O Papel da IA na Transformação dos Jogos Olímpicos

Redacao Por Redacao - Equipe
6 Min Read

Nos últimos anos, a sociedade tem observado uma clara utilização da inteligência artificial nos mais diversos setores. A associação da IA obriga a vários desafios para que não existam utilizações danosas desta poderosa tecnologia. Contudo, a IA é uma ferramenta necessária e fundamental para várias situações e problemas, permitindo uma maior facilidade em diversas tarefas para o ser humano. 

ESTAMOS NAS REDES

Siga no Bluesky

Siga-nos no X (antigo Twitter)

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube

Participe do Canal no WhatsApp

O desporto é um dos setores onde a inteligência artificial mais teve impacto e mais impacto continuará a ter, com diferentes e distintas utilizações. No Spin City Casino isso é evidente, uma vez que utiliza uma segurança de última geração através da IA. 

Por outro lado, os Jogos Olímpicos, que acontecem neste Verão de 2024 em Paris , entre o dia 26 de julho e 11 de agosto, adotarão várias novas tecnologias que têm a IA como a principal tecnologia. Serão os primeiros Jogos Olímpicos que terão esses comportamentos evidenciados, permitindo uma enorme transformação no uso desta tecnologia. O Comité Olímpico afirmou que irá utilizar a inteligência artificial para a identificação de atletas promissores, desempenhos individuais e prevenção de assédios que ocorram online. No entanto, não é colocado de parte outras finalidades desta tecnologia muito promissora. 

Inteligência Artificial e Segurança

A segurança de todos os atletas e dos torcedores é sempre um dos grandes objetivos de todos os Jogos Olímpicos. Por essa razão, as entidades que regulamentam toda a segurança destes eventos desportivos tentam, ao máximo, conseguir as melhores ferramentas para assegurar esse objetivo. 

Atualmente, a inteligência artificial tem um papel fundamental para essa mesma proteção, permitindo uma análise excessiva e meticulosa de diversos dados obtidos a cada segundo. Assim, existe uma verificação instantânea de dados fotográficos, de vídeo, de mensagens, entre muitos outros que são recebidos pelas entidades responsáveis pela segurança. Toda esta segurança irá permitir que os torcedores e os atletas sintam-se mais seguros nestes eventos de grande dimensão mundial.  

O Desenvolvimento Pessoal com a Inteligência Artificial   

A IA não irá ajudar apenas na segurança nos Jogos Olímpicos, existem muitas outras mais valias desta tecnologia, nomeadamente, o desenvolvimento de cada atleta individual. Com a IA cada atleta poderá ter ajuda e personalização na preparação das suas provas, onde existirá uma análise a fundo de diversos dados obtidos por parte dos seus treinadores. Posto isto, cada competidor poderá:

  • Planear e personalizar o melhor método de treino;
  • Entender os melhores alimentos para uma recuperação rápida;
  • Identificar como deve preparar cada prova;

Todas estas mais valias levarão a que cada atleta consiga melhorar a sua performance durante os Jogos Olímpicos, percebendo quais metodologias são mais eficazes para si. Desta forma, muitos recordes mundiais podem começar a ser batidos com estas novas tecnologias, algo que é procurado constantemente por todos os atletas que chegam a estas fases competitivas.    

Análise de futuros atletas com a Inteligência Artificial

Paralelamente a estas mais valias que a IA pode dar a todos os atletas já formados, muitos novos atletas podem surgir com análises fundamentadas de diversos dados obtidos. O diretor comercial da Intel, Christoph Schell, afirmou que o uso da Inteligência Artificial consegue detectar indivíduos que podem vir a ser promissores em determinados esportes, utilizando dados básicos, como o tempo de reação e a altura de um único salto. Contudo, essa análise depois deve ser feita através de diversos comportamentos e dados que são obtidos do indivíduo, que, posteriormente, são analisados por um padrão de IA criado para esse objetivo.  

A incorporação da IA na Televisão

Muitas operadoras de televisão já começam a utilizar esta ferramenta para as suas emissões esportivas. A análise ao segundo de milhares de milhões de dados é impossível sem a utilização da Inteligência Artificial, contudo, ao utilizar esta funcionalidade todos esses dados serão processados e analisados com padrões pré definidos. 

Desta forma, as emissoras ao processarem esses dados conseguirão personalizar da melhor forma as suas sessões de esportes para os seus principais espectadores. Assim, conseguirão maiores audiências ao longo de todo os Jogos Olímpicos. 

Importância da IA 

Como é possível entender, a IA tem e terá um papel fundamental nos esportes nos próximos anos. Os Jogos Olímpicos não ficarão de fora, começando já a incorporar muitas novas tecnologias na sua realidade competitiva. Contudo, essa introdução não terá um impacto apenas nos atletas, pois a segurança dos espectadores e torcedores também será salvaguardada. 


LEIA TAMBÉM

Assim, é importante que os países e o comité olímpico tenham um grande investimento nesta tecnologia de IA. Pois, não só permite uma maior proteção dos seus intervenientes, como também levará a um maior desenvolvimento de todos os atletas e esportes. Permitindo um ganho em termos de visualizações e entretenimento para todos!

Compartilhe esta notícia

Assine nossa Newsletter