Búzios adere à Campanha “Go Blue”, no Dia Mundial da Prevenção do Afogamento

Búzios, adere à campanha “Go Blue”, um evento global que busca alertar a população sobre a importância da prevenção aos afogamentos. Nesta terça-feira (25) de julho, Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, serão iluminados de azul os prédios da Prefeitura, Secretaria de Turismo, Pórtico, Quiosque do Turismo na Praça Santos Dumont e Píer do Centro. A primeira Igreja Batista de Búzios, também aderiu à Campanha.

A Campanha “Go Blue”, tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção aos afogamentos, ‘qualquer um pode se afogar, ninguém deveria’. No Brasil, cerca de seis (06) mil pessoas são vitimas de afogamento no ano.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o afogamento é a 1ª causa óbito de crianças entre 01 a 04 anos, a 2ª causa de 05 a 09 anos e a 3ª causa de 10 a 14 anos. Quatro (04) crianças morrem afogados por dia no Brasil. A cada 90 minutos, um brasileiro morre afogado. A cada dois (02) dias um turista, é vítima de afogamento no Brasil. A Campanha “Go Blue” é incentivada pela IAR, gestora do Bandeira Azul no Brasil, da qual a Sobrasa é membro votante.

Em Búzios, nas praias que têm supervisão das equipes de Guarda-vidas, é realizado diariamente um trabalho de educação e prevenção de afogamento, com isso desde 2001, não é registrado nenhum óbito no município.