Brinquedos Consertados, de Domingos Oliveira, estreia no Leblon

Consagrado por seus trabalhos para o público adulto, Domingos Oliveira escreveu  apenas duas peças infantis. Foi o desejo de se comunicar com a filha Mariana, na época com  quatro anos, que motivou Domingos Oliveira a adaptar para o teatro, em 1977, a peça Os  Brinquedos Consertados, escrita inicialmente para TV, em 1963. Domingos considerava o  teatro infantil um grande desafio e a peça surge da sua busca em conquistar e manter a  atenção das crianças, “essa gente pequena maravilhosa, fonte de toda a sabedoria humana”. 

Então, neste seu primeiro texto de teatro para o público infantil, Domingos procura a  inocência do olhar da criança e apresenta uma dramaturgia fortemente influenciada pelas  histórias de Hans Christian Andersen de quem sempre foi admirador. Na história, Gepeto  recebe três brinquedos quebrados que fugiram da casa onde viviam e querem ser consertados.  Ele aceita a tarefa, desde que os brinquedos retornem ao seu antigo dono, um menino pobre  que gostava muito deles. Porém recuperados, os brinquedos escolhem seguir com um novo  dono, que os trata muito mal, provocando uma reflexão sobre o que realmente importa na  vida. Com isso, os três brinquedos decidem partir e retomam a jornada em busca do amor. 

Brinquedos Consertados - Foto: Edu Rodrigues.
Brinquedos Consertados – Foto: Edu Rodrigues.

O espetáculo Brinquedos Consertados, dirigido por Fernando Gomes, estreia no dia 5  de novembro, no Teatro XP, e fica em cartaz até 27 de novembro, aos sábados e domingos, às  16 horas. Num mundo acelerado, onde as crianças transitam no virtual desde que nascem  praticamente, a montagem resgata através do universo lúdico proposto, brinquedos simples e  criativos, que despertam a fantasia infantil, propondo uma experiência mais sensorial e singela  nas relações, onde o afeto se sobrepõe à imagem. 

O diretor conta que ao mudar de casa, e vasculhar suas gavetas, encontrou o texto que  lhe foi entregue por Domingos há muitos anos atrás, quando trabalhavam juntos. Tanto tempo  se passou e só agora, mais de três anos após a morte de Domingos, Fernando retorna às  páginas digitadas pelo mestre. “Achar esse texto, nesse momento, pareceu um sinal para  realizar o projeto”, diz Fernando.

Uma equipe de amigos-discípulos de Domingos se reuniu para levar Brinquedos  Consertados ao palco. Marcela Nunes (que despertou para a carreira como fã do espetáculo  Confissões de adolescente), Frederico Eça (filho do maestro Luizinho Eça e Lenita Plonczynski,  que, durante o casamento de Lenita com Domingos, foi criado ao lado do mestre como filho) e  Moisés Bittencourt (que começou como contrarregra no Teatro do Planetário, dirigido por  Domingos de 1996 a 2001, e logo virou seu assistente de direção); dentre outros, compõem o  time que torna realidade a proposta sensível do pai de Maria Mariana, autor do texto, nesta  montagem que estreia em 2022. O espetáculo conta também com cenário e figurinos da  premiada Clívia Cohen. 

Brinquedos Consertados - Foto: Edu Rodrigues.
Brinquedos Consertados – Foto: Edu Rodrigues.

Domingos Oliveira disse que a inocência, como o amor – é um estado de alma que  permite ver o mundo como ele é, como Deus o fez, e que todos nós a tivemos sob nossa posse.  Será que a peça Brinquedos Consertados alcançou a inocência que Domingos tanto procurou  para se comunicar com a filha? Uma coisa é certa: como tudo que Domingos escreveu, a peça  fala de amor, de relações, da vida. De amor à vida! Vamos conferir? Estão todos convidados! 

Sinopse  

O velho Gepeto tem uma oficina de brinquedos. Em uma manhã, ao receber o leiteiro, se  depara com três brinquedos quebrados na porta de sua oficina. Ao trazê-los para dentro, como  num passe de mágica, os brinquedos ganham vida e contam que viviam na casa de um menino  pobre e que não tinha condições de consertá-los, então fugiram de lá. Gepeto então os  conserta com a condição de que eles voltem para a casa do menino, que deve estar sofrendo  com o sumiço dos brinquedos. Depois de prontos, os três se negam a voltar e então são  vendidos a um outro menino, este muito rico, porém sem nenhum apreço pelos brinquedos  que possui. Lembrando do carinho que tinham com o menino pobre, os três resolvem fugir  novamente, mas dessa vez de volta aos braços do menino pobre, que os recebe com imensa  alegria na noite de Natal! 

Equipe Artística e Técnica 

Elenco:  

Felipe Fagundes 

Frederico Eça 

João Miranda 

Lina Mello 

Miguel Venerabile 

Moisés Bittencourt 

Haroun Abud (stand-in) 

Lara Gay (stand-in)

Texto: Domingos Oliveira  

Direção: Fernando Gomes 

Direção de movimento e coreografias: Ana Magdalena  Assistente de Direção: Lara Gay 

Iluminação e trilha sonora original: Frederico Eça Gravação e Execução: Sigaud Homestudio  

Cenários e figurinos: Clívia Cohen  

Cenógrafo Assistente: José Cohen 

Figurinista Assistente: Lucila Belcic 

Aderecistas: Márcia Marques, William Marcelo e Adriana Dias Costureiros: Francisca Sabóia, Selma Mantovani e Paulo Barbosa Cenotécnico: André Salles 

Visagismo: Matheus Pasticchi 

Arte Design: Thiago Ristow 

Contrarregra e Pinóquio: Phael Carvalho  

Diretor de palco: Bené Benevides 

Operador de Luz: Kelson Santos 

Operador de som: Aline Monteiro 

Assessoria de Imprensa: Leila Meirelles e Marcela Nunes Redes Sociais: Marcella Rodrigues 

Fotos de Divulgação: Edu Rodrigues 

Direção de Produção: Marcela Nunes e Ricardo Fernandes Realização: Mnunes Produções Artísticas

Serviço: 

Peça: Brinquedos Consertados 

Temporada: De 5 a 27 de novembro – sábados e domingos, 16 horas. 

Teatro: XP Jockey Club Brasileiro – Av. Bartolomeu Mitre, 1110 – Leblon,  Telefone: (21) 3807-1110 

Ingressos: R$ 70 (inteira), R$35(meia) 

Venda online: Pela plataforma Sympla 

Duração: 50 minutos 

Gênero: infantil Classificação indicativa: Livre