Bartomeu diz que Barça sofreu impacto de 225 milhões de euros pela pandemia

O ex-presidente do Barcelona, junto com os integrantes da diretoria que ele liderava, estimou nesta quarta-feira em 225 milhões de euros (R$ 1,44 bilhão) o impacto da pandemia da covid-19 nas contas do clube durante a temporada 2020-2021

Barcelona (Espanha), 13 out (EFE).- O ex-presidente do Barcelona, junto com os integrantes da diretoria que ele liderava, estimou nesta quarta-feira em 225 milhões de euros (R$ 1,44 bilhão) o impacto da pandemia da covid-19 nas contas do clube durante a temporada 2020-2021.

A informação foi divulgada em comunicado à Agência Efe, que questionam alguns critérios utilizados pela auditoria apresentada na semana passada pelo atual diretor-geral ‘blaugrana, Ferran Reverter, que classificou a gestão anterior como “nefasta e improvisada”.

Segundo Bartomeu e outros ex-diretores, para determinar qual foi o verdadeiro impacto da pandemia nas contas do clube, é preciso seguir as diretrizes de um decreto do governo da Espanha, em que são estabelecidas condições especiais de aplicação do regime de compensação de avais sobre sociedades anônimas esportivas.

O texto estabelecer que “para efeitos do cálculo da quantia dos avais, não serão considerados resultados econômicos negativos, nos exercícios afetados pela covid-19, as variações negativas do patrimônio líquido contábil dos clubes profissionais diretamente vinculadas” ao impacto econômico da crise sanitária.

Assim, a gestão de Bartomeu entende que a “fórmula mais objetiva” para calcular a queda nas receitas durante a temporada 2020-2021. é compará-las com as obtidas na última temporada mais próxima em que não houve qualquer comprometimento causado pela covid-19, que seria a 2018-2019.

Da segunda para a primeira, as receitas do Camp Nou caíram em 187 milhões de euros; as comerciais em 57 milhões de euros; as de meios de comunicação em 16 milhões de euros; as obtidas por venda de jogadores em 70 milhões.

Dessa forma, de 2018-2019 para 2020-2021, as receitas do Barcelona caíram 330 milhões de euros.

Por outro lado, Bartomeu e outros ex-dirigentes indicam que houve redução de gastos pela pandemia de 105 milhões euros, e não 125 milhões de euros como indicou a auditoria.

Além disso, a antiga gestão apontou que houve um aumento de 20 milhões de euros nos custos financeiros derivados da pandemia. Dessa forma, o impacto seria de 225 milhões de euros.

A diretoria anterior à atual considera que o resultado financeiro do Barcelona na temporada 2020-2021 teria sido “muito diferente” se não tivesse ocorrido a pandemia da covid-19.

De maneira concreta, o clube estima que as perdas de 555 milhões de euros do último exercício fiscal (481 milhões de euros depois dos impostos, teriam sido 50 milhões de euros, depois dos impostos, se não tivesse existido a pandemia.

“Para concluir, concordamos com a atual diretoria, que apesar do terrível impacto da covid nos últimos 18 meses, o clube está vivo, tem ativos, marca, propriedades, conteúdos, relato e apoio de nossos patrocinadores, entidade financeiras, fornecedores, funcionários e sócios do mundo”, conclui a nota. EFE