Clínica da família em Realengo é reinaugurada

A Secretaria Municipal de Saúde reinaugurou, neste domingo (11/6), a Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, em Realengo, na Zona Oeste da cidade. A unidade, que passou por extensa reforma após ser atingida por um incêndio em março de 2022, permaneceu funcionando e atendendo a população durante todo o período da obra.

A Secretaria Municipal de Saúde reinaugurou, neste domingo (11/6), a Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, em Realengo, na Zona Oeste da cidade. A unidade, que passou por extensa reforma após ser atingida por um incêndio em março de 2022, permaneceu funcionando e atendendo a população durante todo o período da obra. A clínica tem mais de 19 mil usuários cadastrados e realiza, em média, 840 atendimentos por dia. A clínica conta com oito equipes de saúde da família, duas equipes de saúde bucal e uma equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), além do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade e de Enfermagem de Família e Comunidade.

Toda a parte afetada pelo incêndio foi reconstruída. Foi realizada a recomposição da estrutura; pintura geral da unidade; aquisição de mobiliários e equipamentos; troca de longarinas e computadores; reativação das salas de raio-x e ultrassonografia; conserto do castelo d’água; melhoria da iluminação e climatização de todos os espaços de atendimento ao usuário; reparo das cadeiras odontológicas; troca de toda a marcenaria da unidade, entre outras melhorias. No local, os pacientes têm atendimento clínico e odontológico, tratamento para hipertensão, diabetes, pré-natal, exames de análises clínicas e laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação e outros serviços. Também é possível retirar gratuitamente medicamentos de uma grade de itens da Atenção Primária.

– Temos muita coisa pra entregar na Saúde. Hoje estamos entregando essa clínica, mas tem muitas sendo finalizadas para completar as entregas na Atenção Primária.  Tem muita entrega nos hospitais também. Aqui em Realengo, estamos acabando a obra do Albert Schweitzer – ressaltou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga está localizada na Avenida de Santa Cruz, 665, em Realengo, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O atual governo vem trabalhando intensamente desde 2021 para a recuperação da rede. Todas as unidades – clínicas da família, centros municipais de saúde, CAPS, hospitais, UPAs – estão passando por melhorias, sem interromper o atendimento à população. Até o momento, 198 já foram reformadas e outras 88 serão até o fim da gestão. As unidades também estão recebendo novo mobiliário e equipamentos..

No local, os pacientes têm atendimento clínico e odontológico – Divulgação
No local, os pacientes têm atendimento clínico e odontológico – Divulgação

Foram contratados 3.600 profissionais para Atenção Primária, o que possibilitou a ampliação da cobertura de 39,6% em dezembro de 2020 para 57,07% em maio de 2023. Conforme o plano estratégico, a meta é chegar a 70% de cobertura de Saúde da Família novamente. Atualmente, são 1.289 equipes da ESF, 208 a mais do que em dezembro de 2020. Somente de médicos para as clínicas da família foram 613 contratados e há processos seletivos em curso para o preenchimento de outras 120 vagas.

Atendimento para os bichinhos

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) esteve presente na reinauguração da Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, oferecendo microchipagem para registro geral de animais e vacinação antirrábica gratuitamente, além de animais das unidades de atendimento veterinário do Instituto para adoção.

A viatura do IVISA-Rio está no território da unidade de saúde, das 8h às 16h, aplicando a identificação por chip e a vacina contra a raiva em cães e gatos. O dispositivo implantado nos animais é do tamanho de um grão de arroz e atende aos padrões internacionais ISO 11784 e ISO 11785.