Chef de Cozinha investe em gastronomia afetiva para eternizar momentos após avó ser diagnosticada com Alzheimer

Sabe aquela receita de família que marca uma geração inteira? Dos quitutes preparados pelas avós, até os encontros que reúnem primos, irmãos e tios, a realidade é que para muitos, a relação com a comida se torna uma questão de afeto.

Sabe aquela receita de família que marca uma geração inteira? Dos quitutes preparados pelas avós, até os encontros que reúnem primos, irmãos e tios, a realidade é que para muitos, a relação com a comida se torna uma questão de afeto. E este tipo de gastronomia tem conquistado verdadeiros apaixonados por todo o mundo, como a Chef de Cozinha, Raquel Vidal, que desenvolveu a Uíque Experiência, uma empresa focada em oferecer ao cliente, verdadeiras imersões no que a culinária com amor pode proporcionar. 

“Nasci em Bom Despacho em Minas Gerais e por lá tive contato com a cozinha desde criança, sempre ao lado de minha avó Conceição e da minha tia avó Zezé, que eram cozinheiras de ofício. Receitas como pasteizinhos portugueses, as panquecas de frango, o rocambole de carne e os pãezinhos de maçã, eram conhecidos por todos, tanto no interior quanto na capital. Eu, estava sempre junto da terceira tia, a Rosária, nas compras, ajudando a preparar as embalagens ou na beira do tacho e do lado das panelas e sempre ouvindo as histórias que as três irmãs tinham para contar”, relembra Raquel. 

Com o passar dos anos, as receitas foram ficando para trás e as visitas memoráveis ficaram apenas na lembrança. Foi quando há 4 anos, quando Raquel tinha seus 30 anos, que decidiu resgatar essa tradição, para proporcionar novas experiências a avó, que recebeu o diagnóstico de Alzheimer e não lembrava daquilo que um dia fora sua paixão. Atualmente a Chef cozinha para a matriarca da família, que ama Romeu e Julieta e Bolo de Fubá com Goiabada.

Chef de Cozinha, Raquel Vidal  e sua avó, Dona Zezé
Chef de Cozinha, Raquel Vidal e sua avó, Dona Zezé

Depois de cursos de cozinha no Senac RJ, Le Cordon Bleu em Londres, Gourmandish School e Chef Erick’s Culinary em Los Angeles, além de uma passagem pelo Instituto Italiano de Cultura e certificada pela Basque Culinary Center, a melhor Universidade de Gastronomia do Mundo, a empreendedora decidiu investir em um novo projeto. 

“A pandemia me inspirou! Como os restaurantes estavam fechados e só era possível a venda por delivery, resolvi criar uma sobremesa que levasse um pouco de afeto para as pessoas, em um momento tão difícil. Daí surgiu a minha releitura de Romeu e Julieta, vendido em potes. O sucessso foi tamanho que tive que pedir auxílio para fazer as encomendas e de carro e passei a percorrer todo o Rio com as entregas. Essa foi a minha porta de entrada para o mundo da Comida Afetiva, aquela que norteou a minha vida atráves da minha avó”, detalha a Chef. 

A Uíque Experiência, procura oferecer aosclientes, o melhor do mundo gastronômico, buscando sempre apoiar os produtores locais, as melhores técnicas e preza pelo conceito da comfort food, da comida que abraça. Entre as delícias oferecidas estão bolos de laranja, cenoura e Brownie, além de crumble de nozes, geleia artesanal de morango e iogurte natural, em um Café na Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 na Barra da Tijuca ou através de encomendas Pelo telefone (37) 9993-1268