Descubra o melhor horário para postar no Instagram

Descobrir o melhor horário para postar fotos ou vídeos no Instagram não é nada fácil.

O melhor momento para publicar depende de muitos fatores que também são muito diferentes um do outro.

Existem algumas estatísticas para nos ajudar a entender quando postar fotos no Instagram.

As estatísticas dizem que os melhores horários para postar conteúdo são das 19:00 às 20:00 da noite imediatamente após recomendarem a postagem durante o horário que vai das 13:00 às 14:00 da tarde.

De acordo com as últimas análises feitas por gestores de mídia social e vários especialistas em marketing e comunicação.

O melhor momento ao postar fotos ou postagens no Instagram é precisamente o equivalente ao momento em que você acha que há mais fluxo de usuários online.

Os principais momentos de fluxo de usuários no Instagram são para almoço e jantar e logo após o almoço e jantar, pois as pessoas relaxam e depois controlam suas atividades nas redes sociais,

Claro que eles não relaxam durante o horário de trabalho!

Outro ótimo momento que podemos indicar para você postar suas fotos no Instagram e, claro, também vídeos e stories é no final da tarde quando as pessoas terminarem de trabalhar e estudar e querem relaxar.

Para saber mais detalhes sobre os melhores horários para fazer suas postagens e obter mais visibilidade com elas, continue lendo: 

Quando postar fotos ou fazer postagens no Instagram? Vamos ser precisos!

Não é fácil encontrar o melhor momento e saber quando postar fotos ou posts no Instagram, para alcançar a maioria de seus seguidores para que você tenha um bom valor de engajamento.

Mas o que é engajamento? Corresponde à medida da quantidade de interações (curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos) em um post publicado em uma rede social.

Quanto maior o engajamento, mais a rede social mostra o post para mais usuários, decretando o sucesso da publicação em termos de visualizações e muitas curtidas, isso muitas vezes levam a novos seguidores, comprar visualizações igtv

Agora vamos analisar individualmente os fatores a serem levados em conta, para poder entender quando publicar fotos no Instagram.

Esses fatores devem, no entanto, ser avaliados não apenas para fotos, mas para cada tipo de publicação, portanto também vídeos, stories e reels.

Hábitos de seus seguidores: usuários no Instagram são pessoas reais que na vida têm seu trabalho, estudo e outros compromissos, então nem todos estão ao mesmo tempo no Instagram porque estão engajados em suas atividades diárias.

Quando seus seguidores estão online no Instagram?

Ao postar no Instagram é importante ter interações imediatamente.

Em outras palavras, ao postar em um instante quando seus seguidores estão ao vivo, você dá aos seus uploads a chance de serem vistos e avaliados. 

O Instagram também recompensa postagens que recebem muitas interações nos primeiros 3-5 minutos de publicação.

Devemos sempre tentar publicar quando há a presença máxima de seguidores online.

Então, como você sabe quando postar no Instagram e se seus seguidores estão online?

Pergunte ao Instagram.

Vá de “Estatísticas” para “Audiência” e role um pouco para baixo, e você verá em quais dias da semana — e em que momentos aproximados — seus seguidores são mais ativos no Instagram.

As estatísticas do Instagram são muito bem feitas, é indispensável entender quando publicar posts no Instagram.

Esses dados lhe dão uma boa compreensão dos melhores horários para postar, com base em seu público.

Além disso, você também encontrará outras informações importantes, como sexo e idade de seus seguidores.

Instagram
Foto: Divulgação/Reprodução

O que eu recomendo para saber quando postar no Instagram

Estude os insights do seu perfil! Vá para as configurações de itens e dados estatísticos.

A visão geral mostra as contas alcançadas, interações com conteúdo e o número total de seguidores mostrados em valores percentuais.

Você também encontrará os dias e momentos em que seus seguidores estão presentes no Instagram, esses dados são de extrema importância para entender melhor quando postar.

Em detalhes no item de conteúdo você encontrará a visão geral do número de posts e stories que você compartilhou na semana e as imagens das postagens que você publicou com o número de visualizações.

Como já mencionado acima, os dados estatísticos do Instagram são fenomenais e devem ser usados sempre, painel revenda

Os dados mais importantes para saber quando postar no Instagram, você pode encontrar no final, onde as médias de horários em que seus seguidores estão no Instagram em um determinado dia, são mostrados.

Finalmente você saberá o melhor momento para postar no Instagram.

Quando é melhor postar no Instagram? Fatores importantes

Não há melhor momento para postar no Instagram, os melhores momentos são diferentes entre diferentes usuários.

Mas pode haver tempos mais adequados do que outros, que são diferentes do perfil ao perfil, e são influenciados sobretudo por dois fatores que afetam seus seguidores.

1. Hábitos no Instagram

Cada conta segue seu próprio crescimento e o fator hábito também entra em jogo, como temos acostumado nossos seguidores.

O hábito pode se tornar uma engrenagem extra! Hábito cria expectativa, o que significa?

Se você postar todos os dias às 18h, seus seguidores começarão a se acostumar com esse horário e às 18h cada um estará esperando pelo seu post. Uma ótima maneira de atraí-los para o seu perfil de forma consistente.

A vida também é composta de rotinas e hábitos que, neste caso, podem ser fundamentais para uma conta no Instagram. 

Aproveite essa necessidade de hábito!

Importante! Lembre-se que se você decidir mudar o horário de publicação, inicialmente seu público vai diminuir, porque terá que se acostumar com o novo horário.

Depois de um curto período de tempo, as interações aumentarão novamente. Mas nada te impede de voltar aos velhos tempos e ao velho hábito.

2. Como seu público é composto no Instagram

Outro fator importante para entender quando é melhor postar no Instagram, é a composição do seu público/seguidores.

A composição do público pode ser muito variada, por idade, entre outros fatores, e ter momentos de presença muito diferentes no Instagram. Será óbvio que um homem adulto que trabalha tem horários diversos comparado a um garoto de 16 anos.

Por exemplo, se você é um relato generalista que fala um pouco sobre tudo, o público será muito diversificado. Neste caso você tem que prestar muita atenção ao público e à presença no social.

Como fazer isso? Basta ler os dados estatísticos do Instagram onde os dias em que seus seguidores estão mais presentes são indicados e acima de tudo você tem que olhar bem, de fato muito bem os tempos em que eles estão presentes nas mídias sociais.

No início pode ser complicado, mas com o tempo e as tentativas você será capaz de encontrar o momento mais adequado para publicar e garantir que o post tenha muitas interações. 

Existe a hora certa para quando postar no Instagram?

Existe uma hora exata para postar no Instagram?

O momento exato não existe, mas certamente há a melhor hora para postar no Instagram.

Basta analisar todos os fatores explicados no artigo, ou seja, todas as estatísticas propostas pelo Instagram que levam você a conhecer os hábitos e características de seus seguidores.

Conhecer bem seus seguidores é crucial, pois são eles que assistirão e interagirão no seu perfil com suas fotos, stories, vídeos e reels.

Então podemos dizer que é o estudo dos seguidores que determina o melhor momento para poder postar no Instagram, o momento em que seus seguidores estão mais presentes nas redes sociais.

Obviamente, quando falamos sobre o melhor momento, estamos falando de um intervalo de tempo, geralmente de duas horas.

Você tem que fazer muitas tentativas, mudar tempos e dias. Tente e tentar de novo.

Com o tempo e o conhecimento de seus seguidores (leia sempre as estatísticas até duas ou três vezes) você saberá a melhor hora para postar no Instagram.

No começo vai parecer algo difícil, complicado, mas garanto que não é assim.

Com o tempo você vai entender bem o mecanismo e você será capaz de entender bem todas as estatísticas do Instagram.