Ano Novo na Times Square será somente para vacinados contra covid-19

Nova York, 16 nov (EFE).- Os nova-iorquinos e visitantes poderão passar o Ano Novo na famosa Times Square, como faziam antes da pandemia de covid-19, mas desta vez precisarão comprovar que estão vacinados, anunciou o prefeito da cidade, Bill de Blasio.

Todas as pessoas com mais de cinco anos de idade terão de apresentar comprovante de vacinação antes de 16 de dezembro porque são necessárias duas semanas para que o corpo desenvolva imunidade após ser vacinado.

Aqueles que não podem receber a vacina por razões médicas serão obrigados a apresentar um teste negativo para o vírus 72 horas antes do evento, disseram em entrevista coletiva Bill de Blasio e Tom Harris, presidente da Times Square Alliance, que representa as empresas da área.

Harris comentou que no sábado passado a Times Square recebeu mais de 270 mil pessoas e que as visitas à área aumentaram em 50% nos últimos meses, o que atribuiu aos esforços de vacinação.

“Uma grande e completa celebração está de volta a Nova York”, anunciou.

Ao contrário dos anos anteriores, a celebração do ano passado contou com apenas cerca de cem convidados: médicos, enfermeiros, funcionários de supermercados e professores, entre outros trabalhadores essenciais que arriscaram as suas vidas durante a pandemia de coronavírus, que fez de Nova York o foco da crise sanitária.

Segundo o prefeito, este retorno à celebração do Ano Novo é “mais uma prova para o mundo de que estamos 100% de volta”.

O chefe do departamento de saúde da cidade, Dave Chokshi, explicou que a razão para o requisito de estar totalmente vacinado é reduzir significativamente o risco de transmissão, “que sabemos que pode ocorrer ao ar livre, embora o risco seja menor”. EFE