Hacker

Adolescente confessa ter hackeado conta da primeira-dama Janja no X

PF cumpriu mandados de busca e apreensão no DF e em MG

Janja Lula da Silva - Foto: Divulgação
Janja Lula da Silva - Foto: Divulgação

Um adolescente de 17 anos confessou à Polícia Federal que invadiu a conta da primeira-dama, Janja Lula da Silva, no X (ex-Twitter). A informação foi confirmada pela PF nesta quinta-feira (14).

O que você precisa saber:

  • Um adolescente de 17 anos confessou à Polícia Federal que invadiu a conta da primeira-dama, Janja Lula da Silva, no X (ex-Twitter).
  • A invasão ocorreu na noite da última segunda-feira (11).
  • O hacker fez diversas publicações ofensivas contra Janja, o presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
  • A conta foi bloqueada pouco tempo depois a pedido da PF.

O adolescente, que não teve a identidade divulgada, foi alvo de busca e apreensão no Distrito Federal nesta quinta-feira. Durante a operação, ele já havia dito a policiais que invadiu o perfil de Janja, e repetiu a confissão em depoimento formal à PF.

O perfil da primeira-dama foi invadido na noite da última segunda-feira (11). O hacker fez diversas publicações ofensivas contra Janja, o presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A conta foi bloqueada pouco tempo depois a pedido da PF.

Durante a invasão, o hacker ainda disse que estava “nem aí” para a possibilidade de ser preso e ainda criticou o Judiciário do país. “Eu quero avisar que estou ciente que a PF está investigando isso daqui. Eu não estou nem aí, eu sei que vai dar alguma coisa, talvez dê, talvez não dê, depende do sistema judiciário desse país, que é quebrado, por sinal”, afirmou em áudio divulgado às 22h07 daquele dia.

A PF já havia cumprido mandados em Belo Horizonte e Ribeirão Neves, ambas as cidades na Grande Belo Horizonte (MG). Um dos suspeitos, de 25 anos, foi ouvido e liberado.

Investigadores apuram se os dois suspeitos identificados em Minas Gerais atuaram em conjunto com o adolescente que confessou o crime para hackear o perfil de Janja.