Cidades brasileiras atingidas por desastres naturais receberão R$1,2 milhão

A Defesa Civil Nacional vai repassar um milhão e duzentos mil reais a três cidades brasileiras atingidas por desastres naturais.

No Pará, o recurso irá para os municípios de Nova Ipixuna, que registrou chuvas intensas, e Terra Santa, vítima de inundações. O dinheiro será usado para a compra de kits de alimentação, higiene e limpeza, além de colchões.

Já no Rio de Janeiro, a cidade de Porciúncula terá acesso a quase 31 mil reais para reconstrução de uma ponte danificada por chuvas intensas.

Estados e municípios de todo o País podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento regional, o MDR, para ações de resposta a desastres naturais e de recuperação de infraestrutura pública danificada. O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como deve ser feito o pedido.

“Os municípios de todo o Brasil podem acessar recursos para resposta aos desastres. É importante que o prefeito ou o governador decrete situação de emergência, encaminhe a documentação via S2ID para que possamos apoiar com nossos recursos.”

O S2iD é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br. 

Com o repasse para as cidades paraenses, a região Norte do país já recebeu quase quarenta e cinco milhões de reais da Defesa Civil Nacional em 2021. Desse total, foram mais de 21 milhões de reais para o Amazonas, quinze milhões para o Acre e mais de oito milhões para o Pará. 

Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.