Apreensão de passaporte de Bolsonaro causa cancelamento de cúpula de extrema direita em Lisboa

A “Cimeira Mundial da Direita” não vai mais acontecer entre os dias 13 e 14 de maio. O evento organizado pelo partido de extrema direita Chega, de Portugal, foi cancelado nesta quinta-feira (4), informou André Ventura, deputado português.

“Fruto de acontecimentos que todos acompanhámos e puderam ver, sobretudo nos últimos dias, o Chega terá de suspender e reagendar a Cimeira Mundial da Direita”, disse Ventura em vídeo enviado da Hungria, país governado pelo extremista de direita Viktor Orbán.

A decisão foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um dos principais nomes do evento. Ventura denunciou uma suposta “perseguição” e “ameaça” no caso de Bolsonaro.

O ex-presidente é investigado por supostamente ter falsificado seu cartão de vacinação e sua casa foi alvo de uma operação de busca e apreensão na quarta-feira (3).

Além de Bolsonaro, a “Cimeira” do Chega tinha outros nomes da extrema direita na programação e também a participação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e os ex-ministros Gilson Machado e Onyx Lorenzoni.

Edição: Rodrigo Durão Coelho