Google: conteúdo de qualidade é cada vez mais relevante para ranqueamento

Entenda quais são as práticas recomendadas para alcançar um bom posicionamento no sistema de buscas.

Estar presente na internet, seja por meio de um site ou blog, é uma estratégia para ampliar as oportunidades de negócio. Porém, só isso não basta. É preciso garantir que o conteúdo seja visto pelo público-alvo. Portanto, é necessário compreender os critérios de ranqueamento de mecanismos de busca como o Google.

A multinacional americana lançou uma nova versão do Google Search Essentials – que pode ser traduzido para o português como Fundamentos da Pesquisa Google – em outubro. O documento reúne informações sobre requisitos técnicos, políticas de spam e práticas recomendadas para que o conteúdo seja melhor ranqueado nas buscas realizadas pelos usuários. 

O Google é considerado a maior fonte de tráfego na internet. Isto significa que, na maioria das vezes, é por ele que as pessoas chegam a um site ou blog. Por isso, estar bem ranqueado no seu mecanismo de busca contribui para aumentar o tráfego e, assim, ter mais chances de conversão.

Para alcançar uma boa posição nas páginas de busca do Google, é necessário criar conteúdos otimizados sobre os assuntos relacionados ao negócio. Uma loja de roupas pode ranquear para busca sobre o termo “calça de alfaiataria”, por exemplo. Enquanto um profissional de saúde pode ter êxito na procura dos usuários sobre o que é uma determinada doença ou como é feito seu tratamento.

O trabalho é realizado a partir de estratégias como Search Engine Optimization (SEO), link building e Digital PR. Também é necessário compreender e seguir os critérios de ranqueamento definidos pelo Google para que o algoritmo perceba a relevância do site ou blog no momento de busca dos usuários.

De acordo com o Google, os critérios de ranqueamento têm o propósito de assegurar que os conteúdos úteis e confiáveis conquistem as primeiras posições no sistema de busca, para que sejam encontrados com maior facilidade por quem precisa. A nova versão do Google Search Essentials serve de base para o trabalho realizado por estrategistas de SEO e demais profissionais que atuam em agência de link building.

Conheça os critérios

Entre os requisitos técnicos para alcançar um bom posicionamento, o Google alerta que a estruturação do site deve permitir que o sistema do buscador – um bot capaz de ler códigos, mas também conteúdos – tenha acesso e possa fazer a indexação das páginas. Esse reconhecimento do Google a um domínio na internet o credencia a competir por espaços de ranqueamento em buscas orgânicas.

Superada a questão técnica, seu conteúdo é colocado à prova. Segundo o Google, a principal medida para ser bem ranqueado no sistema de buscas é criar conteúdos relevantes, com foco nas pessoas. Mais do que utilizar técnicas que atendam aos requisitos do bot, a informação deve ser útil e de qualidade.

Para isso, o buscador sugere que sejam feitas algumas perguntas antes da publicação, como: “o leitor terá aprendido o suficiente sobre o assunto após acessar o conteúdo?” e “a leitura irá promover uma experiência satisfatória?”.

Para além das configurações internas ao site – estrutura técnica e conteúdo –, estratégias fora da página, conhecidas como SEO off page são consideradas pelo Google. 

Em uma das vertentes, a política de spam alerta sobre práticas que não condizem com as diretrizes do buscador e, por isso, não só impactam no ranqueamento como também podem acarretar a remoção da página do index do Google. Nesta seção do documento estão incluídos comportamento enganoso, golpes, fraudes e assédio.

Outro ponto de atenção da política de spam é o uso de links, que continuam sendo parâmetros para o Google avaliar a autoridade das páginas. A prática do link building deve ser feita de forma correta para conquistar backlinks de qualidade.

Backlink é o termo dado ao link que um site ou blog recebe em outra página na internet. É considerado um voto de confiança e, por isso, a qualidade da menção também é avaliada pelo Google para determinar o posicionamento no sistema de busca. 

A qualidade do backlink está relacionada à confiança da página que menciona o link e, também, à contextualização da linkagem com as informações apresentadas. Dessa forma, é preciso evitar técnicas de SEO que são consideradas black hat, termo em inglês que significa chapéu preto e faz menção aos personagens de filmes do gênero western. Comprar, vender, trocar e programar links não são ações bem vistas pelo Google. 

Gerar links de baixa qualidade também pode impactar no ranqueamento, assim como, a criação de conteúdos superficiais, que pouco agregam em conhecimento ou que simplesmente usam o sistema de copiar e colar o que já existe na internet.

Tendências para 2023

O estudo Media Trends & Predictions 2023, realizado pela consultoria global Kantar, apontou cinco tendências para a mídia a partir de janeiro. A primeira delas é sobre o futuro da visualização. A expectativa é que os profissionais de marketing continuem investindo nos canais on-line, o que deve causar uma distribuição no orçamento das empresas e uma divisão da audiência.

Diante desta perspectiva, o marketing de conteúdo deverá ganhar cada vez mais espaço. Por isso, a necessidade de compreender as diretrizes do Google sobre ranqueamento. Investir em técnicas de SEO, link building, Digital PR e na criação de conteúdos relevantes são estratégias recomendadas para quem quiser se sobressair no mercado.

Outras tendências identificadas pela Kantar para o ano são a evolução do uso de dados, o desenvolvimento de novas tecnologias, o apoio do público para empresas socialmente responsáveis e o impacto da inflação sobre os custos e os investimentos das mídias