A Assessoria de imprensa integra o setor de comunicação que é responsável por manter um relacionamento com a mídia e ser a ligação entre os veículos de comunicação, público e com os clientes. A Assessoria de imprensa busca gerar mídia espontânea, visto que, é o que possibilita visibilidade e destaques nos canais de comunicação, a mesma pode ser comentários positivos, divulgação.

A Assessoria de imprensa é geralmente formada por profissionais da área de relações públicas e jornalistas que atuam criando estratégias de comunicação e definindo quais os canais e editoriais são prioridades na divulgação de informações, para isso o assessor de imprensa deve conhecer bem o empregador, saber as especificidades de seus concorrentes e saber lidar com a mídia.

O que é assessoria de imprensa?

A Assessoria de imprensa faz parte do setor de comunicação e é responsável pelo processo de relacionamento com a mídia, sendo a ponte que liga o cliente ao público e veículos de comunicação.

O objetivo principal da Assessoria de imprensa é a mídia espontânea, que consiste na divulgação de produtos, eventos e comentários positivos. A mídia espontânea proporciona visibilidade e destaque nos canais de comunicação.

Como age um assessor de imprensa?

Apesar de não ser algo estabelecido, geralmente o assessor de imprensa é formado em relações públicas ou jornalismo e tem conhecimento sobre seu empregador, noção sobre as características de mercado, sabe lidar bem com a imprensa, conhece as características de seus concorrentes.

Além disso, o assessor de imprensa age na criação de estratégias de comunicação que definem quais os editoriais e canais são prioridade no lançamento de informações, as chamadas press release; acompanham o follow up com jornalistas e acompanham entrevistas. Aparecer na Mídia.

Vantagens da Assessoria de imprensa para as instituições

  • Auxilia no gerenciamento de crises;
  • Ajuda a estruturar a imagem da instituição, visto que é essencial passar uma boa imagem para o consumidor;
  • Divulga a instituição, marca, serviço, produto;
  • Reduz os custos e mesmo assim alcança um relacionamento bom com os canais de comunicação e espaço na mídia;
  • Aumenta a credibilidade e autoridade da marca.

Qual o trabalho da Assessoria de imprensa?

A Assessoria de imprensa trabalha em diferentes momentos, incluindo:

  • Gerenciamento de crises: em situações de crise, o assessor de imprensa monta uma estratégia de comunicação para reverter ruídos e falhas, sem causar danos maiores para o assessorado;
  • Produz mídia espontânea: a Assessoria de imprensa proporciona informações de qualidade a jornalistas, e assim promove um debate interessante para os dois lados;
  • Dialoga e mantém um relacionamento com a mídia: o assessor simplifica o acesso aos profissionais que atua nas redações e são os responsáveis pelas pautas de interesse de seu cliente;
  • Orienta o responsável por falar pela instituição: o assessor de imprensa alinha o tom do porta-voz, conforme os objetivos e pautas. A elaboração de conteúdos como as mensagens-chave, briefings, discursos e análise de mídia são essenciais para o posicionamento da empresa e para preparar o porta-voz.

Ferramentas

A Assessoria de imprensa utiliza algumas ferramentas, para efetuar as ações de relações públicas, dentre elas:

  • Press Kit: kit para chamar atenção para ações da empresa ou novidades do negócio, ou para divulgar um produto novo;
  • Press release: texto em forma de notícia, que tem a finalidade de informar aos canais de comunicação sobre algum acontecimento da instituição;
  • Press-trip: fortalece e amplia o relacionamento da marca com influencers e imprensa, através de visitas guiadas ou viagens;
  • Entrevistas coletivas: são eventos para divulgar informações e reunir diversos canais. São organizados pela assessoria de imprensa;
  • Análise de mídia e clipping: na análise de mídia mede-se como foi a presença do porta-voz ou instituição nos canais de comunicação. O clipping serve para  encontrar as menções realizadas ao assessorada, nos canais de comunicação;
  • Mailing: contribui para a disseminação certa das informações e para relacionamento com a imprensa;
  • Relacionamento com a mídia: o assessor faz a ponte que liga a imprensa a instituições;
  • Redes sociais e sites: são canais importantes para comunicação com a mídia e público da instituição, e os assessores têm bastante conhecimento;
  • Elaboração e administração de conteúdo: elaboram mensagens-chave, releases, roteiros para vídeos institucionais, briefings, discursos, postagens nas redes sociais, pontos de fala com a finalidade de preparar o porta-voz e estabelecer o posicionamento da empresa perante a sociedade e imprensa.

Quais os desafios enfrentados pela assessoria de imprensa?

Os desafios enfrentados pela assessoria de imprensa, consistem em:

  1. Planejar digital e estrategicamente uma presença forte e efetiva da instituição na internet;
  2. Utilizar ferramentas como SEO, Marketing de conteúdo e inbound marketing nos projetos e planejamentos da empresa;
  3. Monitorar e administrar as redes sociais, assim como mensurar o alcance e resultados;
  4. É necessário dialogar com o público, de forma transparente, rápida e assertiva para que compreender o que estão pensando da empresa;
  5. Apresentação de métricas, visto que os clientes querem diagnósticos e dados precisos;
  6. É necessário mais do que produzir textos, atualmente, é preciso produzir infográficos, vídeos, interações e campanhas nas redes sociais.

O que é preciso para ser um bom assessor de imprensa?

Inicialmente, para ser um bom assessor é necessário ler. Através da leitura dos veículos, é possível compreender as seções, a linha editorial, quem está responsável pelas mesmas e grande parte das ideias de pauta, surgem da leitura.

Por exemplo, um jornalista tem uma coluna pública sobre inovação. Quando a sua instituição promove uma iniciativa nessa área, você reflete e chega a conclusão que sua informação se encaixa com a temática da coluna e conversa com esse jornalista com propriedade. Mas, se o jornalista percebe que você desconhece o veículo e está apenas tentando vender uma pauta, ele tende a ignorar essa informação.

Além disso, é necessário delimitar a divulgação, visto que mandar para todos não é uma boa estratégia, porque nem toda temática é para todos. Desse modo, reflita quem pode se interessar sobre o tema, por exemplo, se o tópico é economia e você pode abrir dados de crescimento, números, cifras e projeções, foque em canais de comunicação de negócios. Mas, se você está divulgando um curso online e gratuito onde todos podem participar, você pode divulgar nos canais de comunicação de educação e daqueles que cobrem a temática do curso.

Por fim, se você estiver lançando um tópico válido apenas para seus clientes atuais, recorrer à imprensa não é uma boa estratégia, você deve utilizar os veículos de comunicação da instituição com o cliente.

Qual a diferença entre mídia paga e conteúdo editorial?

A primeira diferença reside na relação comercial, nesse sentido, na mídia paga há circulação de valores, no conteúdo editorial a relação é de compra e venda de assuntos importantes, sem circulação de valores.

A segunda diferença reside no dono da informação. No conteúdo editorial, você pode informar vários dados para um jornalista escrever uma matéria, porém, o dono da informação final será o jornalista. Nesse sentido, o jornalista decide qual a importância da matéria, como utilizará os dados fornecidos, que outras fontes de mercado ouvirá para concluir a matéria e que data a matéria entrará em circulação. Desse modo,  a terceira parte é falando sobre você e você só verá o resultado no dia da publicação, assim não poderá interferir no resultado, apenas solicitar uma correção se houver uma informação errada, que prejudique a você ou sua empresa.

Na mídia paga o dono da informação é você, assim como, quem decide o formato, conteúdo, lay-out, call-to-action e dia de circulação é você.

Quais as formas de contratar uma assessoria de imprensa?

Existem três formas de contratar uma assessoria de imprensa, são elas:

  • Funcionário: o funcionário normalmente é um profissional com formação na área de comunicação, porém isso não é uma regra. Um funcionário interno possui vantagem de estar mais próximo da informação da instituição e pode encontrar pautas interessantes facilmente. Assim, deve produzir um plano de comunicação ligado ao plano de negócios da instituição;
  • Agência de comunicação: as agências de comunicação cobram um “fee” mensalmente de acordo com as horas trabalhadas pela equipe e não de acordo com resultados. Desse modo, produzem um plano de comunicação ou seguem o plano criado pela instituição. Ao contratar uma agência de comunicação, é necessário ter alguém da empresa coordenando internamente este trabalho, senão a agência não consegue as informações necessárias;
  • Freelancer:  o freelancer é um profissional que trabalha de forma autônoma, sem vínculo empregatício. Desse modo, a empresa pode contratar esse profissional para realizar um job específico como lançamento de um produto ou evento. Revenda Seguidores.

Como saber se os resultados da assessoria de imprensa estão sendo satisfatórios?

A Assessoria de Imprensa trabalha em conjunto com outros setores da comunicação, desse modo, a mesma é relativa principalmente a construção de marca. Assim, para ter uma noção real dos resultados da Assessoria de imprensa, você pode analisar as métricas de mensagens-chave, posicionamento relativo à concorrência, alcance, pesquisas sobre reconhecimento de marca a cada 6 meses.

Por fim, para maximizar os resultados da instituição é necessária uma estratégia que integre eventos, responsabilidade social, redes sociais e parcerias institucionais.