Cinco coisas que todo profissional de TI precisa saber sobre Telemetria Aberta

A Telemetria Aberta (ou OpenTelemetry), estrutura de observabilidade composta por um conjunto de ferramentas, APIs e kits de desenvolvimento de software (SDKs), está sendo amplamente divulgada como elemento fundamental para permitir que as organizações ampliem, gerenciem e otimizem a visibilidade de toda a infraestrutura de TI em seus ambientes complexos de multicloud.

Segundo João Fabio de Valentin, Head Cisco AppDynamics para América Latina, “OpenTelemetry é atraente para as organizações que desejam atender às crescentes demandas dos clientes por experiências digitais completas. Mas com tanto ruído em torno do conceito de OpenTelemetry, é importante que se tenha uma compreensão clara desse novo padrão de dados e como ele pode ser aplicado para monitorar todo stack de aplicações e vincular diretamente o desempenho das aplicações aos resultados de negócios”.

Além de conhecer toda a gama de benefícios revolucionários que a Telemetria Aberta pode oferecer, os profissionais de TI também precisam reconhecer as limitações desse novo método de monitoramento para que possam garantir que tenham as devidas ferramentas e plataformas instaladas para maximizar todo o potencial da plataforma.

Com isso em mente, a AppDynamics, empresa do grupo Cisco, lista cinco fatores essenciais que todo profissional de TI deve saber sobre Telemetria Aberta:

A Telemetria Aberta é a “língua franca” da telemetria full-stack Por se tratar de um padrão de telemetria global, de fonte aberta, disponível a todos, sem qualquer custo envolvido, capaz de gerar, coletar e exportar métricas, a Telemetria Aberta tem sido implementada e apoiada por fornecedores de serviços em nuvem, fornecedores de observabilidade (incluindo a AppDynamics) e consumidores finais nos mais diferentes mercados.

Visibilidade em toda a infraestrutura de TI A Telemetria Aberta gera dados de telemetria em todo o stack de TI, onde, anteriormente, os profissionais tinham pouca visibilidade. Agora, podem obter visibilidade em tempo real de maneira fácil e rápida em qualquer ambiente.

Para empresas iniciantes é uma maneira ágil e econômica de criar observabilidade desde o primeiro dia, por meio de APIs e SDKs. Enquanto para grandes empresas, a plataforma permite o gerenciamento de dados em ambientes de TI cada vez mais fragmentados e complexos.

Flexibilidade, escolha e bloqueio de fornecedores A Telemetria Aberta elimina completamente os bloqueios de fornecedores que, anteriormente, foram uma barreira para muitas equipes de TI. Isso porque com a Telemetria Aberta, as empresas podem duplicar dados de desempenho e disponibilidade e enviá-los para vários lugares, sejam ferramentas específicas ou uma solução de observabilidade de nível empresarial.

Isso significa que qualquer equipe, seja CloudOps, SRE ou ITOps, tem liberdade e flexibilidade para escolher as ferramentas mais apropriadas para entender os dados de telemetria que coleta.

É necessário entender os dados da Telemetria  A Telemetria Aberta é excelente em coletar dados isolados e juntá-los, entretanto não oferece uma visão mais abrangente do desempenho. Em outras palavras, está apenas preocupada em gerar dados; o que não ajuda as equipes de TI a compreenderem os grandes volumes de dados que criam.

“É vital que os profissionais de TI entendam como consumir, processar e relacionar a riqueza de dados de telemetria em suas soluções de observabilidade full-stack, usando análises avançadas, machine learning e IA, para obter uma visão consolidada e integral de seus dados. Somente com esse nível de insight serão capazes de eliminar o ruído dos dados, tomar decisões fundamentadas e priorizar ações com base no impacto potencial para os negócios”, explica de Valentin.

A Telemetria Aberta precisa ser componente de uma estratégia de observabilidade full-stack A observabilidade full-stack tornou-se um foco importante para empresas em todos os setores. O último relatório da AppDynamics, The Journey to Observability, revelou que mais da metade (52%) das empresas brasileiras já iniciaram sua jornada em direção à observabilidade full-stack, enquanto 24% estão nos primeiros passos e 22% estão preparadas para iniciar este processo.

Sem dúvida, muitos estão agora olhando para a Telemetria Aberta como a principal facilitadora para atingir suas metas de observabilidade completa nos próximos meses. Eles reconhecem como essa estrutura aberta pode acelerar rapidamente seus esforços para gerar visibilidade unificada de 360° em seus ambientes de TI, incluindo nuvem local, pública e híbrida.

No entanto, para que a Telemetria Aberta cumpra sua promessa e forneça valor real, os profissionais precisam garantir que tenham as ferramentas para transformar os dados de telemetria em insights significativos. Eles precisam ser capazes de processar e integrar dados de telemetria em suas plataformas de observabilidade full-stack.

“As equipes que conseguirem fazer isso estarão perfeitamente posicionadas para avançar com seus programas de observabilidade full-stack, com os dados e insights necessários para otimizar o desempenho de TI e fornecer experiências digitais sempre completas”, afirma o executivo.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.