muito raros os estudos de impactos deste veneno sobre organismos aquáticos, onde os problemas tendem a se magnificar, aumentando de concentração na cadeia alimentar: o (animal) maior come o menor, e os riscos crescem, até que chega a vez do pescador”, alerta.

Segundo divulgou o CTNBio, o adiamento é para solicitar informações à empresa multinacional Bioceres, entidade que requer a liberação do trigo no Brasil.

::Conheça o argentino que lucrará caso seja liberado o trigo transgênico::

“O fato de a CTNBio solicitar informações adicionais da empresa requerente demonstra a importância do alerta de cientistas, pesquisadores, consumidores e organizações, que evidenciaram as incongruências apresentadas no dossiê (feito pela Bioceres e apresentado à CTNBio em seu pedido) e na audiência pública realizada em outubro de 2020”, aponta a assessora jurídica da Terra de Direitos e integrante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Naiara Bittencourt.

Veneno no pão

O agrotóxico glufosinato de amônio é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como potencialmente cancerígeno. A modificação genética no trigo foi realizada exatamente para tornar a planta resistente ao produto, proibido na Europa e na maioria dos países desenvolvidos.

“[O glufosinato de amônio] é um herbicida especialmente danoso para plantas de folha estreita, como trigo, arroz e diversas gramíneas. O trigo tolerante não vai morrer, o veneno vai circular dentro dele, e alguma parte irá parar no grão destinado ao consumo humano”, explicou Melgarejo.

Edição: Vinícius Segalla


MG: Iepha divulga pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural

A tabela de pontuação provisória do programa ICMS Patrimônio Cultural, do exercício 2020, já está disponível...

Ministro da Saúde anuncia que 1,5 milhão de doses da Janssen chegam amanhã (22) no Brasil

Durante a audiência pública da Comissão Temporária da Covid - 19, no Senado, nesta segunda-feira (19,...

Horóscopo de terça-feira 22 de junho de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 22 de junho de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Meirelles e Caio Afiune trollam ex-BBBs e Viih Tube desmascara brincadeira: “É lisa demais”

Caio Afiune participa do ‘Foi Mau’ desta segunda-feira (21) e tira onda ao lado do apresentador Maurício Meirelles. O goiano conta que Juliette ainda...

The Strokes compartilham trecho da nova música 'Starting Again' no anúncio de Maya Wiley

The Strokes apresentou uma prévia de uma nova música chamada 'Starting Again' em um comercial para a candidata a prefeito de...