BEING MARY TYLER MOORE, DOCUMENTÁRIO ORIGINAL DA HBO, ESTREIA DIA 26 DE MAIO

Produção revela um olhar revelador sobre a carreira pioneira e a vida particular da atriz Mary Tyler Moore
 

Clique aqui para assistir ao trailer
 

Miami, 19 de maio de 2023 – O documentário original da HBO, BEING MARY TYLER MOORE, dirigido pelo cineasta vencedor do Emmy® James Adolphus (“Soul of a Nation”) e produzido por Lena Waithe (“A Thousand and One”), Debra Martin Chase (“Harriet”) e Ben Selkow (“Q: No Olho da Tempestade” da HBO), lança na sexta-feira, 26 de maio, às 21h, na HBO e na HBO Max. O filme fez sua estreia mundial no SXSW Festival 2023.
 

Com acesso sem precedentes ao vasto arquivo de Mary Tyler Moore, BEING MARY TYLER MOORE apresenta o ícone da tela cuja carreira durou sessenta anos. Combinando a narrativa pessoal de Moore com o ritmo de suas conquistas profissionais, o filme destaca seus papéis inovadores e o impacto permanente que ela teve nas gerações de mulheres que a seguiram.
 

A carreira de Moore quebrou fronteiras em diferentes momentos, principalmente em seus papéis cômicos como Laura Petrie na comédia dos anos 1960, “The Dick Van Dyke Show”, e como a solteira profissional Mary Richards em “The Mary Tyler Moore Show” na década de 1970, ambos os quais a colocaram na vanguarda da representação feminina na televisão. Reconhecendo que muito de si mesma estava entrelaçada em seus personagens lúdicos, ela lutou nos bastidores, lidando privadamente com uma tragédia imensurável que se repetiu em sua interpretação de uma mãe enlutada no filme “Gente Como a Gente”, pelo qual foi indicada ao Oscar em 1980.
 

Nos últimos trinta e cinco anos de sua vida, Moore passou por um período transformador de autodescoberta, mudando-se para a cidade de Nova Iorque, encontrando o amor verdadeiro e tornando-se uma defensora global impactante da pesquisa sobre diabetes. BEING MARY TYLER MOORE documenta a vida de uma artista complexa que mudou a dinâmica de como as mulheres eram retratadas na televisão, que teve uma influência de longo alcance nos negócios por meio de sua própria produtora e ajudou a trazer uma grande mudança por meio de seu trabalho como Presidente Internacional da Fundação de Pesquisa em Diabetes Juvenil (JDRF).

Dando voz ao filme estão familiares, colegas e pessoas cujas as vidas foram tocadas por Mary Tyler, incluindo os diretores Rob Reiner, Michael Lindsay-Hogg, e Jim Burrows, os atores Ed Asner, Julia Louis-Dreyfus, Lena Waithe, Phylicia Rashad, Bernadette Peters e Joel Grey, os escritores e produtores Allan Burns, James L. Brooks, Norman Lear, Debra Martin Chase, Treva Silverman, Susan Silver e o marido de Moore, Dr. S. Robert Levine.
 

BEING MARY TYLER MOORE é uma produção HBO Documentary Films em associação com a FIFTH SEASON. Produzido por Hillman Grad, Debra Martin Chase, The Mission Entertainment e da Good Trouble Studios. Com direção de James Adolphus, produção de Ben Selkow, James Adolphus, Lena Waithe, Rishi Rajani, Debra Martin Chase, Andrew C. Coles, Laura Gardner e produção executiva de S. Robert Levine, MD e Michael Bernstein. O documentário é também dos produtores executivos da HBO, Nancy Abraham e Lisa Heller, além de Anna Klein como produtora coordenadora.