Agro Nacional destaca como ciclo curto na criação de bois ajuda ambiente

DivulgaçãoA TV Brasil leva ao ar neste domingo (21), às 9h, mais uma edição inédita do programa Agro Nacional. Entre outras pautas, a atração da emissora pública revela como o ciclo curto na criação de bovinos pode ajudar o meio ambiente. 

Para mostrar a iniciativa, a produção desembarca em uma fazenda em Goiás que investe em técnicas que ajudam a reduzir a emissão de gás metano, auxiliando no combate às mudanças climáticas. O metano é o segundo gás de efeito estufa mais presente na atmosfera, por isso as ações para redução de emissões são importantes.

O episódio deste domingo destaca também como a energia solar vem sendo cada vez mais utilizada no setor agropecuário. Nesta matéria, o programa vai até uma propriedade no Piauí que tem capacidade de gerar 315 kilowatt pico através da captação fotovoltaica.

Ainda durante a edição, o público conhece um estudo chamado MRV – monitoramento, relato e verificação – conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciativa que contribui para a sustentabilidade do nosso planeta, a pesquisa monitora a emissão e sequestro de gases de efeito estufa nas propriedades rurais.

A produção também foi até Dourados, em Mato Grosso do Sul, conferir uma granja de porcos automatizada. O sistema proporciona bem estar aos animais e diminuiu a mortalidade de suínos. 

Uma fazenda que tem como trunfo o conhecimento passado de geração em geração é outra pauta apresentada pelo Ago Nacional. Com uma marca que acompanha a família há mais de 100 anos, hoje esta fazenda agropecuária está entre as melhores de Mato Grosso do Sul.

As fazendas Paiaguás, em Mato Grosso, e Água Santa, em Minas Gerais, também são tema de reportagens do programa. A primeira utiliza, na semeadura da soja, a braquiária, uma espécie de capim que está ajudando a aumentar a produtividade na agricultura. A segunda usa, desde 2016, a fertirrigação, uma técnica inovadora que aplica fertilizantes através da água de irrigação.

A edição de domingo mostra ainda algumas curiosidades na plantação de uma fruta deliciosa e exótica, a pitaya. Fruto de cactos epífitos e também conhecida como fruta-do-dragão, o termo pitaya significa fruta escamosa.

E uma iniciativa no Amapá, que tem permitido que crianças e jovens permaneçam na escola e ainda desenvolvam as atividades do campo, também pauta a atração da TV Brasil. É a chamada Escola Família.