Técnicas de SEO: 8 dicas a seguir para aumentar o tráfego e o ranking do site

Claro, você já sabe a importância de colocar as páginas do seu site entre as primeiras posições dos SERPs do Google. 

Isso porque páginas bem colocadas são um recurso para aumentar o tráfego orgânico para o seu site, aumentando a atração do usuário e a conversão.

Para atingir esses objetivos é necessário adotar as técnicas de SEO certas projetadas e adaptadas para atender aos critérios do algoritmo. 

No entanto, o algoritmo do Google muda ao longo do tempo e a cada atualização há fatores que podem ser mais relevantes do que os outros.

Assim, os critérios e técnicas de SEO não são permanentes precisamente dada a atualização contínua desses parâmetros. 

Além disso, deve-se considerar que é cada vez mais importante manter o posicionamento da qualidade da experiência que você oferece aos visitantes ou usuários que navegam em seu site.

Mas vamos ver em detalhes quais são as 8 dicas a seguir para aumentar o tráfego e o ranking do site com as técnicas certas de SEO.

1. Conteúdo valioso e relevante

Em primeiro lugar, entre as técnicas de SEO que está se tornando cada vez mais importante está a produção de conteúdo valioso relevante para as buscas de usuários e potenciais compradores. 

Esta é uma tendência que não vai mudar, potencialmente nunca, pelo contrário.

De fato, o Google tende a se tornar cada vez mais bom em identificar conteúdo que possa dar uma resposta às necessidades do usuário e que seja capaz de corresponder à sua intenção de pesquisa.

Conteúdo relevante também é importante para engajar o usuário uma vez que eles chegam ao site.  Painel SMM

Na verdade, se o usuário chegar no site com a intenção de procurar uma informação específica, serviço ou produto, mas depois não encontrá-lo, ele simplesmente voltará a sair da página em pouco tempo.

Isso significa perder a oportunidade de adquirir uma nova liderança e, ao mesmo tempo, gerar uma sensação de incerteza e decepção por parte do usuário, talvez enganado por uma página que não atenda às suas necessidades.

2. Experiência do Usuário (UX Experience)

Outra tendência que está se consolidando cada vez mais nos últimos anos e que também se tornou essencial para o SEO é a da UX Experience no site pelo usuário. 

Basta colocar, como no conteúdo, a estrutura e a experiência do site que você oferece para aqueles que chegam a uma determinada página também é essencial para adquirir um potencial cliente ou fã.

O termo UX foi criado pelo co-fundador do Nielsen Norman Group, e como ele sugeriu isso indica a interação do usuário com os canais de uma marca, que deve ocorrer sem barreiras, de forma simples e acessível.

Em poucas palavras, aplicando esse conceito ao mundo da web, quando os visitantes acessam o site, eles devem se encontrar na frente de páginas que carregam rapidamente.

Que podem ser bem vistas em seu smartphone, com menus intuitivos e elementos que podem tornar sua experiência rica e eficiente.

Este parâmetro é levado em conta pelo Google. 

3. Vídeo Marketing e SEO

Quando se trata de posicionamento em mecanismos de busca é necessário pensar sobre o poder que o marketing de vídeo está cada vez mais assumindo. 

Não é incomum, de fato, encontrar SERPs que entre as respostas primárias para o usuário apresentam vídeos.

Neste caso, especialmente se os concorrentes aparecem em serps com seus vídeos, o estudo e exploração desse conteúdo é quase obrigatório.

Otimizar seus vídeos, ter um canal no YouTube, inserir o vídeo também no site, são todas as ações que podem melhorar seu posicionamento.

Mas acima de tudo são estratégias que podem ajudá-lo a envolver o usuário e dar-lhe uma resposta concreta para uma certa necessidade.

dicas Técnicas de SEO
Técnicas de SEO: 8 dicas a seguir para aumentar o tráfego e o ranking do site

4. Entendendo os principais sinais vitais da Web do seu site

Muito importante para o SEO e para melhorar a classificação do site a compreensão dos Core Web Vitals do seu site. 

Mas o que são Core Web Vitals? Basicamente, são métricas usadas pelo Google para avaliar a experiência dos usuários nos sites.

Com a chegada do Google Page Experience torna-se cada vez mais importante cuidar dos principais sinais vitais da Web. Mas quais são os principais “elementos vitais” do site? 

Quais são as métricas que são levadas em conta pelos mecanismos de busca e, portanto, tornam-se relevantes para o SEO?

Estes incluem:

  • Velocidade da página: medir a velocidade da página é cada vez mais importante, um conteúdo deve ser carregado em pouco tempo, com um LCP ideal definido em 2,5 segundos.
  • Primeiro Atraso de Entrada (FID): Isso mede a capacidade de resposta da página. Neste caso, calculamos o tempo que leva uma página a se tornar interativa. O FID deve ser de cerca de 100 ms.
  • Estabilidade Visual (CLS): Esta é a quantidade de movimento inesperado que o layout de conteúdo da página visual pode ter. O CLS ideal deve ser inferior a 0,1.

Para medir esses parâmetros, você pode usar todos os instrumentos de medição disponibilizados pelo Google. 

O motor de busca atualizou, de fato, muitas de suas ferramentas para incluir as principais características de medição dos Núcleos Web Vitais.

É claro que a análise de desempenho e dados levará algum tempo, mas permitirá que você obtenha uma atualização interessante e várias ideias para o aprimoramento das páginas.

 5. Segurança do site 

Agora não é novidade que o Google entre os muitos fatores e parâmetros considera essencial e relevante também o status de segurança do site. 

Na verdade, o motor de busca cuida de analisar o estado de segurança do site.

Então, se você quer que a estratégia de SEO que você pensou seja realmente bem sucedida, você precisa adicionar alguns recursos de segurança e cuidar dos certificados SSL.

Além disso, diante de uma plateia de usuários que estão se tornando cada vez mais conscientes de quaisquer ameaças presentes online, a tendência de navegar apenas em sites seguros está se tornando cada vez mais importante.

Se um usuário não se sentir seguro navegando em seu site, a taxa de abandono será muito alta. 

Embora não seja realmente um fator relevante para o SEO, dada a sua importância para o usuário, atualizar e criar a legislação de privacidade correta é certamente relevante para um site e para aqueles que o alcançam.

6. Entendendo a intenção de pesquisa

Talvez nos últimos anos a palavra: a intenção de pesquisa, agora tenha entrado no seu vocabulário SEO. Press Release

Com as novas atualizações do algoritmo e com o uso de uma inteligência artificial cada vez mais avançada, o Google tem se tornado cada vez mais bom em entender as intenções dos usuários e responder corretamente. 

Entender a intenção de pesquisa é essencial.

7. E.A.T e SEO

São precisamente as diretrizes do Google que introduzem pela primeira vez o termo E.A.T. que é a sigla de expertise, autoridade e confiabilidade.

Esses três parâmetros são importantes para o SEO e são essenciais para um bom negócio online.

Hoje o SEO não é apenas a capacidade de otimizar um site e conteúdo, para poder escalar os SERPs que se tornou cada vez mais importante.

 Mas também a capacidade para trabalhar em sua marca e autoridade. 

Uma marca autoritária, popular e autêntica pode alcançar melhores resultados como parte de sua estratégia de SEO.

Construir a consciência certa da marca, aumentar as pesquisas de usuários com uma determinada marca dentro, ter um feedback positivo em termos de menções de sites influentes, redes sociais e jornais é um fator de classificação que não deve ser diminuído.

Trabalhar bem em seu E.A.T. não só ajuda o SEO, mas constrói uma identidade de marca que ajuda você a criar um negócio escalável.

Um negócio que é capaz de crescer ao longo do tempo, e para obter tráfego direcionado, para gerar cada vez mais conversões.

8. Construa os backlinks certos

No coração do SEO e da otimização do site estão os backlinks. 

Uma estratégia sólida de SEO em 2022 não pode ignorar a criação de links de alta qualidade que apontam corretamente para o seu site, comprar backlinks.

Backlinks são fundamentais para construir identidade e autoridade de marca. 

E como estabelecemos acima, hoje o fator EAT é cada vez mais importante e para fortalecer a marca, é necessária uma campanha de comunicação que seja capaz de atingir o maior número possível de usuários e que possa trazer mais tráfego para o site.

Conclusão

Não subestime ou ignore uma boa estratégia de construção de links. 

Mas sempre considere o quão importante é: ter links de alta qualidade, escolher os blogs e sites certos que hospedarão seu link, aproveitando essa oportunidade não só para melhorar o SEO, mas também a conscientização da sua marca.

Por fim, não basta usar links, mas também aproveitar as menções, graças a elas você pode aumentar o perfil autoritário da marca e obter resultados em termos de pesquisa “palavra-chave + marca” realmente importante.

Além de todas essas dicas, para conseguir visibilidade e notoriedade você pode contar com a Sua Imprensa. Um dos maiores divulgadores de notícias. 

Para saber mais entre em contato conosco pelo nosso email [email protected] ou via Whatsapp: 55 (19) 98916-4624.