Ballet Clássico de São Petesburgo – O lago dos Cisnes no Qualistage

Ballet Clássico de São Petersburgo – O Lago dos Cisnes​, reconhecida mundialmente, a “Cia de Ballet Clássico de São Petersburgo” surgiu com o objetivo de proporcionar ao público as ideias originais dos grandes coreógrafos russos dos séculos XIX e XX. A companhia privada de Ballet, vem encantando o público em todo o mundo com um repertório de tirar o fôlego, incluindo Swan Lake (O Lago dos Cisnes), The Nutcracker (O Quebra Nozes), Romeo & Juliet (Romeu & Julieta) e The Sleeping Beauty (A Bela Adormecida). Considerando que o ballet clássico é uma parte importante da herança nacional da Rússia, a companhia visa levar o público ao maior número de bailarinos possíveis, representando o melhor do lirismo e a tradição do mundo do ballet.

Seu sucesso mundial a torna uma das empresas de balé mais requisitadas da Rússia. Seus bailarinos altamente treinados, combinam a emoção e elegância em cada apresentação com os compromissos de manter as raízes do ballet clássico e vivas a tradição e beleza da arte em cada atuação. Em 2023 a Companhia retorna ao Brasil, desta vez com o mais famoso dos clássicos, “O Lago dos Cisnes”. Serão 7 apresentações nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e Porto Alegre.

O Lago dos Cisnes é um balé dramático em quatro atos de 1876 do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski e libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer, com estreia em 1877 no Teatro Bolshoi onde um príncipe aniversariante se apaixona por Odette, que foi enfeitiçada e transformada em Cisne, e somente à noite consegue retomar a sua forma humana. O príncipe e a princesa então enfrentam uma longa e dramática saga em busca de viverem seu amor.

Sinopse Ato I
No castelo realiza-se com toda a realeza o aniversário do príncipe Siegfried. A rainha oferece ao filho como presente um Baile e pede-lhe que, no dia seguinte, escolha uma esposa entre as convidadas da festa. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do castelo. Enfeitiçado pela beleza dos cisnes, o príncipe decide caçá-las.

Ato II
O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas companheiras em cisnes, e só à noite lhes permite recuperar a aparência humana. A princesa só poderá ser liberta por um homem que a ame. Siegfried, louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.

Ato III
Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O príncipe julga reconhecer a filha do cavalheiro a sua amada Odette, mas, na realidade, os dois são o mago Rothbart e sua filha , Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa , quebrando assim o juramento feito a Odette.

Ato IV Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa, que é destroçada pela decisão do príncipe, aceitando a sua má sorte. Nesse momento, surge o príncipe Siegfried que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Ela o perdoa e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. Nesse momento, aparece o mago Rothbart e tenta matar Odette. O príncipe corta as asas de Rothbart fazendo com que ele perca seus poderes, e tendo renovado seus votos de amor, se casa com Odette.

Curiosidades: O Lago dos Cisnes foi composto por Tchaikovski em 1876, encomendado pelo Ballet Bolshoi e é uma das mais longas e belas composições do mundo, sendo uma das obras de maiores execuções e interpretações do mundo. A história de “O Lago dos Cisnes” criada por Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer é uma das obras russas de maior reconhecimento cultural a nível mundial, sendo interpretadas incontáveis vezes por inúmeros artistas espalhados pelo mundo afora.

Tamanha é a grandeza da obra “O Lago dos Cisnes”, que a composição de Tchaikovski se tornou domínio público, não tendo nenhuma restrição quanto a sua execução e não havendo nenhum tipo de cobrança para sua execução​. A Cia de Ballet Clássico de São Petersburgo apresenta elementos únicos de interpretação e dança, com coreografias que representam a tradição do ballet clássico e lirismo, aliado a um cenário e iluminação que fazem com que o espectador esteja totalmente imersivo ao mundo apresentado.

Duração: 120 minutos com 1 intervalo de 15 minutos.

SERVIÇO

O Lago dos Cisnes
Datas: 9 de julho (Domingo)
Horário: às 20h30
A casa abre 1h30 antes

Local: Qualistage
Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca – RJ

Venda ingresso: https://qualistage.com.br/eventim/136/ballet-classico-de-sao-petersburgo-o-lago-dos-cisnes
Camarote: a partir de R$ 220,00 / Poltrona: a partir de R$ 140,00
Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais
Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas

Informações: https://qualistage.com.br/

O espaço possui acessibilidade