10 anos do Parque Madureira Mestre Monarco terá Fernanda Abreu e 83 convidados

“EU VOU TORCER PELA PAZ, PELO AMOR GERAL, POR MADUREIRA”

Inaugurado em 2012, o Parque Madureira Mestre Monarco é um dos projetos urbanísticos mais bem sucedidos da história recente do nosso país, transformando uma área de 450 mil metros quadrados em uma gigante área de lazer e cultura para os moradores de Madureira e região. É o terceiro maior parque da cidade do Rio de Janeiro e sua existência garante a conservação do enorme legado da cultura riquíssima da zona norte, um dos importantes berços da cultura carioca.

Em 2022, o Parque comemora 10 anos e a artista Fernanda Abreu se junta à prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura pra apresentar sua FESTA AMOR GERAL. Idealizado e dirigido por Fernanda, o evento presenteia o bairro de Madureira e seu entorno com um show potente reunindo nomes consolidados da música brasileira, velha guarda do samba, nomes em ascensão do hip-hop e rap e outras expressões artísticas. Um grande encontro, reunindo 83 artistas de música, dança, moda e artes visuais. Com uma banda poderosa, Djs, dança contemporânea, passinho, charme, jongo, bate bolas, samba, a comemoração reúne tradição e modernidade no palco principal do parque, num grande e necessário intercâmbio entre artistas consagrados e novos talentos locais homenageando a rica cultura do bairro de Madureira. 

 “Amor Geral” está no coletivo e na simbólica relação entre amor e ódio, dois poderosos sentimentos que movem a humanidade. Em um mundo cada vez mais naturalizado pelo discurso de ódio, o amor é a resposta mais poderosa para promover o respeito ao próximo. Esse é o norte da FESTA AMOR GERAL com duração de quatro horas e meia e 100% gratuita!

Em mais 30 anos de carreira solo, Fernanda Abreu sempre se destacou por ser uma artista que constrói uma ponte entre o morro e o asfalto, entre a zona norte e a zona sul, exercendo um trabalho importante no diálogo e na inserção de artistas periféricos em grandes palcos importantes do nosso país. A Zona Norte está presente em sua obra assim como as referências mais apuradas do universo da música negra, da dança, das artes visuais, da moda e também da tecnologia. Fernanda é considerada a mãe do pop dançante brasileiro, a madrinha do funk carioca e uma das grandes vozes do Rio de Janeiro. A anfitriã perfeita para essa grande celebração. 

O “PARQUE MADUREIRA MESTRE MONARCO” COMEMORA 10 ANOS E   FERNANDA ABREU LEVA SUA FESTA AMOR GERAL COM 83 CONVIDADOS
O “PARQUE MADUREIRA MESTRE MONARCO” COMEMORA 10 ANOS E FERNANDA ABREU LEVA SUA FESTA AMOR GERAL COM 83 CONVIDADOS

São mais de 300 profissionais trabalhando diretamente na montagem desse espetáculo e seu entorno para que o Parque Madureira celebre sua primeira década. Uma grande estrutura equivalente a encontrada em festivais de música. Palco, som, luz, telão de led, segurança, camarins, banheiros químicos, brigada de incêndio, ambulância e muito mais, para atender o público presente num espaço preparado pra receber até 15 mil pessoas. Profissionais indiretos também se beneficiam com a oferta de produtos e serviços locais durante uma semana de montagem, ensaio geral e, claro, no dia 25, quando acontece nossa festa. 

A FESTA AMOR GERAL É MÚSICA, É DANÇA, É MODA, É ARTE VISUAL… É MADUREIRA!

FESTA AMOR GERAL – 10 ANOS PARQUE DE MADUREIRA, tem a criação, curadoria e direção artística geral de Fernanda Abreu, patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, e foi abraçada pelo projeto “Zonas de Cultura” – uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que visa fortalecer a produção artística e economia criativa de regiões da cidade como o bairro de Madureira e seu entorno.

No roteiro – ininterrupto – da festa, além de apresentar o show AMOR GERAL, Fernanda Abreu recebe seus convidados e comenta:

MART’NÁLIA –  “Mart’nália e eu somos parceiras há muitos anos e ela é a voz que une a tradição do samba com a moderna MPB além de ser a nossa  embaixadora da simpatia!” 

SANDRA SÁ – “Eu e Sandra já nos cruzamos em diversos palcos do país e ela representa a força da música preta brasileira. É a nossa rainha do soul!” 

DJ MARLBORO – “Conheço Marlboro desde 1989 e testemunhei durante esses mais de 30 anos a sua importância na construção da cultura funkeira. Ele é o  “pai” do funk desde  o lançamento do seu  álbum Funk Brasil! 

CORELLO DJ – “ É ícone e foi o inventor da expressão “charme” . Desde 1990 tenho o prazer de acompanhar Corello nos bailes charme e sou muito fã da sua história e seu som !

DUGHETTU – “Dughettu foi fundamental para nosso evento. Quando idealizei o projeto, Marcelo foi a primeira pessoa que procurei. O convidei para ser o mestre de cerimônia  do evento e também participar da curadoria trazendo novos talentos de Madureira. Fui até a DuTo, produtora/gravadora que ele dirige no bairro, e conheci varios artistas da música, dança, moda e performance. 

BATERIA DA PORTELA – “Já imaginaram o quão maravilhoso será ver a bateria da Portela ganhando o palco do parque que traz Monarco no nome? São 99 anos de pura tradição! Fora que sou fã do meu amigo e mestre da bateria, Nilo Sérgio! 

VELHA GUARDA SHOW DO IMPÉRIO SERRANO – Desde pequena a Império Serrano me encanta. Nunca esqueço a sensação quando ouvi pela primeira vez o samba ‘Aquarela Brasileira’ de Silas de Oliveira. Acabei gravando e será uma alegria estar com a Velha Guarda no palco!

CIA DE ARUANDA – Eu queria uma representação do jongo nessa Festa e telefonei pra Pretinho da Serrinha que me indicou a Cia de Aruanda. Uma companhia de jovens que resgata a ancestralidade e as tradições do jongo mantendo viva essa cultura.

LARAH DEAL, KING E COLD JAS – “ é muito bom ter uma representação feminina tão forte e inovadora como essas meninas talentosas de Madureira no pop, no rap e no trap”!

DU BROWN – “DJ e rapper com identidade marcante e influências de hip-hop, funk e trap e que irá acompanhar as meninas da DuTo”

ABACAXI – PINA FASHION – “Já estava de olho no estilista Abacaxi e quando Dughettu me sugeriu seu nome, fiquei feliz com a coincidência. Ele faz um mix da moda urbana ambulante de Madureira. 

OBA OBA – URBAN DANCE – “Esses artistas fazem uma performance incrível de dança inspirada no movimento dos tradicionais bate bolas de Madureira”. 

FOCUS CIA DE DANÇA – “Minha parceria com a Focus é antiga, subimos no palco juntos pela primeira vez no Rock in Rio e o show ficou entre os melhores daquele ano, um grande presente pra gente. Eles não poderiam estar de fora desta grande festa.” 

DANÇA CHARME & CIA – “Não tem como pensar em manifestação artística de Madureira sem falar do Baile Charme do Viaduto. Meus amigos Chocolate, Dudu e Luciano, charmeiros que participaram do meu clipe de “Rio 40 graus” em 1992, me sugeriram a Dança Charme e Cia pra estarem comigo nessa festa! 

PASSINHO: NEGUEBITES + SHEICK + PABLINHO + HILTINHO – “Há uns 10 anos atrás fui convidada pra ser jurada das “Batalhas do Passinho”, movimento de dança que começava a surgir nas favelas cariocas. Foram nessas batalhas que conheci e me encantei com o talento de Hiltinho, Pablinho, Neguebites e Sheick! Que bailarinos maravilhosos! Desde então, sempre que posso os convido pra estarem comigo em shows pelo Brasil”

“É um grande prazer ter a oportunidade de juntar todos esses artistas incríveis numa noite tão especial e afirmativa da nossa cultura carioca tão rica e diversa espalhando AMOR pra GERAL!” 

SERVIÇO

Evento Gratuito 

Dia: 25/06 – Sábado

Hora: 20h

Local: Parque de Madureira Mestre Monarco – R. Soares Caldeira, 115 – Madureira, Rio de Janeiro

Classificação indicativa: Livre

Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura

Realização: Garota Sangue Bom

FICHA TÉCNICA

FERNANDA ABREU – direção geral

LUIZ STEIN – direção de arte e cenografia

BRUNO KATZER e MAICON AZEREDO – produção executiva

TUTO FERRAZ – produção musical

THAIS BERNARDINI – coordenação artística

ROGÉRIO S – figurino

BEBEL PRATES – assessoria de imprensa

GRAZI CAETANO – direção de produção

CARLOS FIRMINO – light designer

RONALDO LIMA E FERNANDO LEITE – engenharia de som

BANDA FERNANDA ABREU

TUTO FERRAZ – bateria, programação eletrônica

ANDRÉ CARNEIRO – baixo

FERNANDO VIDAL – guitarra

DANILO ANDRADE – teclado

ALEGRIA MATTOS – vocal

VICTÓRYA DEVIN – bailarina

ARTISTAS CONVIDADOS

MART’NÁLIA

SANDRA SÁ

BATERIA DA PORTELA

VELHA GUARDA DO IMPÉRIO SERRANO

CORELLO DJ

DJ MARLBORO

DUTO LIVE SESSIONS: LARAH DEAL / KING / COLD JAS / DU BROWN / OBA OBA – URBAN DANCE / 

ABACAXI – PIÑA FASHION

CIA DE ARUANDA

FOCUS CIA DE DANÇA

DUGHETTU

DANÇA CHARME E CIA

PASSINHO : HILTINHO, SHEICK, PABLINHO E NEGUEBITES 

www.fernandaabreu.com.br

https://www.youtube.com/fernandaabreu
https://www.instagram.com/fernandaabreureal
https://www.facebook.com/fernandaabreureal