Testemunha de acusação de processo contra Alejandro Toledo morre em Israel

Uma das principais testemunhas de acusação no caso aberto por lavagem de dinheiro contra o ex-presidente do Peru Alejandro Toledo, o empresário Josef Maiman, morreu neste sábado, em Israel, segundo veiculou a imprensa do país sul-americano

Lima, 9 out (EFE).- Uma das principais testemunhas de acusação no caso aberto por lavagem de dinheiro contra o ex-presidente do Peru Alejandro Toledo, o empresário Josef Maiman, morreu neste sábado, em Israel, segundo veiculou a imprensa do país sul-americano.

Julio Mazuelos, advogado do empresário que tinha 75 anos, confirmou à emissora de televisão “RPP Noticias” e ao jornal “El Comercio” que o cliente tinha diversos problemas de saúde e faleceu em casa, na cidade de Herzliya.

Maiman, que era amigo de longa data de Toledo, firmou em 2019 um acordo de delação com o Ministérip Público peruano, para testemunhar sobre como o ex-presidente utilizou contas de suas empresas para ocultar propinas milionárias.

O empresário confirmou aos promotores que as empresas que possuía foram utilizadas para desviar os pagamentos supostamente feitos pelas empreiteiras brasileira Odebrecht e Camargo Corrêa à Toledo, em troca da concessão das obras da rodovia Interoceánica Sur.

A partir dessas empresas ‘offshore’ de Maiman, sediadas em paraísos fiscais, os fundos foram transferidos para a companha Ecoteva, fundada em 2012, na Costa Rica, em sociedade com a sogra do ex-presidente, Eva Fernenburg.

No início deste mês, a justiça dos Estados Unidos aprovou a extradição de Toledo, de 75 anos, para o Peru, para que ele pudesse responder às acusações de ter recebido até US$ 35 milhões (R$ 192,7 milhões) da Odebrecht, quando era presidente do país.

O político foi detido em 2019, no estado americano da Califórnia, onde residiu nos anos anteriores. Durante oito meses, ficou detido até março de 2020, quando passou a cumprir regime domiciliar, devido a pandemia da covid-19. EFE