Aliança Centro-Rio promove workshop para rediscutir o papel dos centros das cidades brasileiras

A Aliança Centro-Rio faz um ano em setembro e, para celebrar a data, vai promover o wokshop “Como revitalizar e inovar os centros das cidades brasileiras”

A Aliança Centro-Rio faz um ano em setembro e, para celebrar a data, vai promover o wokshop “Como revitalizar e inovar os centros das cidades brasileiras”. O evento será presencial e online no dia 23 de setembro, das 9h às 14h30, no Edifício Vista Carioca, na Av. Presidente Vargas, no Centro da cidade, próximo à Biblioteca Parque Estadual. O evento é patrocinado pela Sérgio Castro Imóveis, GTIS e edifício Vista Carioca, associados da Aliança.

Segundo Marcelo Haddad, CEO da Aliança, o encontro tem por objetivo discutir novas ideias e práticas internacionais bem-sucedidas para os problemas que os centros das cidades brasileiras vêm enfrentando, como o esvaziamento econômico, a falta de segurança, a degradação da infraestrutura e o excesso de moradores em situação de rua. “Esse quadro do Centro não é um problema exclusivo do Rio e sim de várias cidades do Brasil e do mundo. Precisamos unir o poder público e a iniciativa privada numa força-tarefa para devolver ao Centro o status de principal polo econômico da Cidade Maravilhosa”, explicou.

Participarão do workshop formuladores de políticas públicas, investidores e líderes empresariais engajados em tornar o Centro do Rio de Janeiro a primeira Área de Revitalização Econômica (ARE) da América Latina. A Aliança Centro-Rio é uma associação sem fins lucrativos que reúne as maiores empresas imobiliárias e investidores do Brasil, proprietários de mais de 50 edifícios na região do Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Programação resumida do workshop:

– Abertura: Eduardo Paes – Prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

– Legislação das Áreas de Revitalização Econômica: Pedro Paulo C. Teixeira – Deputado Federal pelo PSD.

– Case Internacional – Cidade do Cabo (por Zoom): Eddie Andrews, vice-prefeito da cidade de Cape Town, na África do Sul.

– Cidades na América Latina na visão do Banco Interamericano de Desenvolvimento: Morgan Doyle – Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

– Painel Inovação Urbana, com os seguintes participantes:

Osmar Lima – Gerente Ativos Imobiliários Públicos BNDES.

José Carlos Martins – Presidente CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Gustavo Guerrante – CEO CDURP – Companhia de Desenvolvimento. Urbano da Região do Porto.

Claudio Hermolim – Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro

– Encerramento: Augusto Ivan – Secretário Municipal de Planejamento Urbano.

ü  Informações completas sobre o evento e inscrições pelo hotsite: https://aliancacentrorio.com/

Inspiração

A inspiração do projeto Aliança Centro-Rio vem dos chamados Business Improvement Discrict (BIDs), criados no Canadá para revitalizar áreas urbanas através de parcerias público-privadas, nas quais proprietários e empresários contribuem coletivamente para a zeladoria, segurança e limpeza adicionais às prestadas pelos órgãos públicos.

Além disso, os BID’s desenvolvem campanhas de comunicação para promover a região, atrair público e novos negócios para gerar desenvolvimento econômico. No mundo são mais de 1.200 BID’s em áreas comerciais em países como Estados Unidos (só em Nova Iorque são 76 BID’s nas principais regiões da cidade), Austrália, México, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido, Alemanha, Cingapura, Holanda, Espanha, Portugal, Bélgica, Irlanda.

No Brasil, está em tramitação na Câmara dos Deputados em Brasília o Projeto de Lei 250/2020 do Deputado Pedro Paulo (PSD), que estabelece a versão brasileira do BID criando as Áreas de Revitalização Econômica–ARE. A proposta, se aprovada, pode atrair a iniciativa privada para os esforços de revitalização das cidades brasileiras, oferecendo serviços em caráter suplementar àqueles providos pelo Poder Público, através de Organizações Privadas de Revitalização Econômica – OPRE’s (PJ de direito privado, sem fins lucrativos, constituídas com o propósito específico de recuperar, desenvolver e manter uma única ARE). Tal qual os BID’s internacionais, as ARE’s seriam custeadas através de contribuição com base no valor venal dos imóveis não residenciais para fins de cobrança do IPTU, limitado até o máximo de 5%.

Sobre a Aliança Centro-Rio

A Aliança Centro-Rio desenvolve ações que buscam contribuir para a revitalização do Centro do Rio, com o objetivo de promover a região, que concentra cerca de 300 mil profissionais e 60 mil empresas, com faturamento de aproximadamente de R$ 560 bilhões ao ano, ou seja, respondem por 32% do faturamento da cidade, de acordo com dados da Rio-Negócios.

O trabalho da Aliança é conduzido pela Rio-Negócios, entidade sem fins lucrativos que atua há 24 anos como agência de inteligência na promoção e facilitação de investimentos para atração de negócios e geração de empregos para o Rio de Janeiro. A ideia é desenvolver parcerias entre a iniciativa privada e o poder público para revitalização de áreas urbanas. Participam como associadas ao projeto algumas das maiores empresas imobiliárias (proprietárias e/ou gestoras) do país, como GTIS Partners, Opportunity, São Carlos, Sérgio Castro, Multicentros, BR Properties, Kinea, Tishman Speyer, Construtora Internacional, Menezes Cortes, Cury, Edificio Linneo de Paula Machado, Edifício Sloper Corporate, Edificio Paço do Ouvidor, Engepred (Academia Brasileira de Letras), além da MXM Sistemas, Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado da do Rio de Janeiro (Seac-RJ) e Sindicato da Indústria da Construção do RJ (Sinduscon-RJ).

A associação representa atualmente mais de 50 prédios na região que totalizam 750 mil/m2 construídos e mais de R$ 7 bilhões em investimentos.