Stacey Kent, Jim Tomlinson e Jazz Sinfônica na semana do Dia dos Namorados

Na semana do Dia dos Namorados, no dia 13 de junho, às 21h, o famoso casal do jazz Stacey Kent e Jim Tomlinson apresentará um programa inédito ao lado da orquestra brasileira Jazz Sinfônica, na Sala São Paulo. O espetáculo faz parte do projeto “Música pela Cura” da TUCCA, que reverte 100% da bilheteria para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer.

 

O álbum lançado no último ano pela Sony Music, “I Know I Dream: The Orchestral Sessions”, traz famosas canções americanas, brasileiras e francesas, além de composições originais da cantora e do saxofonista. Recebeu críticas positivas, incluindo cinco estrelas na revista de Jazz norte americana ‘Downbeat’, venceu o prêmio Jazz Japan Awards em 2017 na categoria ‘Álbum do Ano’ e foi descrita pela All About Jazz como “mais uma joia em uma discografia, é um álbum que merece destaque por seu brilho”.

Stacey Kent
Stacey Kent

Sobre Stacey Kent:

Stacey Kent é uma cantora de jazz de renome, coleciona uma série de prêmios e honras, incluindo uma indicação ao Grammy. As vendas de álbuns superam os 2 milhões entre discos de Ouro, Duplo Disco de Ouro e Platina, conquistando inúmeras vezes a primeira posição nas paradas de sucesso ao longo de sua carreira. Conquistou também os prêmios British Jazz Award em 2001, BBC Jazz Award como melhor vocalista em 2002 e álbum do ano pelo BBC Jazz Award em 2006, além do Ordre des Arts et des Lettres em 2009.

Criada na costa leste dos EUA, se formou em Literatura Comparada no Sarah Lawrence College em Nova York. Viajou para a Europa para aprofundar seus estudos. Através de uma série de reviravoltas, ela se encontrou em Londres, onde se matriculou em um programa de pós-graduação na Escola de Música e Teatro de Guildhall, lugar em que conheceu seu futuro marido e parceiro musical, Jim Tomlinson.

Com um catálogo de 11 álbuns de estúdio, incluindo o “Breakfast On The Morning Tram” indicado ao GRAMMY (EMI / BLUE NOTE 2007) e uma impressionante lista de colaborações, Stacey agraciou os palcos de mais de 50 países ao longo de sua carreira.

Sobre Jim Tomlinson:

Jim Tomlinson
Jim Tomlinson

Jim Tomlinson é multi-instrumentista, compositor e produtor. Em seus 20 anos de carreira, realizou turnês e gravou com grandes nomes do mundo do Jazz. Primeiramente como saxofonista, sua abordagem melódica e afinidade com a música brasileira definiram sua sonoridade desde seus primeiros álbuns solos, “Only Trust Your Heart” (1998) e “Brazilian Sketches” (2000). Também gravou com alguns dos maiores nomes da música brasileira, incluindo Marcos Valle, Roberto Menescal, Danilo Caymmi e Fernanda Takai. Com Stacey, produziu 14 álbuns e fez arranjos para trios de jazz e orquestras sinfônicas. Como compositor, começou a atuar em 2006 para o álbum de Stacey indicado ao Grammy de 2007 e certificado Platina “Breakfast on the Morning Tram”, ao lado do premiado escritor Kazuo Ishiguro, vencedor do Prêmio Nobel de literatura, como letrista.

Sobre a Jazz Sinfônica:

Jazz Sinfônica
Jazz Sinfônica

A Orquestra Jazz Sinfônica Brasil foi criada em 1989. Com formação bastante singular, a Jazz Sinfônica une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é uma sonoridade exclusiva, que tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira por meio de arranjos contemporâneos e únicos, criados com exclusividade para o grupo.

Um dos grandes nomes da orquestra, responsável por transformar as melodias populares de compositores brasileiros em arranjos sinfônicos, foi Cyro Pereira (1929-2011), maestro dos Festivais da Record dos anos 1960 e um dos fundadores do grupo. Ele contribui de forma decisiva para a formação de uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham diariamente na criação de novos arranjos – o grupo produz, em média, 100 partituras por ano e conta com um acervo de mais de 2 mil peças.

A Jazz Sinfônica Brasil apresenta-se em concertos regulares na capital e interior do Estado de São Paulo. Entre outros, já tocou com Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Gonzalo Rubalcaba, Dee Dee Bridgewater e Paquito D’Rivera. Participou de eventos com exibições de filmes, como Encouraçado Poterkin e Metrópolis, tocando sua trilha ao vivo. No cinema, também ganhou seu primeiro documentário, em 2011: A Nave – uma viagem com a Jazz Sinfônica de SP. O diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica é João Maurício Galindo e Fábio Prado seu regente adjunto. Desde julho de 2017, a orquestra é administrada pela Fundação Padre Anchieta.

Sobre a TUCCA:

A TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Em 20 anos de atividade, já assistiu mais de 3.000 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. Para otimizar recursos, a TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no tratamento, pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais. Também conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família durante todo o período do tratamento e até que fiquem completamente bem.

Sobre o projeto “Música pela Cura”:

Em busca de alternativas para levar adiante a iniciativa de prestar assistência integral a crianças e adolescentes carentes com câncer, começam a vislumbrar novos tons e acordes. Chegam, então, a uma nova ideia: cativar pela música. Naquele momento foi criado o projeto “Música pela Cura” da TUCCA.

Os espetáculos são realizados através de leis de incentivo à cultura, com o fundamental apoio de patrocinadores e parceiros, e toda a renda obtida é destinada ao tratamento dos pacientes assistidos pela associação em parceria com o Hospital Santa Marcelina. “A arte a serviço do cuidado traz benefícios a todas as partes envolvidas, ao parceiro, ao colaborador e, em especial, ao paciente”, esta é a tônica do bem-sucedido projeto.

Ingressos:

R$ 60 – R$ 320