CCBB RJ apresenta mostra Steven Spielberg - cinema é a maior diversão!

A maior retrospectiva já realizada no Brasil de um dos grandes mestres do cinema contemporâneo, autor de obras que marcaram diversas gerações 31 longas-metragens, curso, debate, catálogo e Maratona Indiana Jones

Provavelmente não existe uma pessoa que tenha acesso ao cinema ou à televisão que não tenha visto, pelo menos, um filme de Steven Spielberg. Dono de uma filmografia impressionante, o cineasta americano assinou como diretor e produtor inúmeros sucessos que marcaram gerações, conquistaram público e crítica. Spielberg fez as pessoas ficarem com medo de entrar no mar, terem simpatia e chorarem por um extraterrestre, seguirem a saga de um arqueólogo aventureiro, ficarem fascinadas com a volta dos dinossauros, se emocionarem com a história real de um homem que salvou centenas de vidas no Holocausto, entre tantas outras estórias contadas nos 31 longas-metragens que formam a mostra Spielberg. Um presente para os fãs (re)verem os filmes e, para os mais jovens, poderem assistir na tela grande muitas de suas obras primas. Com curadoria de José de Aguiar e Marina Pessanha, produção da Firula Filmes, a mostra tem patrocínio do Banco Votorantim, apoio do CineSesc SP e realização do Centro Cultural Banco do Brasil.

CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU 1977
CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU 1977

Com mais de 50 anos de carreira, Steven Spielberg é um dos diretores mais bem-sucedidos da história do cinema. Ele já recebeu nada menos do que 208 prêmios, entre eles três Oscar – Melhor Diretor e Melhor Filme por A Lista de Schindler (1994) e Melhor Diretor por O Resgate do Soldado Ryan (1999) -, além do Prêmio Memorial Irving G. Thalberg (1987), dado pela Academia aos produtores que tem uma produção constante de filmes de qualidade; Melhor Roteiro, no Festival de Cannes 1974, por Louca Escapada; o César Honorário (1995) e o Leão de Ouro pela Carreira, no Festival de Veneza 1993. O mais recente foi o Urso de Ouro Honorário, no Festival de Berlim 2023.

Indiana Jones - Os Caçadores da Arca Perdida
Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida

Além da exibição dos filmes, a mostra Spielberg oferece um curso gratuito, com os curadores Marina Pessanha e José de Aguiar, nos dias 3, 4 e 5 de maio, às 13h30. As aulas terão duração de 2 horas e os participantes receberão um diploma. As inscrições devem ser feitas através do e-mail [email protected] até o dia 3 de maio ou até as vagas serem preenchidas.

1941, US advance poster, John Belushi, 1979. © Universal Pictures/courtesy

A mostra realizará uma sessão inclusiva de E.T. O Extraterrestre (1982), com audiodescrição, legendagem descritiva e tradução para LIBRAS, no dia 13 de abril, às 16h, com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente 1h antes, somente na bilheteria do CCBB.

E, no fim de semana dos dias 22 e 23 de abril, a mostra dará um presente a mais para os fãs de Indiana Jones: uma “maratona” com exibiçõesde quatro filmes da franquia e presença de cosplay de Indy.

A lista de Schindler
A lista de Schindler

Haverá também um debate, no dia 26 de abril, às 19h, com os críticos Fábio Andrade e Pedro Butcher e mediação do curador José de Aguiar. O evento terá tradução para LIBRAS e entrada franca.Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente 1h antes do evento, somente na bilheteria do CCBB.

O público terá acesso gratuito também a um catálogo feito especialmente para a mostra, com textos inéditos de críticos e pesquisadores e outros textos relevantes já publicados sobre a obra do cineasta; filmografia comentada e ficha técnica de todos os filmes selecionados; e fotografias dos filmes, bastidores das filmagens e do próprio diretor.

império do sol
império do sol

Antes do Rio de Janeiro, a mostra Spielberg foi realizada no CCBB Brasília (8 de fevereiro a 5 de março), CCBB São Paulo (1 a 27 de março) e CineSesc SP (2 a 8 de março).

A Cor Purpura_
A Cor Purpura_

Os ingressos para as sessões de cinema, no CCBB Rio de Janeiro, custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão. Em todas as sessões serão reservados cinco ingressos gratuitos para a população de baixa renda (basta apresentar o CadÚnico na bilheteria).

TUBARÃO 1975
TUBARÃO 1975

Steven Spielberg

Steven Spielberg nasceu em 1946, em Ohio, nos Estados Unidos. Conhecido por sua sensibilidade em falar para o público infantil e adolescente, Spielberg aos poucos começou a intercalar em sua carreira filmes com conteúdo histórico, para o público adulto. Considerado um dos protagonistas do movimento Nova Hollywood, período de renovação técnica e estética da indústria de cinema americana nos anos 1970, Spielberg soube encantar plateias do mundo inteiro. Dirigiu vários sucessos de público e crítica e influenciou diretores do mundo inteiro.

A família de Spielberg era judia ortodoxa e ele relata que, em sua infância, sofreu bullying de seus colegas na escola. Também na infância, o diretor enfrentou a separação de seus pais, algo que foi bastante marcante em sua trajetória. Depois que se formou na escola, Spielberg mudou-se para Los Angeles com o pai e foi admitido na California State University.

Ainda como estudante, começou a estagiar na Universal Studios, onde nos primeiros anos roteirizou e dirigiu o curta “Amblin”. O filme chamou atenção do vice-presidente do estúdio, que ofereceu a Spielberg um contrato para a produção de quatro filmes para TV. A primeira produção foi Encurralado (Duel, 1971). No longa, já é possível conferir a qualidade técnica pelo qual o diretor até hoje é reconhecido. Com uma movimentação de câmera e uma montagem extremamente eficientes, Encurralado provou como o diretor consegue transformar uma simples história num filme envolvente e sufocante, que serviu como laboratório para seu filme de suspense seguinte: Tubarão (Jaws).

Lançado em 1974, Tubarão conta a história de um tubarão assassino que amedronta uma pequena cidade. Através de uma decupagem eficiente, com direito a imagens subaquáticas do ponto de vista do tubarão e trilha sonora minimalista de John Williams, seu colaborador em diversos trabalhos, o filme assustou plateias do mundo inteiro. Considerado o protótipo do blockbuster, teve um lançamento amplo no mundo inteiro e investimento alto em marketing. O longa foi um recorde de bilheteria e iniciou a grande relação de Spielberg com o público. Mas, recentemente, em uma entrevista para a rádio BBC, o cineasta lamentou o impacto que o filme teve sobre a caça predatória da espécie.

Nas décadas de 80 e 90, Spielberg se firma como um dos maiores diretores americanos. Em 1981, se junta ao produtor George Lucas e realiza Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida, um filme de aventura com Harrison Ford como estrela. O longa-metragem ainda teria três sequências e foi responsável pelo resgate dos filmes de aventura, além de, junto com Star Wars, influenciar o sistema de franquias que vigora em Hollywood até hoje.

Em 1982, realizou a emocionante ficção científica E.T. O Extraterrestre, a história de amizade entre um garoto e um alienígena, que tenta voltar para casa. O filme demonstra a grande sensibilidade do diretor em conseguir expressar o ponto de vista de uma criança e também fala sobre a tristeza do menino em lidar com a separação dos pais, tema recorrente na obra de Spielberg, inspirado em sua infância.

A partir dos anos 80, o diretor começa a investir na realização de dramas históricos, com foco no público adulto, como A Cor Púrpura (1985) e Império do Sol (1987). Este movimento culmina em A Lista de Schindler (1993), baseado na história real de Oskar Schindler, um homem que arriscou sua vida para salvar 1.100 judeus do Holocausto. O filme é um mergulho do cineasta em sua herança judaica e finalmente rendeu a aprovação da crítica, além de seus primeiros Oscar.

Em 1994, Spielberg criou seu estúdio DreamWorks, com os parceiros Jeffrey Katzenberg e David Geffen, quando concretizou os anos de atuação como produtor de diversos títulos, dirigidos ou não por ele. De 94 até hoje, quase todos seus filmes como diretor são distribuídos pela Dreamworks. O diretor segue sua carreira com a alternância de filmes de entretenimento, como Minority Report (2002) e Guerra dos Mundos (2005), com filmes históricos, para o público adulto, como O Resgate do Soldado Ryan (1998), Lincoln (2011) e The Post – A Guerra Secreta (2017).

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro representa o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. O CCBB RJ está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.  O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

PROGRAMAÇÃO CCBB RJ

Disponível também no site bb.com.br/cultura

Todos os filmes foram dirigidos por Steven Spielbeg

Dia 12/04 (quarta):

16h – Louca Escapada (The Sugarland Express)

Com Goldie Hawn, Ben Johnson, Michael Sacks, William Atherton, Gregory Walcott, Steve Kanaly, Louis Latham. EUA, 1974. 109 min. 12 anos.

Uma mulher busca reunir a sua família e ajuda o marido a escapar da prisão para que juntos possam ir até Sugarland na intenção de recuperar o filho, que foi adotado por um casal local. A fuga de ambos provoca uma caçada policial sem precedentes na história do Texas.

18h30 – Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida (Indiana Jones and Raiders of the Lost Ark)

Com Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, Ronald Lacey,John Rhys- Davies, Alfred Molina. EUA, 1981. 115 min. Livre.

O arqueólogo Indiana Jones precisa encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que contém os dez mandamentos. Como o portador do artefato se torna invencível, os nazistas também vão fazer de tudo para adquirir esse precioso objeto.

Dia 13/04 (quinta):

16h – Sessão inclusiva, entrada franca, cópia dublada em português, com LIBRAS, audiodescrição e legenda descritiva

E.T. O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial)

Com Dee Wallace-Stone, Henry Thomas, Peter Coyote, Robert MacNaughton, Drew Barrymore, K. C. Martel, Sean Frye. EUA, 1982. 115 min. Livre.

Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.

18h30 – Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom)

Com Harrison Ford, Kate Capshaw, Amrish Puri, Roshan Seth, Philip Stone, Roy Chiao, Jonathan Ke Quan. EUA, 1984. 118 min. Livre.

Indiana Jones tem como missão resgatar uma pedra roubada por um cruel feiticeiro na Índia. Ele descobre uma mina onde crianças são escravizadas e se depara com cultos de sacrifício humano nas catacumbas de um antigo palácio.

Dia 14/04 (sexta):

15h45 – Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind)

Com Richard Dreyfuss, François Truffaut, Teri Garr, Melinda Dillon, Bob Balaban, J. Patrick McNamara. EUA, 1977. 138 min. Livre.

Um grupo de pessoas tenta entrar em contato com uma inteligência alienígena. Roy Neary não apenas viu um objeto voador não identificado: ele tem uma marca de queimadura para provar. Roy se recusa a aceitar uma explicação para o que viu e está disposto a dar a sua vida para descobrir a verdade sobre OVNIs.

18h30 – Indiana Jones e A Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade)

Com Harrison Ford, Sean Connery, Denholm Elliott, Alison Doody, John Rhys-Davies, Julian Glover, River Phoenix. EUA, 1989. 127 min. Livre.

O arqueólogo Indiana Jones embarca em uma missão perigosa e cheia de aventuras para salvar seu pai, o professor Henry Jones, que foi sequestrado por nazistas e para tentar encontrar o lendário Santo Graal, cálice que Jesus teria usado na Última Ceia.

Dia 15/04 (sábado):

14h – Encurralado (Duel)

Com Dennis Weaver, Jacqueline Scott, Eddie Firestone, Lou Frizzell (Motorista do Ônibus). EUA, 1971. 90 min. 12 anos.

David Mann, um vendedor de eletrônicos, está dirigindo em uma estrada de duas pistas quando encontra um caminhão-tanque que está sendo guiado por um motorista invisível, o qual parece gostar de irritá-lo com brincadeiras perigosas. Incapaz de escapar do enorme caminhão demoníaco, David encontra-se em um perigoso jogo e, quando a perseguição aumenta a níveis mortais, ele encontra forças para derrotar seu torturador.

16h – Louca Escapada (The Sugarland Express)

Com Goldie Hawn, Ben Johnson, Michael Sacks, William Atherton, Gregory Walcott, Steve Kanaly, Louis Latham. EUA, 1974. 109 min. 12 anos.

18h30 – Tubarão (Jaws)

Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Carl Gottlieb, Susan Backlinie. EUA, 1974. 124 min. 12 anos.

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia Martin Brody quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

Dia 16/04 (domingo):

15h – Jurassic Park

Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Bob Peck, Martin Ferrero, Samuel L. Jackson. EUA, 1993. 126 min. 12 anos.

Os paleontólogos Alan Grant, Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm fazem parte de um seleto grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por dinossauros criados a partir de DNA pré-histórico. O idealizador do projeto e bilionário John Hammond garante a todos que a instalação é completamente segura. Mas após uma queda de energia, os visitantes descobrem, aos poucos, que vários predadores ferozes estão soltos e à caça.

17h30 – Jurassic Park: O Mundo Perdido (The Lost World: Jurassic Park)

Com Jeff Goldblum, Julianne Moore, Pete Postlethwaite, Arliss Howard, Richard Attenborough. EUA, 1997. 134 min. 12 anos.

John Hammond chama o teórico do caos Ian Malcolm à sua casa para dar algumas notícias aterradoras: enquanto quase tudo em Jurassic Park foi destruído, seus engenheiros parecem ter um segundo local, onde outros dinossauros estão escondidos. Aparentemente, os dinossauros na segunda ilha estão vivos e bem e até se acasalando. Hammond quer que Malcolm observe e documente as criaturas antes que mercenários cheguem até eles.

Dia 17/04 (segunda):

15h30 – Além da Eternidade (Always)

Com Richard Dreyfuss, Holly Hunter, Brad Johnson, John Goodman, Audrey Hepburn, Roberts Blossom. EUA, 1989. 122 min. Livre.

Um piloto de combate a incêndios irresponsável morre no que deveria ser sua última missão. No céu, conhece um anjo metódico que deseja que ele passe seus conhecimentos de aviação ao seu jovem sucessor.

18h – Amistad

Com Morgan Freeman, Nigel Hawthorne, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou, Matthew McConaughey. EUA, 1997. 155 min. 16 anos.

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Dia 19/04 (quarta):

15h30 – Cavalo de Guerra (War Horse)

Com Jeremy Irvine, Peter Mullan, Emily Watson, Benedict Cumberbatch, Nicolas Bro. EUA, 2011. 146 min. 12 anos.

A história da amizade entre Albert e seu cavalo Joey. Depois de ser vendido para a cavalaria inglesa durante a Primeira Guerra Mundial, o corcel emociona ambos os lados com sua bravura. Albert se alista para recuperar seu amigo e trazer Joey de volta para casa.

18h30 – Ponte dos Espiões (Bridge of Spies)

Com Mark Rylance, Domenick Lombardozzi, Victor Verhaeghe, Tom Hanks, Joshua Harto, Rebekah Brockman. EUA, 2015. 142 min. 12 anos.

Durante a Guerra Fria, a União Soviética consegue capturar o piloto norte-americano Francis Gary Powers após derrubar seu avião de espionagem, o U-2. Condenado a dez anos de prisão, a única esperança de Powers é o advogado James Donovan. Sem experiência nesta área legal, Donovan é recrutado pela CIA para defender Rudolf Abel, um espião russo condenado por espionagem pelos norte-americanos. A estratégia é trocar Abel por Francis, sem que os governos dos dois países sejam envolvidos.

Dia 20/04 (quinta):

15h30 – 1941, Uma Guerra Muito Louca (1941)

Com Dan Aykroyd, Ned Beatty, John Belushi, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Christopher Lee, Toshirô Mifune, Nancy Allen. EUA, 1979. 118 min. 12 anos.

Após o ataque japonês a Pearl Harbor, os residentes da Califórnia entram em pânico com medo de serem o próximo alvo. Entre eles estão Wild Bill Kelso, um piloto louco da Guarda Nacional; o Sargento Frank Tree, um patriota, comandante do grupo de tanques; Ward Douglas, um civil com vontade de ajudar a guerra americana a qualquer esforço e custo; e ao Major General Joseph W. Stilwell, que tenta duramente manter a sanidade no meio do caos.

18h – Prenda-me se for capaz (Catch Me If You Can)

Com Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken, Martin Sheen, Nathalie Baye. EUA, 2002. 141min. 12 anos.

Frank Abagnale Jr. já trabalhou como médico, advogado e co-piloto, tudo isso antes de completar 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty, que usa todos os meios que têm ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo, mas Frank está sempre à frente.

Dia 21/04 (sexta):

15h – As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin)

Com Jamie Bell, Simon Pegg, Andy Serkis, Nick Frost, Mackenzie Crook, Daniel Craig, Toby Jones, Gad Elmaleh. EUA, 2011. 107 min. Livre. DUBLADO.

Sinopse: A aventura começa assim que Tintim compra a miniatura de um barco. Sem saber o segredo do objeto, ele e seu cachorro são sequestrados. Presos em um barco, conseguem escapar junto com o capitão e, aos poucos, vão decifrando todos os mistérios

17h30 – Hook – A Volta do Capitão Gancho (Hook)

Com Dustin Hoffman, Robin Williams, Julia Roberts, Bob Hoskins, Maggie Smith, Caroline Goodall. EUA, 1991. 142 min. Livre. DUBLADO.

Peter Banning tem quarenta anos e antigamente era atendida pela alcunha de Peter Pan. Envolvido com o trabalho, ele deixou de dar atenção à família, algo que muda drasticamente quando o Capitão Gancho sequestra seus filhos e embarca rumo à Terra do Nunca. Motivado pelo resgate, Peter terá de novamente sentir o gosto da aventura.

Dia 22/04 (sábado):

16h –Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida (Indiana Jones and Raiders of the Lost Ark)

Com Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, Ronald Lacey,John Rhys- Davies, Alfred Molina. EUA, 1981. 115 min. Livre.

18h30 – Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom)

Com Harrison Ford, Kate Capshaw, Amrish Puri, Roshan Seth, Philip Stone, Roy Chiao, Jonathan Ke Quan. EUA, 1984. 118 min. Livre.

Dia 23/04 (domingo):

15h – Indiana Jones e A Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade)

Com Harrison Ford, Sean Connery, Denholm Elliott, Alison Doody, John Rhys-Davies, Julian Glover, River Phoenix. EUA, 1989. 127 min. Livre.

17h30 – Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull)

Com Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, Shia LaBeouf, John Hurt. EUA, 2008. 122 min. Livre.

Durante a Guerra Fria, Indiana Jones e o jovem Mutt buscam a Caveira de Cristal, um objeto místico de grande valor, mas logo percebem que não estão sozinhos. Soviéticos liderados pela cruel Irina Spalko também querem o objeto para tentar dominar o mundo através dele.

Dia 24/04 (segunda):

16h – O Terminal (The Terminal)

Com Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Stanley Tucci, Chi McBride, Diego Luna. EUA, 2004. 128 min. Livre.

Viktor Navorski é um cidadão da Europa Oriental que viaja rumo a Nova York justamente quando seu país sofre um golpe de estado, o que faz com que seu passaporte seja invalidado. Ao chegar no aeroporto, Viktor não consegue entrar nos Estados Unidos. Sem poder retornar à sua terra natal, já que as fronteiras foram fechadas, ele passa dias no aeroporto. Com a situação que se arrasta por meses, Viktor descobre o complexo mundo do terminal onde está preso e se apaixona por uma comissária de bordo.

18h – Jogador Nº1 (Ready Player One)

Com Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, Lena Waithe, T.J. Miller, Simon Pegg, Mark Rylance , Philip Zhao. EUA, 2018. 140 min. Livre

Em 2045, Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. James Halliday, o excêntrico criador do jogo, morre e deixa sua fortuna inestimável para a primeira pessoa que descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico que ele arquitetou. Para vencer, Watts precisa abandonar a existência virtual e experimentar o amor e a realidade.

Dia 26/04 (quarta):

16h – Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind)

Com Richard Dreyfuss, François Truffaut, Teri Garr, Melinda Dillon, Bob Balaban, J. Patrick McNamara. EUA, 1977. 138 min. Livre.

19h – Debate – com os críticos e pesquisadores Fábio Andrade e Pedro Butcher. Mediação do curador José de Aguiar. Tradução para LIBRAS. Entrada franca. 

Dia 27/04 (quinta):

15h – A Cor Púrpura (The Color Purple)

Com Danny Glover, Whoopi Goldberg, Margaret Avery, Oprah Winfrey, Willard E. Pugh, Akosua Busia, Desreta Jackson. EUA, 1985. 155 min. 12 anos.

Este conto épico abrange 40 anos na vida de Celie, uma mulher afro-americana que mora no Sul e que sobreviveu ao abuso e intolerância de seu pai. Depois que seu pai a casa com o degradante Sr. Albert Johnson, as coisas vão de mal a pior. Celie procura encontrar companhia em qualquer lugar que puder. Perseverante, ela mantém o sonho de um dia reencontrar sua irmã na África.

18h – Império do Sol (Empire of the Sun)

Com Christian Bale, John Malkovich, Miranda Richardson, Nigel Havers, Joe Pantoliano, Masatô Ibu, Emily Richard, Rupert Frazer. EUA, 1987. 153 min. 12 anos.

O menino inglês Jamie Graham mora na China quando os japoneses invadem e enviam todos os estrangeiros para campos de concentração. Jamie é capturado com um soldado americano chamado Basie, que cuida dele no campo. Embora esteja separado dos pais e em um ambiente hostil, Jamie mantém a dignidade e o otimismo, dando esperança a outros prisioneiros.

Dia 28/04 (sexta):

15h – O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)

Com Tom Hanks, Tom Sizemore, Edward Bums, Barry Pepper, Adam Goldberg, Vin Diesel Matt Damon, Ted Danson. EUA, 1998. 169 min. 16 anos.

Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa

18h30 – Prenda-me se for capaz (Catch Me If You Can)

Com Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken, Martin Sheen, Nathalie Baye. EUA, 2002. 141min. 12 anos. 

Dia 29/04 (sábado):

15h30 –E.T. O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial)

Com Dee Wallace-Stone, Henry Thomas, Peter Coyote, Robert MacNaughton, Drew Barrymore, K. C. Martel, Sean Frye. EUA, 1982. 115 min. Livre.

18h – Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind)

Com Richard Dreyfuss, François Truffaut, Teri Garr, Melinda Dillon, Bob Balaban, J. Patrick McNamara. EUA, 1977. 138 min. Livre.

Dia 30/04 (domingo):

15h – Guerra dos Mundos (War of the Worlds)

Com Tom CruiseDakota FanningJustin Chatwin. EUA, 2005. 116 min. 16 anos.

Ray Ferrier é um estivador divorciado, afastado de seus filhos, que vivem com a mãe. Quando sua ex-esposa deixa as crianças para ele cuidar durante alguns dias, o planeta é atacado por alienígenas que surgem do chão conduzindo tripods e destruindo tudo que encontram pelo caminho. Ray tenta proteger os seus filhos e fugir para Boston para se juntar à sua ex-esposa. Durante o trajeto, enfrenta várias adversidades e ataques.

17h25 – A.I. Inteligência Artificial (A.I. Artificial Intelligence) 

Com Haley Joel Osment, Francis O’Connor, Sam Robards, Jake Thomas, Jude Law, William Hurt. EUA, 2001. 146 min. 12 anos.

O primeiro menino-robô programado para amar, David, é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua esposa. Apesar de aos poucos ele ir se tornando o filho do casal, uma série de circunstâncias inesperadas dificultam a vida de David. Sem a total aceitação dos humanos ou das máquinas, o menino-robô embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro mundo.

Dia 01/05 (segunda):

15h- Hook – A Volta do Capitão Gancho (Hook)

Com Dustin Hoffman, Robin Williams, Julia Roberts, Bob Hoskins, Maggie Smith, Caroline Goodall. EUA, 1991. 142 min. Livre. DUBLADO.

18h – Minority Report: A Nova Lei  (Minority Report)

Com Tom Cruise, Colin Farrell, Samantha Morton, Max von Sydow, Kathryn Morris (Lara Clarke. EUA, 2002. 145 min. 16 anos.

No ano de 2054, há um sistema que permite que crimes sejam previstos com precisão, o que faz com que a taxa de assassinatos caia para zero. O problema começa a acontecer quando o detetive John Anderton, um dos principais agentes no combate ao crime, descobre que foi previsto um assassinato que ele mesmo irá cometer, colocando em dúvida sua reputação ou a confiabilidade do sistema.

Dia 03/05 (terça):

13h30 – Aula 1 – Curso com os curadores Marina Pessanha e José de Aguiar. Duração da aula: 2h. Grátis. Inscrições: [email protected] 

16h – Encurralado (Duel)

Com Dennis Weaver, Jacqueline Scott, Eddie Firestone, Lou Frizzell (Motorista do Ônibus). EUA, 1971. 90 min. 12 anos.

18h – Tubarão (Jaws)

Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Carl Gottlieb, Susan Backlinie. EUA, 1974. 124 min. 12 anos.

Dia 04/05 (quinta):

13h30 – Aula 2 – Curso com os curadores Marina Pessanha e José de Aguiar. Duração da aula: 2h. Grátis. Inscrições: [email protected] 

16h – Jurassic Park

Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Bob Peck, Martin Ferrero, Samuel L. Jackson. EUA, 1993. 126 min. 12 anos.

18h30 – A.I. Inteligência Artificial (A.I. Artificial Intelligence) 

Com Haley Joel Osment, Francis O’Connor, Sam Robards, Jake Thomas, Jude Law, William Hurt. EUA, 2001. 146 min. 12 anos.

Dia 05/05 (sexta):

13h30 – Aula 3 – Curso com os curadores Marina Pessanha e José de Aguiar. Duração da aula: 2h. Grátis. Inscrições: [email protected] 

16h – Munique (Munich)

Com Eric Bana, Daniel Craig, Ciaran Hinds, Mathieu Kassovitz, Hanns Zischler. EUA, 2005. 164 min. 16 anos.

O governo israelense envia uma missão secreta de retaliação para matar onze pessoas ao redor do mundo depois que terroristas palestinos assassinaram onze atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique, em 1972.

19h – Guerra dos Mundos (War of the Worlds)

Com Tom CruiseDakota FanningJustin Chatwin. EUA, 2005. 116 min. 16 anos

Dia 06/05 (sábado):

14h30 – Lincoln

Com Daniel Day-Lewism, Sally Field, David Strathairn, Joseph Gordon-Levitt, James Tommy Lee Jones. EUA, 2012. 150 min. 12 anos.

Ao mesmo tempo em que se ocorria a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte, o presidente Abraham Lincoln, tinha de tratar de uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

15h30 – A Lista de Schindler (Schindler’s List)

Com Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagall, Embeth Davidtz. EUA, 1993. 195 min. 16 anos.

O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

Dia 07/05 (domingo):

14h30 – The Post – A Guerra Secreta (The Post)

Com Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Bradley Whitford, Bruce Greenwood. EUA, 2017. 116 min.12 anos.

Em 1971, os editores Katharine Graham e Ben Bradlee do Washington Post arriscam suas carreiras e liberdade para expor segredos governamentais que abrangem três décadas e quatro presidentes dos Estados Unidos.

17h – O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)

Com Tom Hanks, Tom Sizemore, Edward Bums, Barry Pepper, Adam Goldberg, Vin Diesel Matt Damon, Ted Danson. EUA, 1998. 169 min. 16 anos.

Dia 08/05 (segunda):

14h45 –Minority Report: A Nova Lei  (Minority Report)

Com Tom Cruise, Colin Farrell, Samantha Morton, Max von Sydow, Kathryn Morris (Lara Clarke. EUA, 2002. 145 min. 16 anos.

18h – Munique (Munich)

Com Eric Bana, Daniel Craig, Ciaran Hinds, Mathieu Kassovitz, Hanns Zischler. EUA, 2005. 164 min. 16 anos.

Spielberg

Patrocínio: Banco Votorantim

Curadoria: José de Aguiar e Marina Pessanha

Produção: Firula Filmes

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

www.bb.com.br/cultura

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

De de 12 de abril a 8 de maio de 2023, quarta a segunda (fecha terça)

Rua Primeiro de Março 66, Centro

Contato: tel (21) 3808-2020 | [email protected]

Sala de Cinema 1 (102 lugares, sendo 4 para cadeirantes) 

Ingressos: R$ 10 | R$ 5 (meia) – disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura

Para debate e sessão acessível, ingressos disponibilizados gratuitamente 1h antes do evento, somente na bilheteria física do CCBB.

Siga o CCBB nas redes sociais:

www.twitter.com/ccbb_rj | www.facebook.com.br/ccbb.rj | www.instagram.com/ccbbrj