Contra o Genocídio

Artistas boicotam SXSW em protesto contra genocídio em Gaza

Festival enfrenta protesto de artistas devido a patrocínio de empresas ligadas à defesa e genocídio em Gaza

SXSW, festival dos EUA. Foto: Divulgação
SXSW, festival dos EUA. Foto: Divulgação

O SXSW, renomado festival de música, cinema e tecnologia nos Estados Unidos, está no centro de um boicote de artistas devido às suas conexões com a indústria militar e seu envolvimento com o genocídio em Gaza.

O que você precisa saber

  • Artistam como Ella Williams (Squirrel Flower) e Eliza McLamb cancelaram suas apresentações no festival em protesto às conexões do SXSW com a indústria militar, destacando a recusa em ser cúmplices de empresas envolvidas em conflitos armados.
  • Outros artistas, incluindo Shalom, Mamalarky, Proper Merce Lemon, Gel e o selo Flatspot Records, juntaram-se ao boicote em solidariedade à Palestina, evidenciando o impacto do protesto devido às conexões do festival com a indústria militar.

Boicote de Artistas

Posicionamento de Artistas

Ella Williams (Squirrel Flower), uma das primeiras a cancelar sua apresentação, expressou sua discordância em relação ao patrocínio do SXSW por empresas ligadas à indústria de defesa: “Aproveitadores do genocídio como a Raytheon fornecem armas às FDI. Um festival de música não deve incluir aproveitadores da guerra. Recuso-me a ser cúmplice disso e retiro minha arte e trabalho em protesto”, destacando a recusa em ser associada a empresas envolvidas em conflitos armados.

Solidariedade à Palestina

Outros artistas, como Eliza McLamb, Shalom, Mamalarky, Proper, Merce Lemon, Gel e o selo Flatspot Records, juntaram-se ao boicote em solidariedade à Palestina, evidenciando o impacto do protesto e o apoio à causa palestina.

Posicionamento da Coalizão Austin pela Palestina

Apelo ao Festival

A Coalizão Austin pela Palestina encorajou o SXSW a romper laços com as indústrias militares e a “defender a paz, a justiça e os direitos humanos” em Gaza, destacando a necessidade de mudança de postura e a rejeição da normalização da militarização nas indústrias de tecnologia e entretenimento.

Posicionamento do SXSW

Até o momento, o SXSW não emitiu posicionamento público sobre o assunto, evidenciando a necessidade de esclarecimentos e posicionamento diante do protesto dos artistas e das demandas da Coalizão Austin pela Palestina.