Como configurar um VPN no Windows

Um VPN é uma ferramenta ótima para aumentar os níveis de segurança da sua conexão. A internet por si só não é lá muito segura, mas com um VPN você vai criar um túnel particular dentro dela para utilizar como bem entender.

Um VPN é uma ferramenta ótima para aumentar os níveis de segurança da sua conexão. A internet por si só não é lá muito segura, mas com um VPN você vai criar um túnel particular dentro dela para utilizar como bem entender. Seja por uma questão de trabalho ou estudo, acessar servidores de terceiros é uma atividade que apresenta riscos, a rede privada virtual vai ajudar com isso. Aqui vamos mostrar como configurar um VPN no seu Windows 10. Outras versões do Windows tem um passo a passo similar, mas alguns detalhes podem ser bastante diferentes. 

Configurando o VPN no Windows 

Se ainda não tem certeza de qual a importância de um VPN instalado e configurado corretamente, acesse este. Este artigo vai te dar alguns detalhes importantes. 

O primeiro passo é criar um perfil VPN:  

  1. Vá no menu iniciar, clique em configurações, rede e internet, VPN e adicione uma conexão VPN. 
  1. Para adicionar a conexão VPN, coloque Windows em um provedor VPN. Em nome da conexão, escolha um nome fácil de lembrar. Em nome ou endereço do servidor, insira o endereço do servidor VPN.  
  1. Em tipo de VPN, escolha o tipo de conexão VPN que quer criar. 
  1. Em tipo de informações de entrada coloque as credenciais que serão solicitadas para entrar, como usuário e senha. 
  1. Por último, basta clicar em salvar. 

O segundo passo é se conectar ao VPN: 

  • Na barra de tarefas, selecione o ícone da rede. 
  • Selecione a conexão VPN que quer usar e selecione conectar. 
  • Coloque a senha e o nome de usuário se for necessário. 
  • Uma vez conectado, a conexão VPN vai indicar tal conexão. 

Vantagens de usar um VPN 

Aumenta a privacidade de reuniões virtuais. Você pode usar VPN para esconder seu endereço IP, o que já aumenta sua privacidade e segurança. Esse é um dos principais motivos para as empresas usarem o VPN. Em reuniões de alto nível, é necessário discutir assuntos delicados e inclusive segredos. A espionagem industrial pode parecer coisa de filme, mas é um fato real. O VPN amplia a sua segurança neste cenário. 

Mais segurança em compras pela internet. Fazer compras pela internet nem sempre é seguro. Você pode estar sendo vítima de uma pessoa com más intenções monitorando a rede.  

Você estará em um verdadeiro escritório. Acessar o servidor da sua empresa a partir de casa pode ser uma situação perigosa. Com um VPN, o profissional vai se sentir mais seguro e à vontade para trabalhar. 

Proteção contra ataques. Com um VPN, há várias formas de autenticação, além de criptografia e outros meios que servem para proteger você de ataques. 

A melhor forma de usar o VPN 

O VPN é uma ferramenta que deve ser usada ocasionalmente. Não há necessidade de usar o VPN sempre que estiver na sua máquina, a menos que você só use a máquina em questão para trabalho. Acontece que algumas funcionalidades do VPN não são práticas em todo momento. É possível que o VPN dificulte a navegação na internet, portanto, escolha os momentos certos para usar essa ferramenta. 

No que diz respeito aos primeiros passos com a ferramenta. É necessário algum tipo de treinamento, especialmente falando sobre o uso de VPN nas empresas. No ambiente empresarial, é necessária uma atenção especial com a produtividade. O VPN não é lá o programa mais fácil de ser usado e algumas falhas podem surgir de tempos em tempos. 

Considerações finais 

Bom, este foi o nosso artigo sobre como configurar o seu VPN no Windows. Tenha em mente que ter e usar um VPN é apenas uma das práticas ideais para manter-se seguro. Cada prática de segurança adotada aumenta o seu nível de proteção. Você só vai ter uma verdadeira fortaleza quando estiver utilizando tantas práticas de segurança quanto possível.