Armada lança “The Rebel Sound" na coletânea “Oi! This is streetpunk!”

Nesta sexta-feira (11) os selos americanos Pirates Press Records e LSM Vinyl lançaram uma edição especial da já tradicional coletânea “Oi! This is streetpunk!”. Prensado em vinil duplo dez polegadas, o disco conta com vinte das melhores bandas de streetpunk da cena mundial. Ao lado de nomes como Lion’s Law, 45 Adapters e Bonecrusher, a Armada, única participante da América Latina, apresenta “The Rebel Sound”, a primeira faixa da banda composta em inglês.

Decidimos gravar em inglês para fazer algo diferente do que vínhamos fazendo, pois essa é a ideia da Armada, sempre navegar por novos mares”, diz o vocalista Henrike Baliú, que teve como inspiração para a letra da música sua banda favorita. “Os Forgotten Rebels nunca tiveram o reconhecimento merecido. São pioneiros do punk no Canadá, estão na ativa desde 1977. Não estão no Hall da Fama do Rock ‘n’ Roll, mas foram os responsáveis por me fazer querer ter uma banda punk quando era moleque. Já estava na hora de fazer uma letra que mostrasse a importância deles na minha vida”, revela.

A relação do vocalista com os canadenses já era notada no Blind Pigs, grupo liderado por Henrike por mais de duas décadas e que, durante este período, gravou três versões do Forgotten Rebels. As bandas se cruzaram também no documentário do norte-americano Douglas Crawford, “The Punks are Alright”, presente na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2006. Em uma das cenas, o vocalista do Forgotten Rebels, Mickey DeSadist, rasgou elogios ao ouvir uma dessas versões do Blind Pigs: “Cara, eles tocam melhor que a gente”.

Armada - Foto: Divulgação
Armada – Foto: Divulgação

Para a Pirates Press Records, as bandas presentes na compilação de 2020 de “Oi! This is streetpunk!” possuem uma ampla gama de pontos de vistas sobre questões específicas, mas se unem no que diz respeito à preocupação com o futuro do planeta e as lutas antirracistas e antifascistas. “Juntas, nossas vozes são poderosas; especialmente à medida em que nossa mensagem começa a se assemelhar cada vez mais à mensagem das massas – conforme o mundo acorda (como os punks fazem há décadas) para ver o estrangulamento que as classes dominantes têm sobre o futuro que todos estamos tentando construir e proteger. Unam-se. Ergam-se. Cantem juntos. Lutem a boa luta”, clama o release oficial do selo americano.
Escute a coletânea completa no Spotify: