Opera é o primeiro navegador da Web que vai permitir o uso de emojis em URLs e links

Opera, empresa por trás do navegador popular e multiplataforma de mesmo nome, anunciou uma novidade: o Opera se tornou o primeiro navegador a permitir o uso de endereços da web com emoji em suas URLs. O principal objetivo é trazer um novo nível de criatividade para o mundo online.

Pela primeira vez na história da Internet, os usuários poderão navegar na web e digitar uma sequência de emojis na barra de URL em vez de letras e palavras.

“A parceria marca uma grande mudança de paradigma na forma como a Internet funciona”, diz Jorgen Arnesen, EVP Mobile da Opera. “Já se passaram quase 30 anos desde que a World Wide Web foi lançada ao público e não houve muita inovação no espaço de weblinks. As pessoas ainda incluem ‘.com’ em suas URLs. Mas, agora, por meio da integração com a Yat, os usuários do Opera podem abandonar o ‘.com’ ou até mesmo palavras em seus links e usar emojis para serem direcionados aos sites. É novo, mais fácil e muito divertido”.

emojificação do Opera é possível através de uma parceria com a Yat, empresa que permite o uso de sequências personalizadas de emojis nas URLs. A integração centrada em emojis torna mais fácil para qualquer pessoa na Internet encontrar e ser direcionado para páginas da Yat, que são domínios exclusivos gerados quando uma Yat é criada a partir de uma sequência personalizada de emojis.

Os usuários podem personalizar a sua página da Yat ou redirecioná-la para qualquer outro lugar online. Artistas do mundo da música foram os primeiros a investir e usar as Yats. Por exemplo, a página Yat de Lil Wayne (👽🎵) direciona os usuários para a sua gravadora e a de Steve Aoki (y.at/🎂🎵) leva as pessoas ao site dele. G-Eazy (y.at/🦇🌹), Kesha (y.at/🌈🚀👽), Young Money, 3LAU (y.at/ ) e Disclosure  (y.at/😎🎵😎) também utilizam a ferramenta.

Com mais de 90% dos 4,6 bilhões de usuários da Internet em todo o mundo usando emojis para se expressar, a integração da Yats no navegador Opera abre a possibilidade e facilita que as pessoas estejam presentes no universo online. A integração diz respeito principalmente sobre funcionalidade e expressão. Em vez de digitar uma determinada palavra ou sigla em uma URL, os usuários do Opera agora podem se expressar na Web. Por exemplo, o seu site pode ser 🔥🐉 em vez de www.johnsmith24356.com.

“Se você é artista, músico, criador, proprietário de uma empresa ou apenas deseja aumentar os seus seguidores, essa integração é super importante para os seus negócios. A ferramenta facilita a conexão e o compartilhamento de conteúdo com a sua comunidade por meio de sequências exclusivas de emojis da Yat como links da Internet”, disse Naveen Jain, cofundador e CEO da Yat. “Esta integração é o testemunho da inovação contínua da Opera no espaço dos navegadores da Web. Estamos entusiasmados com a nossa parceria que visa tornar as URLs mais amigáveis e expressivas, ao mesmo tempo em que dá aos criadores mais visibilidade na Web.”

Após esta integração, os endereços da Web, que usam emojis da Yat no navegador Opera, não precisam mais utilizar no começo do link ‘.y.at’. Por exemplo, em vez de digitar ‘y.at/👽🎵‘, os usuários podem simplesmente inserir 👽🎵 em seus navegadores móveis e de desktop para acessar a gravadora de Lil Wayne. Além disso, emojis incorporados em páginas da Web agora serão vinculados à página Yat correspondente automaticamente. Assim, sempre que a Yat 😎🎵😎 da Disclosure aparecer em qualquer lugar na Internet, inclusive neste comunicado de imprensa, ele automaticamente vai estar vinculado à página da Yat.

Adotar os emojis como forma de expressão é mais um passo no compromisso da Opera de estar na vanguarda da inovação. Atualmente, os navegadores da empresa vêm com um conjunto de recursos exclusivos, incluindo um VPN gratuito, um bloqueador de anúncios e de rastreadores que possuem acesso direto a um conjunto de mensageiros, como WhatsApp, Telegram e outros. Os navegadores também incluem acesso integrado a serviços de streaming de música, como Apple Music, Spotify, TIDAL, YouTube Music, Gaana, e ao Twitter e ao Instagram. Assim, isso destaca o papel da Opera dentro da Web e ajuda os usuários do navegador a ficarem por dentro de tudo o que acontece na Internet e na vanguarda das mais recentes tendências online – e, agora, isso se aplica à Yats. 

Emojis em links e urls pelo Opera com Yat - Foto: Divulgação/ Opera - Lumi Pop
Emojis em links e urls pelo Opera com Yat – Foto: Divulgação/ Opera – Lumi Pop

Além disso, a Yat e a Opera estão lançando uma “caça ao tesouro”, ou seja, uma espécie de competição para comemorar o lançamento desta parceria. No EthDenver2022, os participantes irão adotar a nova integração para competir por sete NFTs Fvck Crystals criados pelo lendário artista de NFTs Fvckrender, que foram avaliados pelo preço mínimo de 2,89 Ethereum ou US$ 8907 (cotação no momento da redação desta nota).

Mais detalhes sobre o concurso abaixo:

  • A cada dia, o Puzzlemaster, que é um personagem do Yativerse, vai revelar uma pista e enviar os jogadores em uma “caça ao tesouro” em vários sites da Internet. Eles terão que procurar uma série de emojis para resolver o enigma.
  • A primeira pessoa a resolver corretamente o enigma será recompensada com um NFT do Fvckcrystal.
  • Os jogadores podem ganhar a disputa mais de uma vez!

Para mais informações sobre a competição, incluindo como se inscrever no concurso, clique aqui y.at/.

Sobre a Yat: 

A Yat Labs é a inventora e guardiã da Yats – uma solução de identidade baseada em emojis. Emojis são usados para transmitir emoções, contar histórias, conectar e compartilhar interesses de maneiras simples, o que torna a Yats uma nova maneira de se expressar online. Yats se tornou bastante popular desde o seu lançamento em 1º de fevereiro de 2021 e, hoje, a ferramenta está sendo usada por diversos artistas, como Lil Wayne, Common, G-Eazy, Questlove, Kesha, YFN Lucci, Disclosure e Mack Maine. A Yat está disponível para o público e qualquer pessoa pode criar a sua própria Yat, através do site: y.at

Sobre a Opera:

A Opera é uma inovadora global da Web com uma base engajada e crescente de centenas de milhões de usuários ativos mensais que buscam uma melhor experiência na Internet. A empresa já tem mais de 25 anos de inovação e começou com produtos para navegadores online. Agora, a Opera está alavancando a sua marca e a sua base de usuários altamente engajadas para expandir os seus negócios em novos segmentos. Hoje, a Opera oferece a usuários de todo o mundo uma variedade de produtos e serviços, que incluem navegadores para PC e dispositivos móveis, o leitor de notícias Opera News e aplicativos dedicados a jogos, criptomoedas, comércio eletrônico e classificados. Em 2018, a Opera introduziu o primeiro navegador com uma carteira de criptomoedas integrada e suporte para Web3. A Opera está sediada em Oslo, Noruega, e listada na bolsa de valores NASDAQ (OPRA).