Antonio Fagundes Conversa com Bial sobre sua paixão pela literatura

Sua paixão pelos livros começou ainda na infância, quando foi obrigado a fazer repouso absoluto por conta de uma mononucleose.

Com quase 40 novelas no currículo, Antonio Fagundes é um dos grandes nomes da televisão brasileira. O que nem todos sabem é que o ator também é apaixonado por livros. Leitor compulsivo, e com a facilidade de decorar seus textos como ator, ele aproveita para avançar na leitura nos intervalos das gravações. “A época em que eu mais leio é quando estou gravando uma novela. Decoro meu texto na hora, não levo pra casa”, conta o ator em entrevista a Pedro Bial, no programa previsto para ir ao ar na noite desta terça-feira, dia 8.

Sua paixão pelos livros começou ainda na infância, quando foi obrigado a fazer repouso absoluto por conta de uma mononucleose. A mãe o encheu de gibis e despertou seu encantamento pelas histórias. Este ano, quando a pandemia o fez ficar em casa novamente, Fagundes escreveu “Tem Um Livro Aqui Que Você Vai Gostar”, em que sugere títulos para todos os gostos. Durante a entrevista, o ator lembra alguns de seus mais marcantes trabalhos na televisão, nas novelas ‘Por Amor’, ‘Renascer’ e ‘Vale Tudo’, entre outras, e traça um paralelo entre algumas dessas obras e livros com temas relacionados.

Fagundes lembra que ‘Por Amor’ promoveu uma discussão ética em torno da troca dos bebês. “É uma discussão bem interessante que o Manoel Carlos levantou. Ética devia ser ensinada nas escolas desde o primário”, sugere o ator. Exibida há 32 anos, ‘Vale Tudo’ também foi lembrada na entrevista. “Infelizmente a novela continua atual. O Brasil não evoluiu em absolutamente nada”, pondera o ator.

Com direção artística de Mônica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai a ao ar de segunda a sexta-feira, após o ‘Jornal da Globo