Trump alerta para 'dolorosas duas semanas', já que autoridades prevêem até 240.000 mortes de coronavírus nos EUA

Donald Trump has warned America to brace for a “very, very painful two weeks” as the White House projected that the coronavirus pandemic could claim 100,000 to 240,000 lives, even if current social distancing guidelines are maintained. Striking an unusually sombre tone at the start a marathon two-hour briefing, the US president defended his early…

Donald Trump alertou os Estados Unidos para que se preparem por “duas semanas muito, muito dolorosas”, pois a Casa Branca projetou que a pandemia de coronavírus poderia levar de 100.000 a 240.000 vidas, mesmo se as atuais diretrizes de distanciamento social são mantidas.

Ao dar um tom incomumente sombrio no início de uma maratona de duas horas, o presidente dos EUA defendeu seu tratamento precoce da crise e exibiu modelos que, segundo ele, justificavam sua decisão de manter grande parte da economia fechada.

“Quero que todo americano esteja preparado para os dias difíceis que estão pela frente”, disse Trump a repórteres na Casa Branca. “Vamos passar por duas semanas muito difíceis. Serão duas semanas muito dolorosas, muito, muito dolorosas. ”

O número de mortos nos EUA pelo coronavírus ultrapassou 3.800 na terça-feira, eclipsando a contagem oficial da China. Trump foi amplamente condenado por exacerbar a crise por não preparar kits de teste, aparelhos de respiração e outros equipamentos.

Na terça-feira, seus especialistas disseram que seus modelos mostraram que entre 100.000 e 240.000 americanos poderiam morrer de coronavírus, mesmo que o país mantenha medidas de mitigação.

A Dra. Deborah Birx, coordenadora de resposta à força-tarefa de coronavírus da Casa Branca, disse a repórteres que os modelos mostram o pior cenário possível entre mortes de 1,5 a 2,2 milhões nos EUA “sem mitigação”.

Mas, com as medidas implementadas, ela acrescentou, a “montanha” poderia ser reduzida a uma “colina” que projeta de 100.000 a 240.000 mortes – ainda um total impressionante. Ela enfatizou que o número poderia ser menor se as pessoas mudassem seu comportamento.

Ela exibiu um gráfico no qual Nova York tinha de longe os casos mais cumulativos, seguida por Nova Jersey e os outros 48 estados agrupados. Birx expressou esperança de que o distanciamento social possa impedir grandes surtos nesses estados.

A mitigação precoce que diminuiu a propagação de doenças na Califórnia e no estado de Washington “nos dá grande esperança”, acrescentou. “São as comunidades que farão isso. Não há bala mágica. Não há vacina mágica ou terapia. É apenas comportamento. ”

Perguntado se os americanos estão preparados para a probabilidade de haver 100.000 americanos que morrem com esse vírus, o Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse: “A resposta é sim. Por mais preocupante que seja o número, devemos estar preparados para isso.

“Vai ser tanto assim? Espero que não, e acho que quanto mais insistirmos na mitigação, menor será a probabilidade desse número … Estamos realmente convencidos de que a mitigação fará o truque para nós. ”

Ele acrescentou: “Continuaremos vendo as coisas melhorarem. Não podemos ficar desanimados com isso, porque a mitigação está realmente funcionando … Agora é a hora, sempre que você está tendo efeito, de não tirar o pé do acelerador e do freio, mas apenas pressioná-lo no acelerador. . E é isso que espero e sei que podemos fazer nos próximos 30 dias. ”

Trump acabou prestando atenção a esses conselhos e pesquisas de opinião, depois de declarar anteriormente uma ambição de reiniciar a economia na Páscoa. Ele anunciou no domingo que estenderia até 30 de abril as diretrizes que incitavam os americanos a interromper as reuniões sociais, trabalhar em casa, suspender a aprendizagem no local nas escolas e muito mais em um esforço nacional para conter a propagação do vírus. )

Trump falou após outro dia ruim para o mercado de ações. O Dow Jones Industrial Average caiu mais de 400 pontos, ou cerca de 1,9%, para selar o pior final do primeiro trimestre de seus 135 anos de história.

Mas o presidente defendeu o desligamento de boa parte da economia, tentando reescrever a história. Trump, que em discursos e no Twitter comparou o Covid-19 à gripe comum, disse: “Muitas pessoas disseram:‘ Vá em frente. Não faça nada, apenas siga em frente. E pense nisso como gripe. ‘Mas não é gripe. É cruel. ”

E, à medida que o briefing avançava, mais do velho Trump surgiu. Ele fez alegações enganosas sobre as restrições de viagens antecipadas que impôs à China e à Europa e, apesar de reclamações dos governadores estaduais , defendeu o fornecimento de ventiladores e outros equipamentos.

Embora os especialistas em saúde pública tenham despertado o alarme cedo, com base em relatórios da China, o presidente afirmou: “Ninguém sabia o quão contagioso isso era. Eu acho que nenhum médico sabia disso na época. As pessoas não viram nada assim. ”

Trump negou que sua subestimação precoce do vírus tenha dado às pessoas uma falsa sensação de segurança e demitiu críticos que disseram que ele deveria estar mais disposto a fornecer más notícias. “É muito fácil ser negativo, mas também quero dar esperança às pessoas”, disse ele. “Não sou de más notícias. Eu quero dar esperança às pessoas. Quero dar às pessoas a sensação de que todos temos uma chance. ”

E, tentando colocar seus próprios esforços sob uma luz positiva, ele observou que, sem suas diretrizes de mitigação, os modelos mostram que o número de mortos poderia ter atingido 2,2 milhões. “Você teria pessoas morrendo por todo o lugar.

“Você teria visto pessoas morrendo em aviões, você teria visto pessoas morrendo em saguões de hotéis. Quantas pessoas já viram alguém morrer? Você teria visto a morte por todo o lado. ”

O presidente acrescentou: “Cem mil são, de acordo com a modelagem, um número muito baixo”. Mas ele também descreveu a figura como “muito preocupante”.

Perguntou-se a Trump se, como sugeriu o líder da maioria no Senado Republicano Mitch McConnell, ele estava distraído com o julgamento de impeachment em janeiro. “Não acho que agisse de maneira diferente”, respondeu ele. “Não acho que agisse mais rápido.”

Na ampla sessão, também houve uma pergunta sobre um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que propôs que o coronavírus pudesse ser transportado em gotículas a uma distância de 27 pés. Fauci respondeu: “Isso realmente pode ser terrivelmente enganoso … Isso não é prático … É um espirro de atchoo muito, muito robusto, vigoroso.”

Consulte Mais informação