Candidato à presidência do Chile contrai covid-19 a três semanas das eleições

Santiago (Chile), 3 nov (EFE).- O deputado chileno e candidato presidencial do bloco de esquerda Aprovo Dignidade, Gabriel Boric, testou positivo para covid-19 nesta quarta-feira, a três semanas das eleições do dia 21 de novembro.

“Recebi recentemente o teste de PCR com um resultado positivo e estamos em contato com a equipe da Seremi (Secretaria Regional Ministerial da Saúde) para a rastreabilidade”, disse Boric no Twitter.

O ex-líder estudantil, que aparece como favorito na maioria das pesquisas de intenção de voto, começou a apresentar febre e tosse na terça-feira e foi submetido a um exame nesta manhã.

Na segunda e na terça-feira, antes de participar de dois debates com os outros candidatos, o candidato foi submetido a testes de antígeno, que resultaram negativos.

“Vamos nos cuidar e garantir que ninguém perca a vacinação. Já nos conectaremos para conversar sobre as mudanças que promoveremos juntos e, uma vez cumpridos os protocolos, estarei novamente nas ruas com vocês”, acrescentou na mesma mensagem, na qual também pediu aos seus contatos próximos que “sigam os protocolos indicados”.

De acordo com o protocolo sanitário, Boric deve cumprir uma quarentena de dez dias, enquanto os seus contatos próximos serão confinados durante sete dias se estiverem totalmente vacinados ou dez se não estiverem.

Os candidatos Yasna Provoste (centro-esquerda), Sebastián Sichel (direita moderada governista), Marco Henríquez Ominami (progressista) e José Antonio Kast (extrema direita) suspenderam os seus atos de campanha e foram preventivamente confinados antes do resultado do PCR de Boric ser conhecido.

Os três primeiros foram testados nesta quarta-feira com resultados negativos, mas terão de permanecer confinados até a decisão da autoridade sanitária sobre se são ou não considerados contatos próximos.

O contágio do candidato, que estava agendado para receber a terceira dose de uma vacina contra a covid-19 nesta semana, ocorre em meio a uma leve retomada da pandemia no Chile, após meses sob controle.

Caso nenhum dos candidatos receba mais da metade dos votos nas eleições de 21 de novembro, haverá um segundo turno no dia 19 de dezembro. EFE