Racismo Ambiental

Chuvas no Rio de Janeiro: 30 mil moradores são afetados

Fortes chuvas provocam alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores

Comunidade atingidas pelas chuvas em Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro. Créditos: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Comunidade atingidas pelas chuvas em Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro. Créditos: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Cerca de 30 mil moradores da comunidade de Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram afetados e tiveram suas casas destruídas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade entre a noite deste sábado (13) e madrugada de domingo (14).

O que você precisa saber:

  • Fortes chuvas atingiram o Rio de Janeiro entre a noite deste sábado (13) e madrugada de domingo (14).
  • A Zona Norte foi a região mais atingida.
  • Cerca de 30 mil moradores da comunidade de Acari foram afetados e tiveram suas casas destruídas.
  • Nove pessoas morreram e uma está desaparecida.
  • A prefeitura do Rio declarou situação de emergência.
  • O governo federal anunciou que vai dar todo o apoio necessário para a cidade.

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro entre a noite deste sábado (13) e madrugada de domingo (14) provocaram diversos transtornos na cidade. Na comunidade de Acari, na Zona Norte, cerca de 30 mil moradores foram afetados e tiveram suas casas destruídas.

Segundo o jornal Voz das Comunidades, dedicado à cobertura nas favelas do Rio e que está no local, as equipes da prefeitura, da Comlurb e da Defesa Civil estão agindo no local para retirar entulhos e realizar a limpeza necessária.

A secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio, Tainá de Paula, também está na região e afirmou que a prioridade é atender as famílias afetadas. “Estamos trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores”, disse.

Segundo a prefeitura, houve registro recorde de chuva em Anchieta, onde em 24 horas choveu 259,2 milímetros.

Por volta das 2h40, o Centro de Operações Rio decretou que a cidade entrou no estágio 4 de alerta, o segundo mais alto na escala de riscos.

As chuvas provocaram enchentes, alagamentos, quedas de árvore e deslizamentos em algumas comunidades. Na favela da Formiga, na Tijuca, também Zona Norte do Rio, uma casa desabou.

A Zona Norte foi a região mais atingida. Até o momento, foram confirmadas 11 mortes, sendo três na região, e uma pessoa segue desaparecida.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) declarou situação de emergência na cidade e afirmou que está em contato com o governador Cláudio Castro (PL), que disponibilizou estrutura do governo do Estado.

A previsão é de mais chuvas neste domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta de estágio 4 emitido pelo COR também continua ativo.

Ajuda do Governo Federal

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou que vai dar todo o apoio necessário para a cidade do Rio de Janeiro. “Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, afirmou o ministro Waldez Góes.