Sustetabilidade

Brasileiros abraçam o turismo ecológico e cobram sustentabilidade do setor

Dia do Turismo Ecológico: pesquisa inédita revela anseios do público e ações do governo

Seis em cada 10 brasileiros veem prejuízos de mudanças climáticas ao turismo, mostra pesquisa
Foto: Flávio André/MTur Destinos

Nesta sexta-feira (1º/03), Dia do Turismo Ecológico, o Brasil celebra a riqueza de seus patrimônios naturais e reflete sobre a importância da sustentabilidade na atividade turística.

Uma pesquisa inédita do Ministério do Turismo (MTur) revela que os brasileiros estão cada vez mais conscientes da necessidade de proteger o meio ambiente e buscam opções de viagens ecológicas.

O que você precisa saber:

  • Preocupação com o clima: 27% dos brasileiros deixaram de viajar por lazer devido a mudanças climáticas, e 63% acreditam que elas prejudicam o turismo.
  • Prioridade ao ecoturismo: Natureza/Ecoturismo é a segunda maior motivação para viagens em 2024, atrás apenas de Sol e Praia.
  • COP 30 como oportunidade: 70% dos entrevistados acreditam que a COP 30, a ser realizada em Belém em 2025, terá um impacto positivo no turismo.
  • Governo investe em sustentabilidade: MTur lança iniciativas como a RedeTrilhas, Experiências do Brasil Original e Mapa Brasileiro do Turismo Responsável.
  • Brasil líder em ecoturismo: Forbes aponta o país como o melhor destino para ecoturismo em 2023.

A força do ecoturismo no Brasil

A pesquisa do MTur, realizada com 2.029 pessoas, mostra que o turismo ecológico está em alta. Natureza/Ecoturismo é a segunda maior motivação para viagens em 2024, atrás apenas de Sol e Praia. O estudo também revela que 70% dos brasileiros acreditam que a COP 30, a ser realizada em Belém em 2025, terá um impacto positivo no turismo.

Governo federal investe em sustentabilidade

O MTur tem lançado diversas iniciativas para promover a sustentabilidade no setor. Uma delas é a RedeTrilhas, que conecta paisagens de norte a sul do país, incluindo parques nacionais, e contribui para a conservação ambiental.

Brasil: referência em ecoturismo

Em 2023, a revista Forbes apontou o Brasil como o melhor destino para ecoturismo em 2023, superando México e Austrália. O país também ocupa o 3º lugar no ranking de atrativos naturais do Fórum Econômico Mundial.