Teatro das Oprimidas realiza ocupação artística-virtual gratuita

Foto: Centro de Teatro do Oprimido
O projeto Teatro das Oprimidas, atuante direto na linha da Educação e Direitos Humanos, lança no dia 19 de junho uma ocupação artística-virtual gratuita, nas Redes Sociais do CTO.

A abertura da programação será às 10h45 com o “Café Feminista”, cuja mediação é feita por Maiara Carvalho, coordenadora do projeto. Em tom de bate-papo, a conversa envolve as mulheres participantes do projeto que abordarão temas centrais como feminismo, negritude, favela e arte.

A partir das 14h será apresentada “Vozes da favela”, quatro performances artísticas inéditas onde os participantes falam de suas vivências dentro das comunidades em que vivem.

Além disso, para celebrar a atuação popular dos 10 grupos teatrais ligados ao Centro de Teatro do Oprimido será lançado às 19h o teaser que traz uma homenagem aos grupos e às mulheres que criaram o TO. Toda programação estará disponível nas redes sociais da instituição.

“O Teatro das Oprimidas é resultado da necessidade de desenvolver produções teatrais nas quais as mulheres não sejam culpabilizadas pelas violências machistas que enfrentam, e de ampliar a participação de artistas-ativistas como facilitadoras desses processos de produção e do diálogo com o público nas sessões de Teatro Fórum” reitera Bárbara Santos, criadora da metodologia.

Desde 16 de março de 2020, o CTO conta com um novo colegiado gestor composto por duas mulheres negras e uma “bicha preta favelada da Maré”. Eloana Gentil, Maiara Carvalho e Gabriel Horsth passam a gestar esta instituição que foi fundada em 1986 e que agora conta com a força, empoderamento, conhecimento e potência dessas três pessoas oriundas de favelas e que começaram nos grupos do CTO, através de projetos apoiados pela Petrobrás.