BRT: estações Mato Alto e Pingo D’Água terão mudança de embarque e desembarque

Todos os locais estarão devidamente sinalizados e haverá funcionários da empresa orientando o acesso dos passageiros.

A Mobi-Rio comunica a alteração de embarque e desembarque de passageiros dos serviços do Sistema BRT – articulados e “diretões” –  no Mato Alto e Pingo D’Água, a partir desta sexta-feira (23/6). Com a demolição das antigas estações, que serão transformadas em terminais, dentro do programa de requalificação do BRT, a Mobi construiu estações provisórias para atender os usuários do corredor Transoeste. Todos os locais estarão devidamente sinalizados e haverá funcionários da empresa orientando o acesso dos passageiros.

No Mato Alto, sentido Alvorada, os serviços 10 (Alvorada x Santa Cruz – expresso), 11N (Alvorada x Santa Cruz – parador), 12 (Alvorada x Pingo D’Água – expresso), 13 (Alvorada x Mato Alto – expresso), 19 (Salvador Allende x Pingo D’Água  – expresso), 20 (Salvador Allende x Santa Cruz – expresso) e 25 (Alvorada x Mato Alto parador) vão parar na estrutura provisória montada na área de praça em frente à estação que será demolida. O embarque do “diretão” será em frente a essa estrutura provisória dos articulados.

Para os passageiros sentido Santa Cruz, foi montada uma outra operação de embarque e desembarque para articulados e “diretão” em frente à antiga estação.

No Pingo D´Água, foi construída uma plataforma provisória para atender apenas os serviços de BRT 11N (Alvorada x Santa Cruz – parador), 12 (Alvorada x Pingo D’Água – expresso) e 19 (Salvador Allende x Pingo D´Água – expresso) que seguem sentido Alvorada. O embarque do “diretão” no mesmo sentido será na Rua dos Bombeiros. Os passageiros que seguem sentido Santa Cruz farão embarque e desembarque na calçada do outro lado da Avenida D. João VI, em frente à estação provisória Pingo D’Água.

A parada das linhas 10 (Alvorada x Santa Cruz – expresso) e 20 (Salvador Allende x Santa Cruz – expresso) no Pingo D’Água ficará suspensa enquanto durarem as obras do novo terminal.

Os novos terminais do BRT Transoeste

A Secretaria Municipal de Infraestrutura trabalha na transformação de quatro estações do corredor Transoeste em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça. O objetivo é proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros que viajam diariamente de BRT pela Zona Oeste. Os investimentos ultrapassam R$ 180 milhões. A previsão para o término das obras é abril de 2024.

As obras preveem, além da expansão das antigas estações, a criação de passarelas de acesso às novas estruturas e aos terminais alimentadores, que farão a integração entre ônibus e vans com vias importantes, como a Estrada de Sepetiba e a Avenida Cesário de Melo. Além disso, os projetos incluem melhorias viárias e de drenagem, que aumentarão a capacidade de escoamento de água e de combate a enchentes em dias de grande volume de chuva.

No Mato Alto, parte da estação já foi desmontada para a construção do futuro terminal, que será integrado por dois novos terminais de ônibus e vans. Para isso, será construída uma passarela que irá receber usuários tanto de Sepetiba como de Campo Grande. O projeto ainda prevê a construção de dois viadutos, além de retornos para os veículos comuns. Um bicicletário com capacidade para 250 vagas também será implantado no local.

O novo Terminal Pingo D’Água vai ter 17 mil metros quadrados (hoje são apenas dois mil metros quadrados) e vai substituir a estação de mesmo nome, com integração entre os ônibus alimentadores e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Serão realizadas melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno do novo terminal. Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, um estacionamento exclusivo será implementado nas proximidades do terminal, com capacidade para até 600 bicicletas. Hoje toda a fase de fundação e drenagem já está sendo concluída.

Ônibus novos e estações reformadas

A transformação de quatro estações em terminais faz parte do processo de requalificação do BRT. A Prefeitura do Rio comprou no ano passado 561 novos ônibus para o sistema. Ao todo, 291 veículos já foram entregues e estão em operação. Os 270 restantes vão chegar entre novembro de 2023 e março de 2024. Os corredores Transolímpica, Transcarioca, Lote Zero (trecho entre os terminais Jardim Oceânico e Alvorada) e a Avenida Cesário de Melo já operam com a nova frota.

Além disso, 118 estações do sistema já foram reformadas. Entre as melhorias realizadas estão a substituição dos painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida; e mecanismos das portas blindados. Também foram executados os seguintes serviços: pintura interna e externa, novas instalações elétricas e reforço na iluminação.