Podcasts: mídia que conquistou brasileiros e apresenta novos formatos

Na atual tendência de podcasts, praticamente quase todos os temas e estilos estão disponíveis para quem já aderiu à nova mídia

Na atual tendência de podcasts, praticamente quase todos os temas e estilos estão disponíveis para quem já aderiu à nova mídia. De histórias virais até compartilhamento de experiências e análises, os podcasts geram um mercado em ascensão tanto para produtores de conteúdo quanto para quem consome informação.

Um dos fatores atrativos – diferencial em relação a outras formas de entretenimento – é a possibilidade de ouvir enquanto realiza outras atividades, como tarefas domésticas, outros acessos à internet, no trânsito, praticando atividades físicas etc. Além desse aspecto, a linguagem simples e envolvente, formato dinâmico e variedade de assuntos são outras características que contribuíram para que os podcasts entrassem para os hábitos de consumo no mundo todo, incluindo dos brasileiros.

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o percentual de usuários de internet que afirmaram ouvir esse formato passou de 13% em 2019 para 28% em 2021. Isso representou um aumento de 24 milhões de pessoas nesse período, tendo atingido 41 milhões de ouvintes no ano passado.

Crescimento semelhante dessa atividade no Brasil também foi registrado por estudo feito pela Globo em parceria com o Ibope: 57% dos entrevistados começaram a ouvir algum tipo de programa em áudio digital nos últimos dois anos. A maioria ouve de uma a três vezes por semana, com preferência para os mais curtos, com até 15 minutos – embora os com até 30 minutos também sejam muito consumidos.

Com uma audiência engajada, os podcast representam hoje uma mídia exponencial para a publicidade – já que atraem novos usuários e abrem espaço para a divulgação de marcas a um universo de consumidores mais receptivos. No mercado digital, a IAB Brasil e a Offerwise fizeram levantamento mostrando que mais de 70% dos entrevistados têm consumido conteúdos em áudio e adaptaram novos hábitos e rotinas nessa experiência.

Podcast - Photo by Unsplash
Podcast – Photo by Unsplash

Conteúdo para todos os públicos

São muitas as temáticas que geram conteúdo para áudios digitais. Os veículos de comunicação têm utilizado os podcasts tanto como informações exclusivas voltadas para esse formato como uma complementação de pautas que estão em alta. Alguns especiais resgatam fatos e curiosidades que despertam atenção e viram assuntos do momento. Já influenciadores digitais utilizam os recursos para dialogar diretamente com internautas em busca de gêneros de produção do seu interesse.

Não apenas imprensa e produtores de conteúdo independentes têm apostado no novo formato em série para se aproximar do público. Empresas, instituições e entidades encontraram nesse modelo um espaço nas plataformas de streaming cada vez mais acessadas. É o caso do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que recentemente lançou o seu primeiro podcast, apostando em um formato rápido e prático para complementar as programações culturais ao explorar bastidores e curiosidades da temporada de 2022.

Os podcasts também conquistaram nichos específicos de públicos. Entre eles, os de jogos eletrônicos ou online, que acompanham novidades do setor, com linguagens em termos e expressões específicas. Convidados especialistas e bastidores dão um toque especial para temas como poker ou discussões e entrevistas debatem o cenário disputado de eSports, por exemplo. Uma forma de se manter atualizado em um segmento com constantes novidades.

Conteúdo digital

O podcast é um conteúdo em áudio, que pode ser baixado em arquivo ou escutado diretamente em ferramentas de serviços de streaming – que também oferecem opções de músicas, vídeos e outras formas de entretenimento. Pode ser em formato de programa, série com episódios, entrevistas, histórias reais e fictícias, reportagens ou comentários, narração ou bate-papo, dentre outros.

Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer estão entre as plataformas mais utilizadas para ouvir esses conteúdos digitais. Assim como o rádio evoluiu para outras vertentes complementares e tecnológicas, o podcast passa por um processo de popularização com novos recursos para despertar novos interesses.O Spotify, por exemplo, já anunciou a chegada no Brasil do podcasts com vídeo. O Google Podcast integrou outras ferramentas para a reprodução dos áudios, como Google Assistente e Google Home. Já o Apple Podcast, através de atualizações do sistema operacional iOS dos aparelhos, tem apostado em melhorias para melhor eficiência em armazenamento de dados e arquivos